Bom filho a casa torna! Nils Politt triunfa na Volta a Colónia!
O homem da casa, Nils Politt, da BORA-hansgrohe, venceu a 104ª edição da Rund um Köln, a Volta a Colónia, triunfando isolado para gáudio dos adeptos locais! A formação alemã consegue um dia perfeito, fazendo uma dobradinha, graças ao segundo posto do neerlandês Danny Van Poppel. A fechar o pódio ficou o alemão Nikias Arndt, da Team DSM.
A edição de 2022 da Volta a Colónia trazia uma jornada de 199.3 km, com partida e chegada na cidade alemã. Peço caminho, os ciclistas faziam uma incursão por Nordeste, pelas colinas da região, com algumas subidas bem complicadas, incluindo zonas em empedrado.

A perspetiva generalizada, no início do dia, era a de podermos ter luta ao sprint no final da jornada, como se podia verificar pela startlist, recheada de nomes importantes para as chegadas rápidas, incluindo dentro da própria BORA, com Sam Bennett.
No entanto, acabou por ser a própria formação alemã a contrariar esse cenário, apostando num ataque certeiro de Nils Politt, ele que é natural de Colónia. Depois de uma fuga inicial ter sido alcançada, o ciclista alemão atacou, a 55 km do final, em conjunto com o seu companheiro de equipa, Danny Van Poppel, e ainda Nikias Arndt, da DSM. O trio ganhou alguns segundos de vantagem sobre o pelotão, abrindo a vantagem na zona de subida em paralelo. Sem BORA nem DSM a perseguirem, o grupo principal acabou por se desfazer na tentativa de alcançar a frente da corrida.
Sem força de perseguição, o trio ganhou vantagem suficiente para decidir a corrida. No final, a BORA fez uso da vantagem numérica, atacando à vez e obrigando o pobre Nikias Arndt a responder a cada ataque, levando sempre na roda o outro elemento da BORA.
A 5 km do final, num destes ataques alternados da BORA, Nils Politt arrancou definitivamente, sem que Arndt pudesse seguir o homem da casa.
No quilómetro final, Politt chegou isolado, festejando um triunfo bem saboroso, na presença de amigos, familiares, e conterrâneos, eufóricos com o triunfo do filho da casa!
É o primeiro triunfo da temporada para o alemão, num dia em que a BORA fez ainda a dobradinha, com Van Poppel a tirar partido do desgaste de Arndt e a deixá-lo para trás nos metros finais.
O pelotão chegou com 48 segundos de atraso, com Dylan Groenewegen a bater Sam Bennett e Jasper Philipsen na luta pelo quarto posto.