Adam Yates vence etapa 5 do Tour de Suisse após show de João Almeida!
O britânico Adam Yates (UAE Team Emirates) venceu a quinta etapa do Tour de Suisse, uma ligação de de 147km entre Ambri e Carì, após isolar-se na frente da corrida a 900 metros da meta. O português João Almeida (UAE Team Emirates) destruiu o pelotão na subida final em prol de Yates e ainda foi 2º a 5s para completar a dobradinha da UAE! O colombiano Egan Bernal (Ineos Grenadiers) fechou o pódio a 16s.
Começo com vários ataques e ritmo elevado
A quinta etapa do Tour de Suisse começou com diversas tentativas de ataque com Axel Laurance (Alpecin – Deceuninck), Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team), Simon Gugliemi (Arkea-B&B Hotels), Simone Velasco (Astana Qazaqstan Team), Ben Zwiehoff (Bora – Hansgrohe), Johan Price-Pejtersen (Bahrain Victorious), Lawson Craddock (Team Jayco-AlUla) e Damien Howson (Q36.5 Pro Cycling Team) a ficarem isolados. O ritmo do pelotão era elevado e a fuga tinha apenas 30s de vantagem.
A 142km do fim, Craddock, Price-Pejtersen, Gugliemi e Velasco acabou por ceder. 2km depois, na primeira contagem do dia, Lutsenko foi o primeiro a passar no topo. Stephen Williams (Israel – Premier Tech) fez a ponte para o quarteto da frente. A 124km do fim, Nans Peters (Decathlon AG2R La Mondiale) e Louis Vervaeke (Soudal Quick-Step) também se juntaram ao grupo da frente. 5km depois, o ritmo do pelotão aumentou e acabou por ficar reduzido a cerca de 20 ciclistas. O grupo da frente foi alcançado, mas Lutsenko ainda conseguiu ser o primeiro a passar no topo da segunda contagem do dia.
Aventura da fuga do dia
A 100km do fim, vários ciclistas conseguiram reentrar no pelotão. Logo a seguir, Vervaeke, Williams, Einer Rubio (Movistar Team) e Lutsenko atacaram e formaram a fuga do dia. A 95km do fim, Johannes Staune-Mittet (Team Visma | Lease a Bike) saltou do pelotão e conseguiu fazer a ponte para o quarteto da frente. 45km depois, a fuga do dia tinha uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão que era comandado pela UAE Team Emirates.
A 20km do fim, no km de ouro, Staune-Mittet e Rubio foram buscar 5s de bonificação e Lutsenko e Peters 1s. 1km depois, Williams e Peters cederam. A 17km do fim, o francês conseguiu reentrar no grupo da frente, mas o britânico foi alcançado pelo pelotão. 2km depois, Staune-Mittet foi buscar a pontuação máxima no sprint intermédio do dia. A 12km da meta, Rubio atacou e isolou-se. Lutsenko, Peters e Staune-Mittet foram alcançados. 1km depois, Rubio também acabou por ser alcançado.
João Almeida destrói o pelotão
A 10.2km da meta, os ciclistas entraram na subida final, a Carì, que tem uma pendente média de 8%. A UAE Team Emirates e a Ineos Grenadiers eram as equipas que comandavam o pelotão. 2km depois, Matteo Badilatti (Q36.5 Pro Cycling Team) atacou e foi seguido por Matthew Riccitello (Israel – Premier Tech). A 7.5km da meta, Riccitello acelerou e Badilatti acabou por ceder. 1km depois, o americano foi alcançado. Isaac Del Toro (UAE Team Emirates) aumentava o ritmo do pelotão.

A 6.3km da meta, João Almeida aumentou o ritmo do pelotão que começou a partir. O ritmo do português era destruidor e Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) e Wilco Kelderman e Cian Uijtdebroeks (Team Visma | Lease a Bike) perderam o contacto. A 4.5km da meta, Tom Pidcock (Ineos Grenadiers), Felix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale) e Oscar Onley (Team DSM-Firmenich PostNL) também cederam. Enric Mas (Movistar Team), Riccitello, Egan Bernal e Adam Yates eram os únicos que conseguiram seguir Almeida.
Show de Adam Yates e João Almeida dá dobradinha à UAE Team Emirates
A 1.7km da meta, Adam Yates atacou e acabou por se isolar. 300 metros depois, Enric Mas e Egan Bernal chegaram ao britânico. João Almeida impunha o seu ritmo e levava Matthew Riccitello na sua roda. A 1.1km da meta, Bernal acabou por ceder. 200 metros depois, Yates largou Mas e isolou-se na frente da corrida. Almeida acelerou e Riccitello não o conseguiu seguir. A 800 metros da meta, Almeida chegou a Bernal. 100 metros depois, os dois chegaram a Mas. Logo a seguir, Almeida atacou e nenhum dos dois o conseguiu seguir.

Adam Yates segue com o seu ritmo e conquistou a sua 3ª vitória da temporada na etapa 3 do Tour de Suisse. João Almeida fez uma exibição monstruosa na subida final. O português partiu completamente a corrida e ainda foi 2º a 5s! Matthew Riccitello ainda conseguiu chegar a Egan Bernal e Enric Mas. Nos metros finais, Bernal foi mais forte que os dois para ser 3º a 16s. Oscar Onley chegou com Tom Pidcock a 54s. Felix Gall perdeu 1:13, Cian Uijtdebroeks 1:20 e Mattias Skjelmose 1:41.
João Almeida segue em 2º na classificação geral e está a 35s de Adam Yates. Rui Costa (EF Education – EasyPost) foi 27º a 3:50 e Nelson Oliveira (Movistar Team) 66º a 12:11.
Adam Yates reforçou a liderança da classificação geral do Tour de Suisse. O britânico também lidera a classificação da montanha e a classificação por pontos. Matthew Riccitello é o novo líder da juventude e a UAE Team Emirates é a melhor equipa.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images