Será Marc Hirschi capaz de se impor na batalha de titãs da Bretagne Classic?
Disputa-se hoje a 88ª edição da Bretagne Classic, o ex-GP Plouay, em mais um ano em que a corrida integra o calendário World Tour. O pelotão é de luxo e conta com várias estrelas que prometem protagonizar um grande espetáculo na luta pela vitória. Em 2023, a vitória sorriu a Valentin Madouas (Groupama – FDJ) que estará presente para defender o seu título. Marc Hirschi (UAE Team Emirates) é o principal favorito. Será o suíço capaz de conquistar nova clássica World Tour este ano?
Perfil
A Bretagne Classic apresenta um percurso de 261km com partida e chegada em Plouay. O dia contará com 15 muros. A corrida promete ser tranquila na primeira metade do percurso, mas na segunda metade o ritmo promete aumentar bastante. Os vários muros deverão marcar as pernas dos ciclistas e muitos ataques prometem acontecer. Algumas equipas vão tentar impor um ritmo elevado desde o primeiro muro para que ciclistas como Arnaud De Lie, Axel Laurance, Christophe Laporte e Michael Matthews passem dificuldades. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num grupo reduzido.
Favoritos
Marc Hirschi parte como principal favorito para a Bretagne Classic. O suíço está a fazer uma excelente temporada. Hirschi tem se mostrado muito bem quando tem oportunidades para liderar e tem aqui uma nova corrida ao seu estilo. Depois de ter vencido, a Donostia San Sebastian Klasikoa, o suíço pode ter aqui uma grande chance para vencer uma nova clássica no World Tour.
Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) e Thibau Nys (Lidl – Trek) são os maiores adversários de Hirschi. Alaphilippe está de volta ao seu melhor nível este ano. O francês tem se mostrado muito bem nestas clássicas e é bem capaz de mexer na corrida para tentar vencer em casa. Nys tem feito uma temporada fantástica. O belga tem aqui uma grande teste pela frente a nível de endurance, mas mesmo assim, não deve ser descartado da luta pela vitória.
Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) está de regresso à competição na estrada. O britânico tem aqui uma ótima corrida para si e é bem capaz de estar na luta pela vitória. Maxim Van Gils (Lotto Dstny) está a fazer uma temporada de luxo. O belga também se dá muito bem nestas corridas e tanto pode vencer isolado como ao sprint num grupo reduzido. Valentin Madouas (Groupama – FDJ) tem subido de nível ao longo do ano. O francês ainda não está no seu melhor, mas mesmo assim, parece ter capacidade para estar na luta pela vitória.
Diego Ulissi (UAE Team Emirates) está também a ter um grande ano. O italiano tem se mostrado muito bem e é mais um ciclista da UAE que pode lutar pela vitória. Christophe Laporte (Team Visma | Lease a Bike), Arnaud De Lie (Lotto Dstny) e Axel Laurance (Alpecin – Deceuninck) poderão lutar pela vitória ao sprint num grupo reduzido, mas isto dependerá do ritmo que a corrida tiver.
Nota ainda para Jasper Stuyven (Lidl – Trek), Tiesj Benoot (Team Visma | Lease a Bike), Romain Grégoire (Groupama – FDJ), Jan Christen (UAE Team Emirates), Michael Matthews (Team Jayco-AlUla) e Benoit Cosnefroy e Paul Lapeira (Decathlon AG2R La Mondiale) que podem terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Marc Hirschi
⭐⭐⭐⭐ Julian Alaphilippe e Thibau Nys
⭐⭐⭐ Tom Pidcock, Maxim Van Gils e Valentin Madouas
⭐⭐ Diego Ulissi, Christophe Laporte, Arnaud De Lie e Axel Laurance
⭐ Jasper Stuyven, Tiesj Benoot, Romain Grégoire, Jan Christen, Michael Matthews, Benoit Cosnefroy e Paul Lapeira
Portugueses em prova
Nenhum ciclista português estará presente.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto no Tiz Cycling (https://tiz-cycling-live.io/stream.php).
Foto de Capa: Sprint Cycling Agency