Cowboy dispara para a vitória! Ruben Guerreiro conquista o Mont Ventoux Challenge!

O português Ruben Guerreiro (EF Education – EasyPost) venceu esta tarde a quarta edição do Mont Ventoux Dénivelé Challenge, uma clássica de 154km com partida em Vaison-la-Romaine e chegada no Mont Ventoux, após duas subidas à mítica montanha, naquela que foi a sua primeira vitória desde o Giro 2020! O Cowboy de Pegões triunfou isolado, com o colombiano Esteban Chaves a dar a dobradinha à EF Education – EasyPost, chegando 53s, enquanto o pódio ficou completo com o australiano Michael Storer (Groupama – FDJ), a 1:28!

O Mont Ventoux Denivele Challenge começou a um bom ritmo, com a fuga do dia a formar-se logo nos primeiros metros, incluindo Alexandr Riabushenko (Astana Qazaqstan Team), Lilian Calmejane (AG2R Citroen Team), Alan Jousseaume (TotalEnergies), Victor Koretzky (B&B Hotels – KTM) e Nicolas Debeaumarché (St. Michel – Auber93). O pelotão deixou o grupo ganhar mais de 3:00 de vantagem, mas as equipas com principais interesses no dia controlaram a vantagem para lutarem no final pela vitória.

Os escapados entraram na subida final ao Mont Ventoux já com apenas 1:00 de vantagem, e foi Riabushenko a isolar-se, tendo ainda recebido, inicialmente, a companhia de Jousseaume. O bielorrusso foi quem mais resistiu, mas acabou por sucumbir também a um forte ritmo da EF Education – EasyPost, que já preparava as suas mexidas no pelotão.

O momento decisivo da jornada aconteceu a mais de 10km do fim, e numa altura em que a emissão do l’Equipe estava num prolongado intervalo, Ruben Guerreiro destacou-se, alcançou Riabushenko e isolou-se rapidamente na frente! O grupo perseguidor partiu-se, com Michael Storer a tentar alcançar o português, passando rapidamente pelo cazaque, levando na sua roda Esteban Chaves, mas também Cristian Rodriguez (TotalEnergies), que rapidamente acabou por colocar o seu ritmo para não rebentar.

O português seguia com 15s de vantagem a 10km do fim, mas essa diferença foi sempre crescendo durante a subida, chegando aos 50s com 4km por percorrer e ao 1:00 a 3km da meta. Storer acabou por quebrar um pouco e Chaves atacou-o, deixando-o a pé após alguma réplica do australiano. Entre o português e o colombiano, a vantagem manteve-se intacta nos 50s até final, e foi o Cowboy a levantar os braços para vencer 20 meses depois de ter conquistado a etapa 9 do Giro 2020!

Os metros finais

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock