Buitrago mostra o que vale e ascende à liderança do Saudi Tour! Tugas ambos no top10 da etapa!

O colombiano Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) conquistou a sua primeira vitória profissional na etapa 2 do Saudi Tour, superando o italiano Andrea Bagioli (QuickStep – Alpha Vinyl) no topo da colina de Abu Rakah, depois da dupla se ter escapado do pelotão dentro do km final. O jovem dinamarquês Anthon Charmig (Uno-X Pro Cycling Team) emergiu do grupo perseguidor para completar o pódio sete segundos depois.

A etapa teve como protagonistas da fuga Martin Urianstad (Uno-X Pro Cycling Team), Polychronis Tzortzakis (Kuwait Pro Cycling) e Jeroen Meijers (Terengganu Polygon). A certa altura, a vantagem dos escapados chegou a ser de quatro minutos, mas com a Lotto Soudal no controlo do pelotão, havia poucas chances de a fuga poder vingar. Foi já dentro dos últimos 10km que eles acabaram por ser alcançados, com Meijers a ser o último homem a ser apanhado.

Jayde Julius (Kuwait Pro Cycling) tentou surpreender a 7km do final, mas não conseguiu ter sucesso, e assim o pelotão entrou na subida final compacto e a grande velocidade. Buitrago foi mesmo o primeiro a atacar, tendo sido seguido pelo italiano Daniel Oss (TotalEnergies) que assumiu o trabalho no duo. A vantagem da dupla parecia impossível de fechar e o italiano Bagioli teve de fazer a ponte em solitário, eliminando o compatriota da equipa francesa quando aumentou o ritmo.

No sprint final, Bagioli já não tinha pernas e Buitrago triunfou confortavelmente. O colombiano assumiu a liderança da corrida, com o anterior líder, Caleb Ewan, a terminar em quinto, depois de fazer uma excelente subida. À partida para a terceira etapa, a diferença entre os dois é de sete segundos, com Charmig em terceiro a 13 segundos.

Ewan veste a camisola vermelha como líder de classificação por pontos, mas terá a chance de recuperar a liderança da corrida com os habituais segundos de bonificação na provável chegada ao sprint do terceiro dia.

Rui Costa (UAE Team Emirates) foi 5º na etapa, com o mesmo tempo de Charmig, enquanto Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 8º a 11 segundos do vencedor. Rui Costa mantêm a 4ª posição da geral, a 14 segundos de Buitrago, com Rui Oliveira à espreita do top10, com o mesmo tempo do 7º classificado.

Classificações

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock