Será Lorena Wiebes capaz de abrir o ano com um triunfo na etapa 1 do UAE Tour Women!
Depois das duas primeiras provas na Austrália, o calendário World Tour feminino segue em frente com o UAE Tour Women! A terceira edição da prova dos Emirados Árabes Unidos conta com um pelotão de luxo que promete dar um grande espetáculo na luta pelas etapas e classificação geral. Em 2024, a vitória sorriu a Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime) que não estará presente para defender o seu título. Elisa Longo Borghini (UAE Team ADQ) venceu a primeira edição desta corrida. Será a italiana capaz de vencer a geral pela segunda vez na carreira?
Como habitual, as duas primeiras etapas do UAE Tour Women são completamente planas com as sprinters a terem chances para vingar, mas echelons podem acontecer. A terceira etapa termina na habitual chegada ao Jebel Hafeet que é bem capaz de decidir quem irá conquistar a classificação geral. A última etapa é mais uma completamente plana com as sprinters a terem mais uma chance para vencerem.
Perfil
A primeira etapa do UAE Tour Women apresenta um percurso de 149.4km com partida e chegada em Dubai. O dia contará com dois sprints intermédios. O perfil não tem qualquer dureza e o vento não deverá ser assim tão forte, mas mesmo assim, os echelons poderão acontecer. Nos últimos kms, o ritmo deverá ser elevado com várias equipas a tentarem colocar a sua sprinter na melhor posição possível para o sprint final.

Favoritas
Lorena Wiebes (Team SD Worx-Protime) parte como principal favorita para a primeira etapa do UAE Tour Women. Wiebes foi uma das figuras da temporada passada. A Campeã da Europa pretende entrar com o pé direito este ano e tem aqui uma grande chance para vencer.
Charlotte Kool (Team Picnic PostNL) e Elisa Balsamo (Lidl – Trek) são as maiores adversárias de Lorena Wiebes. Kool não teve uma temporada fácil em 2024, mas conseguiu mostrar várias vezes a sua potência. A neerlandesa já mostrou ser capaz de bater Wiebes e tem aqui uma grande oportunidade para o fazer. Balsamo não tem propriamente um final para si. Mesmo assim, a italiana tem uma grande potência e não deve ser descartada da luta pela vitória.
Chiara Consonni (Canyon//SRAM zondacrypto) tem aqui uma bela etapa para si. A italiana ainda se está a ambientar à sua nova equipa, mas pode muito bem estar na luta pela vitória. Sofie Van Rooijen (UAE Team ADQ) mostrou o seu potencial em 2024. A neerlandesa faz agora parte de uma estrutura World Tour e poderá conseguir um grande resultado. Letizia Paternoster (Liv AlUla Jayco) teve a sua melhor temporada em 2024. A italiana mostrou-se bastante consistente e pode estar na luta pelo pódio.
Anniina Ahtosalo (Uno-X Mobility) também confirmou o seu potencial na temporada passada. A finlandesa dá-se bem nestas jornadas e poderá conseguir um belo resultado. Martina Fidanza (Team Visma | Lease a Bike) já mostrou a sua potência em temporadas passadas. A italiana está numa nova estrutura e pretende conseguir melhores resultados no World Tour. Mylene De Zoete (Ceratizit Pro Cycling Team) e Maggie Coles-Lyster (Human Powered Health) também têm uma ótima ponta final. As duas já mostraram que conseguem estar entre as melhores e poderão estar na luta pelo top5.
Nota ainda para Kathrin Schweinberger (Human Powered Health), Valentine Fortin (Cofidis), Laura Tomasi (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi), Vittoria Guazzini (FDJ-Suez), Rachele Barbieri (Team Picnic PostNL) e Chloé Dygert (Canyon//SRAM zondacrypto) que poderão terminar entre as 10 primeiras.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Lorena Wiebes
⭐⭐⭐⭐ Charlotte Kool e Elisa Balsamo
⭐⭐⭐ Chiara Consonni, Sofie Van Rooijen e Letizia Paternoster
⭐⭐ Anniina Ahtosalo, Martina Fidanza, Mylene De Zoete e Maggie Coles-Lyster
⭐ Kathrin Schweinberger, Valentine Fortin, Laura Tomasi, Vittoria Guazzini, Rachele Barbieri e Chloé Dygert
Portuguesas em prova
Nenhuma ciclista portuguesa estará presente.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a etapa em direto na Eurosport 2 a partir das 10h50!
Foto de Capa: Getty Images