Abelhas assassinas em busca de mais algum sangue no contrarrelógio de Rocamadour!
Disputa-se hoje a 20ª etapa do Tour de France, naquela que será a penúltima tirada da prova e que irá anteceder a chegada a Paris!
Hoje, os ciclistas encontram um contrarrelógio individual de 40.7 km, que irá partir de Lacapelle-Marival e terminar em Rocamadour. Apesar do perfil ser maioritariamente plano, haverá algum terreno em subida, especialmente perto do final, com uma ascensão de 1.5 km a 7.8% já bem perto do risco de meta.

Os Favoritos
Esta será a última oportunidade para se fazerem diferenças de tempo na classificação geral. Será um contrarrelógio longo, com dificuldades perto do final, onde se verá quem tem ainda alguma frescura física depois de três semanas rápidas e duras!
O grande atrativo do dia será mesmo a luta pela vitória na etapa, uma vez que, em termos de batalha pela geral, já temos tudo muito claro. Os quatro primeiros (Vingegaard, Pogacar, Thomas, e Gaudu) têm a sua posição bem definida e apenas um azar irá alterar alguma coisa no topo da tabela. Depois, haverá luta pelo quinto posto, com Quintana à frente de Meintjes por apenas 8 segundos e de Vlasov por 35 segundos, com o russo a ter sérias hipóteses de subir dois lugares. Bardet deverá manter o 8º posto, enquanto no 9º haverá luta, com Lutsenko à frente de Adam Yates por apenas 8 segundos. O 11º, Valentin Madouas, está já a cerca de 13 minutos do top 10.
Para a luta pela etapa, surgem como grandes favoritos os dois suspeitos do costume: o “pau-para-toda-a-obra” Wout van Aert e o campeão do mundo da especialidade, Filippo Ganna.
Nesta análise, vamos dar favoritismo ao camisola verde, que apresentou uma forma de sonho ao longo destas três semanas, chegando a ter um papel determinante na última etapa de montanha. O King Kong de Herentals esmagou tudo e todos na classificação dos pontos, deu cartas na montanha, venceu duas etapas, e deverá ser o principal candidato a super-combativo do Tour. Uma vez que não é claro o nível de forma de Ganna nesta fase, e perante um perfil bem exigente neste contrarrelógio, acreditamos de Van Aert poderá mais uma vez provar o seu estatuto como ciclista mais completo da atualidade, arrecadando mais uma etapa para a Jumbo.
Note-se que a formação holandesa já tem no bolso as camisolas amarela, verde, e às bolinhas, além de cinco etapas ganhas! Serão as abelhas assassinas capazes de levar ainda mais uma ou, quem sabe, duas etapas nesta edição de sonho da “Grande Boucle”?
De seguida, vamos apontar para os três mais da geral, começando pelo ocupante do último lugar do pódio, Geraint Thomas. O galês mostrou um nível muito forte nesta última semana de Tour, provando que é o melhor a seguir aos dois extraterrestres que dominaram a prova. O antigo campeão do Tour terá nesta jornada um perfil bem ao seu gosto, onde pode colocar em prática os seus dotes de rolador, para depois fazer a diferença nas subidas finais.
Entre os melhores deverão estar também Jonas Vingegaard e Tadej Pogacar. Na forma atual, e com os níveis de confiança certamente nos píncaros, o camisola amarela pode mesmo ameaçar a luta pela etapa. Já o esloveno irá rodar “full-gas”, tentando explorar algum azar de Vingegaard, mas em condições normais será difícil ameaçar a etapa ou sequer ganhar tempo ao dinamarquês.
De seguida, refiram-se alguns dos bons contrarrelogistas presentes neste Tour, como Stefan Küng, Stefan Bissegger, ou Mattia Cattaneo. Esperam-se também boas prestações de corredores versáteis como Brandon McNulty, Bauke Mollema, Daniel Martinez, Bob Jungels, ou Alberto Bettiol.
A forma dos ciclistas é sempre uma incógnita nesta fase das grandes voltas, pelo que poderá haver um equilíbrio de forças entre especialistas, como Mikkel Bjerg, Yves Lampaert, e o próprio Nelson Oliveira, e corredores em boa forma, que rolem bem, e que se adaptem de forma eficiente a terrenos ondulados, como Christophe Laporte, Alexey Lutsenko, Dylan van Baarle, Aleksandr Vlasov, ou Jan Tratnik.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Wout van Aert
⭐⭐⭐⭐ Filippo Ganna e Geraint Thomas
⭐⭐⭐ Jonas Vingegaard, Tadej Pogacar e Stefan Küng
⭐⭐ Stefan Bissegger, Mattia Cattaneo, Brandon McNulty e Bauke Mollema
⭐ Daniel Martinez, Bob Jungels, Alberto Bettiol, Mikkel Bjerg, Yves Lampaert, Nelson Oliveira, Christophe Laporte, Alexey Lutsenko, Dylan van Baarle, Aleksandr Vlasov e Jan Tratnik
Presença Portuguesa
Nelson Oliveira (Movistar), com o dorsal #66, é o único português ainda em prova.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa em direto na Eurosport 1, a partir das 12h00, e na RTP2, a partir das 14h45!
