Todas as setas apontadas a Mathieu Van der Poel na prova de fundo dos Jogos Olímpicos!
Um dos dias mais esperado do calendário em 2024 chegou! Hoje é dia da prova de fundo dos Jogos Olímpicos que nos promete um fantástico espetáculo na luta pelo Ouro. A corrida conta com várias estrelas do pelotão internacional que prometem fazer com que a corrida seja bastante ofensiva. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a vitória sorriu a Richard Carapaz que não estará presente para defender o seu título. Mathieu Van der Poel, parte como principal favorito? Poderá alguém bater o Campeão do Mundo?
Perfil
A prova de fundo dos Jogos Olímpicos apresenta um percurso de 273km com partida e chegada em Paris. O dia contará com 13 muros e três setores de paralelo. A corrida promete ser bastante ofensiva e irá ser marcada pelo autêntico sobe e desce de início ao fim. Na segunda metade da corrida, é onde a corrida começa a endurecer e os favoritos irão começar com os ataques.
Ao km 224.5, os ciclistas entraram num circuito. Esta fase da corrida é marcada pelo Côte de la Butte Montmatre, com 1.1km a 5.8%. Os ciclistas irão passar três vezes por este muro e poderá ser um dos principais pontos onde os favoritos irão mexer na corrida. A 6.5km da meta, os ciclistas vão sair deste circuito e entram numa zona plana que os leva até à linha de meta em Paris. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num grupo reduzido.
Favoritos
Mathieu Van der Poel (Seleção dos Países Baixos) parte como principal favorito para a prova de fundo dos Jogos Olímpicos. Van der Poel está a fazer uma excelente temporada e tem se mostrado num grande nível em corridas de um dia. O neerlandês tem aqui um perfil ao seu jeito e de certeza que vai tentar juntar o Ouro Olímpico à camisola de Campeão do Mundo.
Remco Evenepoel e Wout Van Aert (Seleção da Bélgica) são os maiores adversários de Van der Poel. A Bélgica tem a melhor equipa para estes Jogos Olímpicos. Evenepoel e Van Aert são os dois líderes e têm aqui um excelente dia para as suas características. Qualquer um dos dois pode conquistar o Ouro, mas para isso, terão de trabalhar em conjunto e deixar Van der Poel o mais exposto possível.
Matteo Jorgenson (Seleção dos Estados Unidos) tem sido um dos destaques de 2024. O americano tem mostrado uma grande evolução e já mostrou ser capaz de estar com os melhores neste tipo de corridas. Mads Pedersen (Seleção da Dinamarca) teve tempo para se preparar para os Jogos Olímpicos, por causa da queda que o obrigou a abandonar o Tour de France. O dinamarquês tem feito uma bela temporada e pode bem estar na luta pelo Ouro. Jhonnatan Narvaez (Seleção do Equador) tem confirmado o seu potencial. A prova de fundo é perfeita para si e é bem capaz de estar na luta pelas medalhas.
Julian Alaphilippe (Seleção da França) parece estar num bom momento. O francês tem se mostrado muito bem este ano e pode conseguir um grande resultado no dia de hoje. Tom Pidcock (Seleção da Grã-Bretanha) tem aqui um bom dia para as suas características. O britânico pode estar na luta pelo Ouro, mas a preparação para o XCO pode não ter ajudado na sua forma.
Jasper Stuyven (Seleção da Bélgica) tem se mostrado no seu melhor nível este ano. O belga é capaz de estar ao serviço de Evenepoel e Van Aert, mas não deve ser descartado da luta pelas medalhas. Alberto Bettiol (Seleção da Itália) tem uma corrida perfeita para as suas características. O italiano teve de abandonar o Tour de France por estar fatigado, mas parece já ter tido tempo para recuperar e para estar na sua melhor forma.
Nota ainda para Marc Hirschi (Seleção da Suíça), Alex Aranburu (Seleção da Espanha), Christophe Laporte (Seleção da França), Mattias Skjelmose (Seleção da Dinamarca), Derek Gee (Seleção do Canadá) e Biniam Girmay (Seleção da Eritreia) que podem lutar por um lugar do top5.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Mathieu Van der Poel
⭐⭐⭐⭐ Remco Evenepoel e Wout Van Aert
⭐⭐⭐ Matteo Jorgenson, Mads Pedersen e Jhonnatan Narvaez
⭐⭐ Julian Alaphilippe, Tom Pidcock, Jasper Stuyven e Alberto Bettiol
⭐ Marc Hirschi, Alex Aranburu, Christophe Laporte, Mattias Skjelmose, Derek Gee e Biniam Girmay
Portuguesas em prova
Rui Costa e Nelson Oliveira são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #45 e #46!
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 11h35!
Foto de Capa: UCI