Poderá Biniam Girmay vingar na última chance para sprinters na Volta ao Algarve?
Disputa-se hoje a quarta etapa da Volta ao Algarve que nos promete um excelente espetáculo na luta pela vitória. Os sprinters terão aqui a sua última chance para vingarem e equipas como a Intermarché – Wanty, a Lotto e a Red Bull – Bora – hansgrohe poderão comandar a corrida. Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) é um dos principais favoritos para a etapa de hoje. Irá o eritreu vencer pela primeira vez esta temporada em Portugal?
Perfil
A quarta etapa da Volta ao Algarve apresenta um percurso de 175.2km entre Albufeira e Faro. O dia contará com uma meta volante, uma contagem de quarta categoria, duas contagens de terceira categoria e uma contagem de segunda categoria. A primeira metade da etapa é bastante dura e poderemos ter uma corrida bastante atacada. Os ciclistas vão passam uma vez no Malhão com 2.2km a 9% e em várias subidas não categorizadas de pequena quilometragem, mas explosivas. Algumas equipas poderão acelerar para tentar deixar alguns sprinters em dificuldades.
As duas últimas subidas do dia, a Santa Bárbara e a Bordeira, não são duras, mas mesmo assim, algumas equipas poderão acelerar para tentar partir o pelotão. Mesmo assim, o mais esperado é termos uma chegada ao sprint em Faro entre os velocistas presentes no pelotão. O final é num falso plano e poderá favorecer ciclistas como Biniam Girmay ou Arnaud De Lie (Lotto).

Favoritos
Biniam Girmay parte como principal favorito para a etapa 4 da Volta ao Algarve. Girmay parece estar a subir de forma. O eritreu costuma se dar bem neste tipo de jornadas e pode muito bem estrear-se a vencer esta temporada em Faro.
Jordi Meeus (Red Bull – Bora – hansgrohe) e Arnaud De Lie são os maiores adversários de Biniam Girmay. Meeus confirmou o seu bom momento de forma ao vencer a etapa 3. O belga também costuma passar este tipo de etapas e não deve ser descartado da luta pela vitória. De Lie tem aqui uma jornada perfeita para si. O campeão belga de certeza que irá querer uma corrida mais endurecida para que as suas chances de vencer aumentem.
Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) está longe do seu melhor nível. Mesmo assim, o belga tem capacidade para se impor num sprint e não deve ser descartado da luta pela vitória no dia de hoje. Madis Mihkels (EF Education – EasyPost) e Sam Watson (Ineos Grenadiers) já mostraram o seu talento em etapas deste tipo. O estoniano e o britânico tem evoluído muito bem ano após ano e poderão conseguir um grande resultado.
Rui Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) tem aqui uma excelente etapa para si. O português procura a tão desejada vitória na estrada e pode ter aqui uma excelente oportunidade. Alberto Dainese (Tudor Pro Cycling Team), Casper Van Uden (Team Picnic PostNL) e Milan Fretin (Cofidis) poderão estar na luta pela etapa, mas tudo dependerá do ritmo que a corrida tiver.
Nota ainda para Mathias Vacek (Lidl – Trek), Lewis Askey (Groupama – FDJ), Dries Van Gestel (Soudal Quick-Step), Nicolò Buratti (Bahrain Victorious) e Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) que poderão terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Biniam Girmay
⭐⭐⭐⭐ Jordi Meeus e Arnaud De Lie
⭐⭐⭐ Wout Van Aert, Madis Mihkels e Sam Watson
⭐⭐ Rui Oliveira, Alberto Dainese, Casper Van Uden e Milan Fretin
⭐ Mathias Vacek, Lewis Askey, Dries Van Gestel, Nicolò Buratti e Filippo Ganna
Transmissão em Direto
A corrida contará com transmissão na Eurosport 2 e na RTP2 a partir das 15h00.
Foto de Capa: PhotoNews