Florian Vermeersch confirma primeira vitória como profissional na Antwerp Port Epic!
O belga Florian Vermeersch, da Lotto Soudal, venceu a 5ª edição da Antwerp Port Epic/Sels Trophy, ao atacar já dentro dos 3 km finais, a partir do grupo reduzido que discutiu a corrida! No segundo posto, terminou outro Vermeersch, no caso Gianni, da Alpecin-Fenix, enquanto no terceiro lugar, a completar um pódio totalmente belga, ficou Thibau Nys, da Baloise – Trek Lions.
A edição de 2022 da Antwerp Port Epic apresentava um percurso de 181.4 km, corridos em redor da localidade belga de Antuérpia, especialmente na zona portuária, e finalizando no coração da cidade da Flandres. O perfil seria totalmente plano, com o grande destaque do percurso a serem os diversos setores em empedrado e em zonas de terra batida.
A fuga do dia foi composta por seis unidades: Sven Burger (BEAT Cycling), Tom Sexton (Bolton Equities Black Spoke Pro Cycling), Eamon Lucas (EvoPro Racing), Stijn Siemons (Geofco-Doltcini Materiel Velo.com), Jacob Relaes (Tarteletto – Isorex), e Roel van Sintmaartensdijk (VolkerWessels Cycling Team). O grupo ainda conseguiu alcançar um avanço de 3:35 sobre o pelotão, mas à entrada do primeiro setor de empedrado a margem era de apenas 1:30.
Seguiu-se um autêntico festival de paralelos e terra batida, com a fuga a lutar para se manter na frente. Perdiam o contacto Lucas e Sexton, no entanto, atacavam depois do grupo principal Jens Reynders e Milan Menten, com a dupla a conseguir alcançar a dianteira da corrida, o que significava que voltávamos a ter um sexteto na liderança. Faltavam 80 km para o final.
No grupo principal, a vida não era fácil, com muita tensão e com algumas quedas a marcarem os trabalhos de perseguição, num terreno bem agreste. Um dos afetados pelas quedas era um antigo vencedor da corrida, Guillaume Van Keirsbulck. Na frente, também se podiam queixar da falta de sorte, com Burger e Relaes igualmente a irem ao chão.
A 52 km do final, os fugitivos foram alcançados, mas a situação de pelotão compacto não durou muito, com vários ataques a sucederem-se, embora sem sucesso. O ritmo frenético reduzia o grupo de elite a pouco mais de 30 corredores, quando faltavam menos de 40 km para a meta!
Depois, veio a movimentação decisiva, com o ataque de Gianni Vermeersch, Timo Kielich, Adrien Petit, Florian Vermeersch, Jens Reynders e Thibau Nys, sem resposta por parte do depauperado pelotão. Seria este grupo que viria a decidir a vitória.
Após alguns ataques sem sucesso, a 3 km do final, isolaram-se Gianni Vermeersch, Thibau Nys, e Florian Vermeersch. Pouco depois, Florian acelerou novamente, distanciando os dois comparsas de ataque, e entrando isolado nos 2 km finais. Na perseguição, seguia Gianni, mas o ciclista de 23 anos da Lotto conseguiu manter uma pedalada constante, suficiente para manter à distância o corredor de 29 anos da Alpecin-Fenix. Excelente triunfo para Florian Vermeersch, o primeiro como profissional, ele que tinha sido segundo no Paris-Roubaix de 2021.
Gianni Vermeersch fechou no segundo posto, a 5 segundos de Florian, enquanto Thiabu Nys foi o terceiro, a 13 segundos. Depois chegaram os outros três elementos do grupo, com o pelotão a chegar mais de 3 minutos depois, encabeçado por Gerben Thijssen.
Note-se o domínio dos belgas nesta corrida, com oito ciclistas no top 10!