Pedersen vence no final inclinado de Bellegarde e é o primeiro líder da Etoile de Besseges!

O dinamarquês Mads Pedersen (Trek – Segafredo) venceu a primeira etapa da Etoile de Besseges, uma ligação de 160.9km com partida e chegada em Bellegarde, batendo o francês Hugo Hofstetter (Arkea – Samsic) e o norueguês Edvald Boasson Hagen (TotalEnergies), por 1s, após um fortíssimo ataque nos inclinados metros finais!

Arrancou hoje mais uma edição da Etoile de Besseges, com uma jornada praticamente plana, mas armadilhada, com três subidas curtas e muito inclinadas ao Côte de la Tour, a última delas coincidente com a meta, e ainda muito vento e echelons a serem esperados ao longo do dia. O primeiro escapado foi o belga Lindsay de Vylder (Sport Vlaanderen – Baloise), que rapidamente conquistou uma vantagem de 3:30, estabelecendo-se numa fuga em solitário.

A vantagem do belga acabaria por cair para perto do minuto com 100km por percorrer, com o ritmo do pelotão a aumentar. De Vylder acabaria por ser alcançado a 70km da meta, já depois da primeira subida ao Côte de la Tour, quando o vento apareceu e fez estragos, com Ineos, TotalEnergies e Arkea a fracionarem o pelotão. Na frente ficou um grupo com Benjamin Thomas (Cofidis), Dries de Bondt, Julien Vermote, Jay Vine, Guillaume van Keirsbulck (Alpecin – Fenix), Thomas Boudat (Go Sport – Roubaix Lille Métropole), Antoine Duchesne, Bruno Armirail (Groupama – FDJ), Greg van Avermaet, Lilian Calmejane (AG2R Citroën Team), Luca Colnaghi (Bardiani CSF Faizane), Filippo Ganna, Richard Carapaz (INEOS Grenadiers), Aimé de Gendt (Intermarché – Wanty – Gobert Matériaux), Mads Pedersen, Toms Skujins (Trek – Segafredo), Alberto Bettiol, Jens Keukeleire, Lukasz Wisniowski (EF Education – EasyPost), Itamar Einhorn (Israel – Premier Tech), Kristoffer Halvorsen, Erik Resell, Anders Skaarseth (Uno-X Pro Cycling Team), Edvald Boasson Hagen, Mathieu Burgardeau, Pierre Latour, Christopher Lawless (TotalEnergies), Hugo Hofstetter, Matis Louvel, Clément Russo e Connor Swift (Team Arkéa – Samsic).

Um grupo intermédio com Diego Ulissi (UAE Team Emirates) e Bryan Coquard (Cofidis) esteve muito próximo de entrar no grupo da frente, mas acabou por não ter sucesso e regressar ao pelotão, comandado pela Groupama – FDJ e algumas equipas francesas que acabaram por não conseguir colocar ninguém na frente. A vantagem estabeleceu-se nos 40s e manteve-se constante quase até final da etapa.

Com o avançar da jornada, vários ciclistas foram perdendo a capacidade de continuar na frente, com a Alpecin a ficar reduzida apenas a van Keirsbulck. A 20km do final, Dries de Bondt era apanhado com problemas mecânicos e passado direto pelo pelotão, perdendo hipótese de lutar pela vitória.

A falta de coordenação na frente fazia a vantagem reduzir-se, com o grupo a entrar nos últimos 5km já com apenas 20s, perante um pelotão comandado pela Israel – Premier Tech, mas com a EF a colocar-se nas primeiras posições para impedir os relevos e a tentar garantir que a discussão da vitória fosse no grupo que seguia destacado. As equipas mais representadas procuravam fazer a diferença, e assumiam a dianteira nos últimos metros para poderem discutir a etapa.

A TotalEnergies aumentou o ritmo na entrada da subida, mas a marcação a Lawless foi apertada! O britânico teve um momento de quebra e foi Mads Pedersen a aproveitar para fazer a diferença, agarrando a roda do lançador da equipa francesa, para colocar toda a sua potência nos pedais e alcançar a primeira vitória da temporada de forma dominadora e assumir a liderança da classificação geral! Richard Carapaz foi apenas 12º, a 18s do vencedor.

O pelotão chegaria a 41s, depois de não ter conseguido alcançar o grupo da dianteira, comandado pelo luxemburguês Alex Kirsch (Trek – Segafredo).

Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) foi 141º a 10:34, chegando pouco depois de Pascal Ackermann, vítima de queda no dia de hoje.

Os metros finais

Classificações Completas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock