Christophe Laporte dá a primeira vitória à França nesta edição do Tour de France!

O francês Christophe Laporte (Jumbo – Visma) venceu a décima nona etapa do Tour de France, uma ligação de 188.3km entre Castelnau-Magnoac e Cahors, após protagonizar um grande ataque a 600 metros da meta. O belga Jasper Philipsen (Alpecin – Fenix) e o italiano Alberto Dainese (Team DSM) completaram o pódio da etapa.

A 19ª etapa da Volta à França começou com diversas tentativas de ataque com Quinn Simmons (Trek – Segafredo), Matej Mohoric (Bahrain Victorious), Taco Van der Hoorn (Intermaché – Wanty – Gobert), Mikkel Honore (Quick-Step Alpha Vinyl Team) e Nils Politt (Bora – Hansgrohe) a formarem a fuga do dia. A 175km do fim, a fuga do dia tinha 50s de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Lotto Soudal, pela Team BikeExchange – Jayco e pela Alpecin – Fenix.

A 155km do fim, a corrida foi neutralizada por causa de protestantes na estrada mas em menos de 5 minutos a corrida continuou. 5km depois, no único sprint intermédio do dia, Simmons foi o mais forte. A 125km do fim, a vantagem da fuga era de apenas 10s e Honore atacou e o dinamarquês foi seguido por Mohoric, Van der Hoorn e Simmons. Politt decidiu tirar pé e foi alcançado pelo pelotão. 6km depois, Cyril Barthe (B&B Hotels-KTM) saiu do pelotão e tentava chegar ao grupo da frente. A 116km do fim, Barthe foi alcançado pelo pelotão. A fuga do dia tinha 1:00 de vantagem sobre o pelotão.

A 53km do fim, na primeira contagem do dia, Simmons atacou e Mohoric foi o único que o seguiu. O esloveno foi o primeiro a passar no alto da primeira contagem do dia. 6km depois, Simmons atacou e ficou isolado na frente da corrida. A 45km do fim, um corte aconteceu no pelotão e Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl Team) ficou cortado. Uns metros depois, Mohoric, Van der Hoorn e Honore foram alcançados pelo pelotão.

A 42km do fim, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) teve um problema mecânico e foi obrigado a trocar de bicicleta. 2km depois, o esloveno conseguiu reentrar no pelotão. 4km depois, na segunda contagem do dia, Simmons foi o primeiro a passar no alto com 10s de vantagem sobre o pelotão. A 34km do fim, Simmons foi alcançado pelo pelotão. 1km depois, Alexis Gougeard (B&B Hotels-KTM) saiu do pelotão e ficou isolado na frente da corrida. Uns metros depois, Pogacar saiu do pelotão mas Wout Van Aert (Jumbo – Visma) não deixou o esloveno sair do pelotão.

A 32km do fim, vários ataques aconteceram no pelotão e Fred Wright (Bahrain Victorious) e Jasper Stuyven (Trek – Segafredo) conseguiram sair do pelotão. 1km depois, os dois juntaram-se a Gougeard na frente da corrida. A 20km do fim, os três da frente tinham 30s de vantagem sobre o pelotão. 8km depois, o trio da frente tinha 25s de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Alpecin-Fenix e pela Team BikeExchange – Jayco.

A 5km da meta, os três da frente tinham 10s de vantagem sobre o pelotão que era comandado por Van Aert. 3,5km depois, o trio da frente tinham apenas 5s de vantagem sobre o pelotão e Laporte saiu do pelotão e juntou-se aos três da frente. A 1km da meta, Wright acelerou mas Stuyven fechou o espaço com Laporte na roda. Gougeard não teve capacidade para seguir Wright. 400 metros depois, Laporte atacou e ficou isolado na frente da corrida. O francês conseguiu aguentar o forte ritmo do pelotão para vencer pela primeira vez no Tour de France. Philipsen foi o mais forte, no pelotão, e foi segundo e Dainese terceiro.

O português Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 74º a 2:24.

Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma) manteve a liderança da classificação geral e da classificação da montanha. Pogacar manteve a liderança da juventude e Van Aert manteve a liderança da classificação por pontos.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock