Poderá Milan Fretin vingar na etapa 1 da Volta ao Algarve?
Começa hoje uma das provas mais aguardadas do ano do calendário nacional, a Volta ao Algarve! A 51ª edição da prova por etapas portuguesa conta com um pelotão de luxo com várias estrelas do pelotão internacional a iniciarem a sua temporada. Como habitual, a Volta ao Algarve traz nos a tradicional jornada destinada aos sprinters. Milan Fretin (Cofidis) entrou bem na temporada e é um dos favoritos. Será o belga capaz de bater nomes como Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) e Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) na chegada a Lagos?
Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) e Primoz Roglic (Red Bull – Bora – hansgrohe) iniciam aqui a sua temporada e prometem dar um grande espetáculo na luta pela geral. João Almeida (UAE Team Emirates – XRG) também estará presente. O português iniciou bem a temporada, mas não será nada fácil bater Vingegaard e Roglic na Volta ao Algarve. Em 2024, a vitória sorriu a Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) que não estará presente para defender o seu tiítulo.
Perfil
A primeira etapa da Volta ao Algarve apresenta um percurso de 192.2km entre Portimão e Lagos. O dia contará com uma contagem de terceira categoria e uma meta volante. A fuga não deverá ter dificuldades em formar-se e várias equipas nacionais deverão querer pôr um elemento na fuga do dia. Na segunda metade da etapa, o ritmo deverá aumentar e a fuga poderá ser alcançada antes da meta volante. A jornada promete ser caótico, nos kms finais. Várias equipas têm um forte comboio e irão tentar colocar o seu sprinter na melhor posição possível para o sprint final.

Favoritos
Milan Fretin parte como principal favorito para a etapa 1 da Volta ao Algarve. Fretin começou da melhor forma a sua temporada ao vencer a Clasica de Almeria. O belga já tinha mostrado a sua excelente ponta final em 2024 e tem aqui mais uma excelente etapa para vencer.
Biniam Girmay e Wout Van Aert são os maiores adversários de Milan Fretin. Girmay falhou várias vezes no posicionamento neste início de temporada. O eritreu parece estar num bom nível e terá aqui uma bela chance para se redimir. Van Aert ainda está a ganhar forma. O belga diz que se quer testar nestas primeiras provas da sua temporada e terá aqui uma bela etapa para o fazer.
Jordi Meeus (Red Bull – Bora – hansgrohe) começou o ano em boa forma. O belga já esteve perto de vencer nesta chegada duas vezes e poderá ser à terceira que consegue o tão desejado triunfo. Arnaud De Lie (Lotto) e Alberto Dainese (Tudor Pro Cycling Team) parecem não ter entrado tão fortes este ano. Mesmo assim, ambos são grandes sprinters e não devem ser descartados da luta pela vitória.
Sam Watson (Ineos Grenadiers) começou num excelente nível a sua primeira temporada na equipa britânica. Watson tem se mostrado consistente e poderá conseguir mais um belo resultado. Madis Mihkels (EF Education – EasyPost) confirmou o seu talento e potencial ao ser Bronze nos Campeonatos da Europa de estrada em 2024. O estoniano ainda se está a ambientar à sua nova equipa, mas poderá conseguir um ótimo resultado.
Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) e Rui Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) conhecem bem estas estrada. Ambos mostraram-se num excelente nível esta temporada tanto na estrada como na pista e poderão conseguir estar na luta pelo pódio no dia de hoje.
Nota ainda para Casper Van Uden (Team Picnic PostNL), Alberto Bruttomesso (Bahrain Victorious), Jasper Stuyven e Mathias Vacek (Lidl – Trek) e Santiago Mesa (Efapel Cycling) que poderão terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Milan Fretin
⭐⭐⭐⭐ Biniam Girmay e Wout Van Aert
⭐⭐⭐ Jordi Meeus, Arnaud De Lie e Alberto Dainese
⭐⭐ Sam Watson, Madis Mihkels, Iúri Leitão e Rui Oliveira
⭐ Casper Van Uden, Alberto Bruttomesso, Jasper Stuyven, Mathias Vacek e Santiago Mesa
Transmissão em Direto
A corrida contará com transmissão na Eurosport 2 e na RTP2 a partir das 15h00.
Foto de Capa: Getty Images