Antonie Cermanová vence etapa 2 e é a nova líder da Volta a Portugal Feminina Sub-19!

A checa Antonie Cermanová (Matos Mobility – Flexaco) venceu a segunda etapa da Volta a Portugal Feminina Sub-19, uma ligação de 66,6km entre Santarém e Benavente, após bater ao sprint a brasileira Maitê Coelho (Landeiro – KTM – Matias&Araújo). A espanhola Irati Michelena (Selección de Gipuzkoa) fechou o pódio a 18s, após ser a mais forte ao sprint do pelotão. Com a vitória na etapa, Cermanová é agora a nova camisola amarela.

Começo com ritmo alto e fortes nomes envolvidos numa queda

A etapa 2 da Volta a Portugal Feminina começou com um ritmo alto. O nervosismo provocou uma queda no pelotão, logo ao km 8. Rita Tanganho (CDASJ – Cyclin’Team – Município de Albufeira) e Luísa Erlhagen (Academia Efapel de Ciclismo) ficaram envolvidas. Rita ainda sofreu uma avaria, mas ambas reentraraam no pelotão após 15km de perseguição. O pelotão feminino percorreu 40km na primeira hora de corrida, revelando o alto ritmo que se fazia impor no pelotão. Maria Suschch e Noa Alderete (Tenerife Bike Point) tentaram formar a fuga do dia, mas não chegaram a ter uma grande margem sobre o pelotão.

Ataque bem entendido e bem sucedido

A etapa acabaria por ser decidida na contagem do dia em Benavente. Maitê Coelho atacou logo no início da subida e foi a primeira a passar na contagem. Na defesa da camisola branca, Antonie Cermanová atacou, e alcançou a adversária a 6km do fim. Com a camisola amarela atrás, a checa deixou o trabalho para a jovem ciclista brasileira. A perseguição não se entendeu, e o espaço para o reduzido pelotão foi-se mantendo até final.

A jornada acabou por ser decidida ao sprint entre as duas. Antonie Cermanová não deu hipótese e conquistou assim a etapa 2 da Volta a Portugal Feminina Sub-19. Maitê Coelho não teve resposta para a checa e foi assim segunda a 1s. O pelotão chegou a 18s, com Irati Michelena a vencer o sprint pelo terceiro posto. Natalie Revelo (Matos Mobility – Flexaco) chegou no pelotão, mas perdeu a camisola amarela para a sua colega de equipa.

Antonie Cermanová é a nova líder da classificação geral da Volta a Portugal Feminina Sub-19. A checa parte para a etapa final com 8s sobre Natalie Revelo e 32s sobre Raquel Dias (Tavira – Extremosul – SC Farense). Cermanová também é a melhor cadete e lidera a classificação por pontos Maitê Coelho lidera a classificação da montanha e a Matos Mobility – Flexaco é a melhor equipa.

Amanhã termina a Volta a Portugal Feminina Sub-19, com uma etapa que liga o Cartaxo e o Alto de Montejunto, num total de 60km. Irá a checa da Matos Mobility manter a liderança, ou irá Montejunto entregar a vitória a outra corredora?

Antonie Cermanová é a nova camisola amarela da Volta a Portugal Feminina Sub-19
Antonie Cermanová é a nova camisola amarela da Volta a Portugal Feminina Sub-19

Fotos: UVP/FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock