Tadej Pogacar à procura de fechar o Tour de France com a chave de ouro!
Disputa-se hoje a última etapa do 111º Tour de France que nos promete um excelente espetáculo na luta pela vitória. O top5 da geral já está decidido, mas ainda há alguns lugares no top10 para se decidir e deveremos ter uma excelente batalha. Tadej Pogacar volta a ser o principal favorito. O esloveno venceu 6 etapas no Giro e pode fazer o mesmo no Tour! Poderá alguém bater o camisola amarela no contrarrelógio final do Tour?
Perfil
A última etapa do Tour de France é um contrarrelógio de 33.7km entre Mónaco e Nice. O contrarrelógio começa com uma fase plana de cerca de 2.5km que os leva às duas subidas do dia, a La Turble, com 8.1km a 5.6%, e o Col d’Eze, com 1.6km a 8.8%. Deverá ser nestas subidas onde se irá fazer as principais diferenças e onde se deverá decidir o top10 final da geral. Após o topo do Col d’Eze, os ciclistas tem uma zona com plano e descidas que poderão ajudar os ciclistas que rolam melhor a recuperar alguns segundos.
Favoritos
Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) parte como principal favorito para a etapa final do Tour de France. Pogacar tem aqui um contrarrelógio perfeito para as suas características. O esloveno conhece muito esta zona e de certeza que vai querer conquistar mais uma etapa.
Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) são os maiores adversários de Pogacar. Evenepoel também tem aqui um belo dia para as suas características. O Campeão do Mundo de contrarrelógio pretende conquistar uma nova etapa, mas não será fácil bater Pogacar. Vingegaard também se dá muito bem neste tipo de esforços e pode bem estar na luta pela vitória.
João Almeida (UAE Team Emirates) tem aqui também um ótimo contrarrelógio para as suas características. O português tem o quarto posto na geral praticamente garantido e de certeza que vai marcar um excelente tempo. Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike) está a fechar muito bem o Tour. O americano tem aqui uma boa jornada para si e é bem capaz de conseguir mais um excelente resultado. Adam Yates (UAE Team Emirates) também já mostrou ser capaz de fazer bons tempos neste tipo de esforços e de certeza que estará na luta pelo top5.
Derek Gee (Israel – Premier Tech) dá-se muito bem nestes contrarrelógios. O canadiano pretende dar luta a Jorgenson pelo oitavo lugar na geral, mas não será fácil ganhar tempo ao americano. Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step) dá-se muito bem nestes esforços e de certeza que vai ter liberdade para registar uma bela marca.
Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) costuma dar-se bem nestes contrarrelógios. O espanhol está a apenas 1s de Adam Yates e pretende dar luta ao britânico pelo sexto posto na geral. Laurens De Plus (Ineos Grenadiers) está a fazer uma ótima terceira semana do Tour. O belga tem aqui um bom dia para si e pode bem estar na luta por um lugar do top10.
Nota ainda para Oier Lazkano (Movistar Team), Simon Yates (Team Jayco-AlUla), Bruno Armirail (Decathlon AG2R La Mondiale), Kévin Vauquelin (Arkea-B&B Hotels) e Wilco Kelderman (Team Visma | Lease a Bike) que podem terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar
⭐⭐⭐⭐ Remco Evenepoel e Jonas Vingegaard
⭐⭐⭐ João Almeida, Matteo Jorgenson e Adam Yates
⭐⭐ Derek Gee, Ilan Van Wilder, Carlos Rodriguez e Laurens De Plus
⭐ Oier Lazkano, Simon Yates, Bruno Armirail, Kévin Vauquelin e Wilco Kelderman
Portugueses em prova
João Almeida (UAE Team Emirates), com o dorsal #12, Rui Costa (EF Education – EasyPost), com o dorsal #114, e Nelson Oliveira (Movistar Team), com o dorsal #157, são os portugueses presentes. No contrarrelógio, Rui parte às 15:31, Nelson às 14:05 e Almeida às 17:39.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 13h15 e na RTP2 a partir das 16h30!
Foto de Capa: Sprint Cycling Agency