Será Demi Vollering capaz de bisar na primeira chegada em alto do Tour de France Femmes?
Disputa-se hoje a sétima etapa do Tour de France Femmes que nos promete um excelente espetáculo na luta pela etapa e geral. Na primeira jornada de alta montanha deste Tour, a Team SD Worx-Protime e a FDJ-Suez deverão querer mexer na corrida para que as suas líderes possam lutar pela geral. A Canyon//SRAM Racing deverá estar mais na defensiva para que Kasia Niewiadoma siga a camisola amarela. Mesmo com a queda, Demi Vollering segue a principal favorita. Será a neerlandesa capaz de triunfar novamente neste Tour?
Perfil
A sétima etapa do Tour de France Femmes apresenta um percurso de 166.4km entre Champagnole e Le Grand-Bornand. O dia contará com um sprint intermédio, uma contagem de quarta, terceira e primeira categoria e duas contagens de segunda categoria. A jornada promete um ritmo alto desde o início. A corrida pode começar a partir logo na primeira subida do dia, a Col de la Croix de la Serra, com 12km a 5.1%. Esta subida é a mais dura do dia e promete um ritmo alto.
Após a primeira contagem, as ciclistas passam por uma zona de autêntico sobe e desce que deverá marcar as pernas das ciclistas para as duas últimas subidas do dia. No Col de Saint-Jean-de-Sixt, com 5.4km a 5.1%, o ritmo deverá aumentar e até poderemos ter alguns ataques.
Após o topo da penúltima contagem, as ciclistas têm uma zona de cerca de 3km com falso plano e descida. Esta zona irá levar as ciclistas à subida final, o Montée de Chinaillon, com 7km a 5.1%. O ritmo promete ser forte e os principais ataques deverão acontecer. Poderemos ter uma ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre duas ou três ciclistas.
Favoritas
Demi Vollering (Team SD Worx-Protime) parte como principal favorita para a etapa 7 do Tour de France Femmes. Vollering parecem bem, apesar de ainda estar um pouco marcada pela queda. A neerlandesa pretende ganhar segundos e para isso terá de mexer na corrida na subida final.
Kasia Niewiadoma (Canyon//SRAM Racing) e Evita Muzic (FDJ-Suez) são as maiores adversárias de Vollering. Niewiadoma está em excelente forma. A polaca não precisa de ser tão ofensiva agora, mas de certeza que vai fazer de tudo para defender a camisola amarela. Muzic chegou agora ao seu terreno predileto. A francesa conseguiu minimizar as perdas nas etapas anteriores e pode ter agora uma palavra a dizer.
Juliette Labous (Team DSM-Firmenich PostNL) e Gaia Realini (Lidl – Trek) parecem estar a subir de nível. Ambas dão-se bastante bem neste tipo de etapas e não devem ser descartadas da luta pela vitória. Pauliena Rooijakkers (Fenix – Deceuninck) está a fazer uma ótima temporada. A neerlandesa também está no seu terreno predileto e pode conseguir mais um excelente resultado.
Shirin Van Anrooij (Lidl – Trek) parece num bom nível. A neerlandesa é mais uma carta da Lidl – Trek para o dia de hoje, mas a neerlandesa deverá querer atacar a juventude. Niamh Fisher-Black (Team SD Worx-Protime) e Neve Bradbury (Canyon//SRAM Racing) deverão estar ao serviço das suas líderes. Mesmo assim, ambas poderão conseguir um excelente resultado. Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) está em ótima forma. Mesmo assim, a neerlandesa terá aqui um grande teste e irá perceber se consegue ou não estar com as melhores na alta montanha.
Nota ainda para Liane Lippert e Mareille Meijering (Movistar Team), Cédrine Kerbaol (Ceratizit-WNT Pro Cycling), Kristen Faulkner (EF – Oatly – Cannondale) e Mavi Garcia (Liv AlUla Jayco) que podem terminar entre as 10 primeiras.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Demi Vollering
⭐⭐⭐⭐ Kasia Niewiadoma e Evita Muzic
⭐⭐⭐ Juliette Labous, Gaia Realini e Pauliena Rooijakkers
⭐⭐ Shirin Van Anrooij, Niamh Fisher-Black, Neve Bradbury e Puck Pieterse
⭐ Liane Lippert, Mareille Meijering, Cédrine Kerbaol, Kristen Faulkner e Mavi Garcia
Portuguesas em prova
Nenhuma ciclista portuguesa estará presente.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 12h00!
Foto de Capa: Getty Images