Andreas Leknessund vence em solitário a etapa 2 do Tour de Suisse! Stephen Williams segue líder!
O norueguês Andreas Leknessund (Team DSM) venceu a segunda etapa do Tour de Suisse, uma ligação de 197km entre Kusnacht e Aesch, após largar os seus companheiros de fuga a 19km da meta. O italiano Alberto Bettiol (EF Education – EasyPost) e o australiano Michael Matthews (Team BikeExchange – Jayco) completaram o pódio.
A segunda etapa começou com diversas tentativas de ataque com Leknessund, Matthew Holmes (Lotto Soudal), Mathieu Burgaudeau (TotalEnergies), Michael Schar (AG2R Citroen Team), Matteo Badilatti (Groupama – FDJ), Simon Vitzthum e Claudio Imhof (Switzerland National Team), Jonas Rutsch (EF Education – EasyPost), Leonardo Basso (Astana Qazaqstan Team) e Joel Suter (UAE Team Emirates) a formarem a fuga do dia.
A 100km do fim, a vantagem da fuga do dia sobre o pelotão era de 3:24. 15km depois, a vantagem da fuga do dia era de 3:40 sobre o pelotão que era comandado pela Bahrain Victorious. A 79km do fim, Imhof perdeu o contacto com a frente da corrida. Logo a seguir, Suter e Rustch atacaram e ficaram isolados na frente da corrida. A 70km do fim, Suter foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia. Logo a seguir, os dois da frente foram alcançados pelos perseguidores. A vantagem dos nove da frente era de 5:30 sobre o pelotão.
A 60km do fim, Basso e Vitzthum perderam o contacto com frente da corrida. 3km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Leknessund foi o mais forte. A 49km do fim, a vantagem dos sete da frente era de 5:38 sobre o pelotão. A 42km do fim, na terceira contagem do dia, Leknessund foi o primeiro a passar no alto. Suter e Badilatti perderam o contacto com a frente da corrida.
A 35km do fim, Badilatti reentrou na frente da corrida. Logo a seguir, no segundo sprint intermédio do dia, Leknessund foi o mais forte. No pelotão, a Ineos Grenadiers aumentou o ritmo. A 19km da meta, Badilatti perdeu o contacto com a frente da corrida. Burgaudeau atacou mas o francês não conseguir ganhar um espaço importante. Leknessund atacou logo a seguir e ninguém teve capacidade de seguir o norueguês. A 15km da meta, a vantagem do Leknessund sobre os perseguidores era de 44s sobre os quatro perseguidores e 1:51 sobre o pelotão que impunha um ritmo elevado.
A 14km da meta, Leknessund foi o primeiro a passar no alto da última contagem do dia. 11km depois, os quatro perseguidores foram alcançados pelo pelotão. Leknessund conseguiu aguentar o forte ritmo do pelotão e venceu pela primeira vez no World Tour. Bettiol foi o mais forte ao sprint do pelotão e foi segundo a 38s. Matthews foi terceiro após ser mais forte que Andrea Pasqualon (Intermaché – Wanty – Gobert), nos metros finais.
O português Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 68º a 38s. Rui Costa (UAE Team Emirates) foi 123º a 6:15.
Stephen Williams (Bahrain Victorious) manteve a liderança da geral. Quinn Simmons (Trek – Segafredo) manteve a liderança da classificação da montanha e Andreas Kron (Lotto Soudal) manteve a liderança da juventude. Leknessund é o novo líder da classificação por pontos.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com