Julian Alaphilippe conquista etapa 3 da Okolo Slovenska com dobradinha da Soudal Quick-Step!
O francês Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) venceu a terceira etapa da Okolo Slovenska, uma ligação de 161km entre Piestany e Dubnica nad Váhom, após protagonizar um grande ataque nos metros finais. O francês Paul Magnier (Soudal Quick-Step) foi segundo a 2s e completou assim a dobradinha da equipa belga. O neozelandês Hamish Beadle (Team Novo Nordisk) fechou o pódio a 2s.
Fuga facilmente se forma
A terceira etapa da Okolo Slovenska começou com diversas tentativas com Sam Gademan (VolkerWessels Pro Cycling Team), Ziga Horvat (Team Hrinkow Advarics), Dominik Dunar (Dukla Banska Bystrica), Tomas Kalojiros (Pierre Baguette Cycling) e Martin Jurik (Adria Mobil) a formarem a fuga do dia. Ao km 18, no primeiro sprint intermédio do dia, Jurik assegurou a pontuação máxima. O quinteto da frente tinha 3:00 de vantagem sobre o pelotão.
Ao km 45, na primeira contagem do dia, Horvat foi o primeiro a passar no topo. A Q36.5 Pro Cycling Team e a Team Jayco-AlUla comandavam o pelotão e não deixavam a fuga ter uma vantagem superior a 3:30. A 77km do fim, na segunda contagem do dia, Horvat foi novamente o primeiro a passar no alto. 7km depois, Gademan e Jurik sofreram uma queda. Gademan cabou por conseguir reentrar no grupo da frente, mas Jurik foi alcançado. Logo a seguir, na última contagem do dia, Kalojiros foi o primeiro a passar no topo.
Fuga alcançada e o pelotão preparava-se para uma caótica chegada
A 40km do fim, o quarteto da frente tinha apenas 30s de vantagem sobre o pelotão. 4km depois, Dunar deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foi alcançado. A 20km da meta, no último sprint intermédio do dia, Kalojiros conquistou a bonificação máxima. Logo a seguir, Gademan atacou e acabou por se isolar na frente da corrida. Kalojiros, Dunar e Horvat foram alcançados.
A 15km da meta, Gademan foi alcançado pelo pelotão. 4km depois, Paul Double (Team Polti Kometa) sofreu uma queda. O líder para a geral da equipa italiana conseguiu voltar à bicicleta e reentrar no pelotão. Várias equipas lutavam pela frente do grupo, pois o final era bastante técnico e posicionamento seria a chave para a vitória.
Soudal Quick-Step taticamente perfeita na rampa final
Nos últimos kms, a Soudal Quick-Step impunha um ritmo elevado. A equipa belga tinha algo planeado e no início da rampa final acelerou com um ciclista com Alaphilippe na sua roda. Beadle foi o único que os seguiu. Poucos metros depois, Alaphilippe atacou e conseguiu isolar-se. Beadle tentou seguir o francês, mas acabou por quebrar. Alaphilippe seguiu com o seu ritmo e conquistou assim a sua segunda vitória da temporada na etapa 3 da Okolo Slovenska!
Paul Magnier fez uma grande recuperação nos metros finais! O jovem francês ainda conseguiu passar Beadle para ser 2º a 2s e fechar assim a dobradinha da Soudal Quick-Step! Jenno Berckmoes (Lotto Dstny) chegou com Lukas Kubis (Elkov-Kasper) a 7s.
Anders Foldager (Team Jayco-AlUla) foi 28º a 16s, mas segue o líder da classificação geral da Okolo Slovenska! Julian Alaphilippe é o novo líder da classificação por pontos e Gil Gelders (Soudal Quick-Step) segue o melhor jovem. Matus Stocek (ATT Investments) manteve a liderança da classificação da montanha e a Team Jayco-AlUla lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sona Nikova