Alex Aranburu e o sonho amarelo no 111º Tour de France!

Começa hoje aquela que é a maior prova do ano para muitos ciclistas e fanáticos de ciclismo, o Tour de France! A 111ª edição da corrida conta com várias estrelas do pelotão, que prometem dar um grande espetáculo! O vencedor da última edição Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) estará presente para defender o seu título, mas terá uma tarefa bastante difícil pela frente. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), Primoz Roglic (Red Bull – BORA – hansgrohe) e Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) também estão presentes e prometem dar uma grande luta ao dinamarquês.

Perfil

O Tour de France começa em Florença, Itália, com uma etapa de 206km que levará o pelotão até Rimini. O dia contará com um sprint intermédio, três contagens de segunda categoria e quatro contagens de terceira categoria. A etapa promete começar com vários ataques. Alguns ciclistas poderão querer ir para a fuga para tentar lutar pela etapa, enquanto outros querem a primeira liderança da montanha. O calor também deverá ter impacto na etapa. Prevê-se uma temperatura acima dos 30 graus com máximas de 41 graus.

Esta será uma jornada para os especialistas em clássicas e os melhores trepadores do pelotão. Poderemos ter uma luta pela classificação geral, pois a UAE Team Emirates poderá tentar partir a corrida. Os últimos 26km são a descer e em plano, e isso poderá dificultar a tarefa dos ciclistas que tentem mexer nas últimas subidas. Por isso, o mais provável poderá ser uma chegada ao sprint num grupo reduzido pela primeira camisola amarela do 111º Tour de France.

O perfil da 1ª etapa do Tour de France
O perfil da 1ª etapa do Tour de France

Favoritos

Alex Aranburu (Movistar Team) parte como principal favorito para a primeira etapa do Tour de France. Aranburu vem de um bom momento de forma e está bastante motivado por ter sido campeão nacional de estrada. O espanhol costuma se dar bem nestes dias duros e se estiver no grupo principal, poderá impor-se ao sprint.

Alberto Bettiol (EF Education – EasyPost) e Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) são os maiores adversários de Aranburu. Bettiol está em grande forma e mostrou isso ao tornar-se campeão nacional de estrada. O italiano está a correr em casa e tem aqui uma excelente etapa para estrear a tricolor da melhor forma. Pidcock está em boa forma, tendo acabado no top10 no Tour de Suisse. A etapa de hoje assenta muito bem ao britânico e poderá ser o mais forte ao sprint num grupo restrito.

Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) terá liberdade para atacar nas duas primeiras etapas, mas a sua forma é uma incógnita. Estando no seu nível habitual, será um claro candidato, mas o ritmo da corrida deverá ser um fator importante para que o Campeão do Mundo consiga ou não lutar pela vitória. 

Matej Mohoric (Bahrain Victorious) ainda está a subir de forma. O esloveno só voltou a competir na estrada no Tour of Slovenia, após uma passagem curta pelo Gravel. Mesmo assim, a etapa de hoje é ótima para si e poderá estar na luta pelos lugares cimeiros. Maxim Van Gils (Lotto Dstny) tem sido um dos destaques da temporada. O belga encontra aqui uma etapa perfeita para as suas características e pode bem estar na luta pela vitória.

Tadej Pogacar falou muito bem das primeiras duas etapas. O esloveno poderá mexer no dia de hoje, mas chegou a dizer recentemente que a segunda jornada poderá ser melhor para o fazer. Paul Lapeira (Decathlon AG2R La Mondiale) acabou de se sagrar Campeão Nacional de França, e encontra aqui uma etapa em que se pode dar bem e lutar pelos primeiros lugares.

Romain Grégoire (Groupama – FDJ) está a fazer uma excelente temporada. O francês também se dá bem nestas jornadas e poderá estar na luta pelo top3. Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) ainda está a ganhar forma, mas quer vencer etapas. A jornada de hoje é ótima para si, e o belga poderá entrar a vencer para dissipar todas as dúvidas que os seus fãs e rivais tenham sobre a sua condição!

Nota ainda para Ion Izagirre (Cofidis), Stephen Williams (Israel – Premier Tech), Kévin Vaquelin (Arkea – B&B Hotels), Oier Lazkano (Movistar Team) e Ben Healy (EF Education – EasyPost), que podem terminar entre os 10 primeiros.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Alex Aranburu
⭐⭐⭐⭐ Alberto Bettiol e Tom Pidcock
⭐⭐⭐ Mathieu Van der Poel, Matej Mohoric e Maxim Van Gils
⭐⭐ Tadej Pogacar, Paul Lapeira, Romain Grégoire e Wout Van Aert
⭐ Ion Izagirre, Stephen Williams, Kévin Vaquelin, Oier Lazkano e Ben Healy

Portugueses em prova

João Almeida (UAE Team Emirates), com o dorsal #12, Rui Costa (EF Education – EasyPost), com o dorsal #114, e Nelson Oliveira (Movistar Team), com o dorsal #157, são os portugueses presentes.

Transmissão em direto

Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 10h45 e na RTP 2 a partir das 14h50!

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock