João Almeida à procura de brilhar em nova chegada em alto no Tour de Suisse!
Disputa-se hoje a quinta etapa do Tour de Suisse que nos promete um fantástico espetáculo na luta pela etapa e pódio da geral. A UAE Team Emirates é a equipa que consegue melhor controlar a corrida e irá ter de fazê-lo para segurar a liderança da geral de Adam Yates. A Team Visma | Lease a Bike, a Decathlon AG2R La Mondiale, a Ineos Grenadiers e a Lidl – Trek poderão tentar mexer na corrida na subida final para tentar partir o grupo dos favoritos.
Perfil
A quinta etapa do Tour de Suisse apresenta um percurso de 147km entre Ambri e Carì. O dia contará com uma contagem de segunda categoria, duas contagens de primeira categoria, um sprint intermédio e um km de ouro. A etapa promete começar com um ritmo alto e não deverá ser nada fácil a formação da fuga do dia. As duas primeiras subidas poderão ser bastante atacadas com vários ciclistas a tentar entrar na fuga.
A corrida deverá ser decidida na subida final, a Carì, com 10.2km a 8%. O ritmo promete ser elevado e vários ataques poderão acontecer na fuga do dia e no pelotão. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas.
Favoritos
João Almeida (UAE Team Emirates) parte como principal favorito para a etapa 5 do Tour de Suisse. O português mostrou-se bem na etapa 4 e foi super importante taticamente para que Adam Yates (UAE Team Emirates) fosse o novo camisola amarela. Almeida poderá ter novamente um papel importante e até pode mexer na corrida para tentar vencer e obrigar outras equipas a puxar.
Adam Yates é mais um grande favorito a vencer a etapa 5 do Tour de Suisse. O britânico mostrou-se bem na etapa anterior. Mesmo assim, o britânico não queria mexer na etapa 4, mas acabou por sentir-se bem na última subida. Isto pode ser um sinal que ainda não está mesmo no seu melhor e poderá quer ser defensivo no dia de hoje.
Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) parece ser o maior adversário da UAE Team Emirates. Skjelmose dá-se muito bem neste tipo de subidas. O dinamarquês pretende defender o seu título de vencedor do Tour de Suisse. Para isso, terá de quebrar os homens da UAE e não será uma tarefa fácil.
Egan Bernal (Ineos Grenadiers) está a fazer uma excelente temporada. O colombiano tem se mostrado bem em dias consecutivos de alta montanha e pode estar na luta pela vitória no dia de hoje. Enric Mas (Movistar Team) e Felix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale) estão a ganhar forma para o Tour de France. Ambos dão se bem neste tipo de jornadas e poderão estar na luta pela vitória.
Cian Uijtdebroeks e Wilco Kelderman (Team Visma | Lease a Bike) voltaram à competição num bom nível. Ambos poderão tentar algo na subida final para tentar vencer uma etapa e subir lugares na geral. Oscar Onley (Team DSM-Firmenich PostNL) mostrou-se num excelente nível na etapa 4. O britânico também está a voltar à competição e pode conseguir mais um belo resultado no dia de hoje. Isaac Del Toro (UAE Team Emirates) deverá estar ao serviço de Yates e Almeida, mas também poderá mexer na corrida para obrigar outras equipas a trabalhar.
Nota ainda para Matthew Riccitello (Israel – Premier Tech), Wout Poels (Bahrain Victorious), Valentin Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale), Lenny Martinez (Groupama – FDJ) e Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) que podem terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ João Almeida
⭐⭐⭐⭐ Adam Yates e Mattias Skjelmose
⭐⭐⭐ Egan Bernal, Enric Mas e Felix Gall
⭐⭐ Cian Uijtdebroeks, Wilco Kelderman, Oscar Onley e Isaac Del Toro
⭐ Matthew Riccitello, Wout Poels, Valentin Paret-Peintre, Lenny Martinez e Tom Pidcock
Presença Portuguesa
Rui Costa (EF Education – EasyPost), Nelson Oliveira (Movistar Team) e João Almeida (UAE Team Emirates) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #84, #124 e #176, respetivamente.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a corrida em direto no Tiz Cycling (https://tiz-cycling-live.io/livestream.php) a partir das 14h00.
Foto de Capa: Sprint Cycling Agency