A hora de Enric Mas desafiar o ‘Camisola Vermelha’ e Primoz Roglic na La Vuelta!
A La Vuelta a España segue para mais uma jornada de alta montanha, ao seu 13º dia de corrida. Depois de um dia em que os candidatos à geral aqueceram os motores para este final de segunda semana, a corrida chega a mais um dia decisivo, com o Puerto de Ancares a prometer uma dura batalha entre os favoritos. Ben o’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) chega na liderança, com 3:16 sobre Primoz Roglic (Red Bull – BORA – hansgrohe). O australiano voltará a ser hoje testado pelos rivais. Será ele capaz de dar uma resposta à altura?
Perfil
A etapa 13 da La Vuelta conta com 175,6km entre Lugo e o Puerto de Ancares. O dia será brindado com quatro contagens de montanha, a mais difícil de todas a coincidir com a chegada. Será o Puerto de Ancares o momento de todas as decisões. A subida de primeira categoria, a única da jornada, conta com 7,5km a 9,3%. Os últimos 4,5km serão os mais difíceis, registando uma pendente média de 12,2%. É uma subida que não encaixa nas características do líder da geral, e por isso deveremos ter um final muito atacado para o fazer quebrar.
No restante do dia, contaremos com mais três subidas categorizadas. A primeira será o Alto Campo de Arbre, ao km 33,9, uma terceira categoria com 5km a 5,8% de pendente média. Suceder-se-á o Alto O Portelo, uma segunda categoria com 7,7km a 5,4%, e o seu topo ao km 75,2. Após a descida e 50km de vale, seguir-se-á uma subida não categorizada, antes do sprint intermédio colocado em Sésamo. Após esse momento, os ciclistas entrarão na penúltima subida do dia, o Puerto de Llumeras, uma segunda categoria bonificada com 6,6km a 6% de pendente média.
Favoritos
A atravessar o melhor momento de forma da época, Enric Mas (Movistar Team) é o grande favorito à vitória. O espanhol está ainda um pouco atrás de Roglic, e a quase quatro minutos de o’Connor, mas tem uma excelente oportunidade para recuperar tempo. A formação espanhola pode assumir as rédeas da corrida, e levar o seu líder em busca da etapa e de se aproximar da camisola vermelha.
Primoz Roglic será o maior adversário de Enric Mas. A subida final assenta perfeitamente nas características do esloveno, e num final explosivo Roglic tem sempre vantagem sobre os rivais. A grande pergunta que paira no ar é se estará bem o suficiente para conseguir seguir com os melhores e não quebrar, como ia acontecendo na etapa 9. Mikel Landa (T-Rex Quick-Step) está também num excelente momento, e pode aproveitar para se aproximar da liderança em busca de mais um pódio em grandes voltas.
Carlos Rodriguez é também um forte nome para o dia de hoje. Apesar de a subida não ser perfeita para as suas características, o líder da INEOS Grenadiers está em crescendo e pode aproveitar o dia para se aproximar da liderança. Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) tem, por outro lado, uma chegada que o beneficia, e deverá por isso estar na discussão dos primeiros lugares. David Gaudu (Groupama – FDJ) é outro ciclista a reencontrar-se e poderá ter liberdade para vencer a etapa se tentar atacar logo nas primeiras rampas.
Ben o’Connor quererá, claro, defender a liderança da La Vuelta. O australiano não é favorito, mas a camisola vermelha pode dar-lhe asas para terminar entre os primeiros. Pavel Sivakov e Adam Yates deverão ser as armas da UAE Team Emirates para a geral. O francês parece ligeiramente melhor que o britânico, mas a subida assenta melhor nas caracaterísticas de Yates. Os dois deverão fechar sem problemas no top10 do dia. Sepp Kuss (Visma – Lease a Bike) é também um candidato aos primeiros lugares. O americano deverá aparecer em melhor forma na segunda metade da corrida.
Caso a fuga consiga vingar, destacam-se os nomes de Marc Soler, Jay Vine ou Brandon McNulty (UAE Team Emirates), assim como de Dylan Teuns ou Michael Woods (Israel – Premier Tech) como os mais fortes candidatos à vitória.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Enric Mas
⭐⭐⭐⭐ Primoz Roglic e Mikel Landa
⭐⭐⭐ Carlos Rodriguez, Richard Carapaz e David Gaudu
⭐⭐ Ben O’Connor, Pavel Sivakov, Sepp Kuss e Adam Yates
⭐ Marc Soler, Jay Vine, Brandon McNulty, Dylan Teuns e Michael Woods
Portugueses em prova
Nelson Oliveira (Movistar Team) é o português presente e estará com o dorsal #125.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 13h30.
Foto de Capa: Getty Images