Alexandra Manly em grande forma dá a terceira vitória à BikeExchange no Thuringen Ladies Tour!
A australiana Alexandra Manly (Team BikeExchange – Jayco) venceu a terceira etapa do Thuringen Ladies Tour, uma ligação de 129km com partida e chegada em Dortendorf, após bater ao sprint a polaca Marta Lach (Ceratizit – WNT Pro Cycling) e a neerlandesa Femke Gerritse (Parkhotel Valkenburg)
A terceira etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso devido ao forte ritmo imposto pela Team BikeExchange – Jayco na parte inicial da etapa. A 120km do fim, Thalita de Jong (Netherlands National Team) e Sanne Cant (Plantur – Pura) tentaram sair do pelotão mas não tiveram sucesso. 3km depois, Georgia Baker (Team BikeExchange – Jayco), Elizabeth Holden (Le Col Wahoo), Lach e Linda Riedmann (Germany National Team) tentaram saltar do pelotão mas não tiveram sucesso.
A 115km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Femke Markus (Parkhotel Valkenburg) foi a mais forte e foi buscar 3s de bonificação. 9km depois, na primeira contagem do dia, a líder da classificação da montanha Justine Ghekiere (Plantur – Pura) foi a primeira a passar no alto. A 103km do fim, Ghekiere e Baker tentaram sair do pelotão mas não tiveram sucesso. 18km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Markus foi novamente a mais forte.
A 79km do fim, na segunda contagem do dia, Ghekiere foi novamente a primeira a passar no alto. 18km depois, no terceiro sprint intermédio do dia, Markus foi mais forte que a líder da geral Manly e a neerlandesa estava com o mesmo tempo da australiana na geral. A 53km do fim, na terceira contagem do dia, Ghekiere foi a primeira a passar no alto. Logo a seguir, Giorgia Bariani (Top Girls Fassa Bortolo) saiu do pelotão e formou a fuga do dia.
A 50km do fim, Bariani tinha 1:55 de vantagem sobre o pelotão. A 39km do fim, um corte aconteceu no pelotão devido ao ritmo elevado e a vários ataques que aconteceram. 11km depois, Bariani foi alcançada pelo pelotão. Logo a seguir, na quarta contagem do dia, Ghekiere foi novamente a mais forte. A 25km do fim, Greta Marturano (Top Girls Fassa Bortolo) saiu do pelotão e ficou isolada na frente da corrida.
A 13km da meta, Marturano foi alcançada pelo pelotão que era composto por apenas 35 ciclistas. 7km depois, a Team BikeExchange – Jayco e a Ceratizit – WNT Pro Cycling comandavam o pelotão. 3km depois, Teniel Campbell (Team BikeExchange – Jayco) acelerou e esticou o pelotão. A 2km da meta, Lisa Brennauer (Ceratizit – WNT Pro Cycling) aumentou o ritmo no pelotão.
No último km, a Team BikeExchange – Jayco colocou Manly na melhor posição possível. Na subida final, Manly, Lach e Gerritse estavam na frente do pelotão. A 75 metros da meta, Manly lançou o sprint. Lach e Gerritse não tiveram capacidade de passar Manly que venceu pela segunda vez no Thuringen Ladies Tour. Lach foi segunda e Gerritse terceira. Destaca-se as prestações das jovens ciclistas Ricarda Bauernfeind (Canyon // SRAM Generation), Marturano e Fem Van Empel (Netherlands National Team) que foram quarta, oitava e nona, respetivamente, todas a 3s de Manly.
Manly reforçou asssim a sua liderança da classificação da geral e da classificação por pontos. Ghekiere manteve a liderança da classificação da montanha e Gerritse é a nova líder da juventude.