Poderá ser hoje o dia de Axel Laurance no Tour de Suisse?
Disputa-se hoje a terceira etapa do Tour de Suisse que nos promete mais um grande espetáculo na luta pela vitória. A Alpecin – Deceuninck, a Ineos Grenadiers, a EF Education – EasyPost e a Team Jayco-AlUla são equipas que poderão controlar o ritmo da corrida para que os seus ciclistas consigam lutar pela etapa. A jornada de hoje é mais dura que a anterior, será Yves Lampaert (Soudal Quick-Step) capaz de segurar a camisola amarela?
Perfil
A terceira etapa do Tour de Suisse apresenta um percurso de 163km entre Steinmaur e Ruschlikon. O dia contará com um sprint intermédio, um km de ouro e três contagens de terceira categoria. A etapa deverá começar com um ritmo baixo e não deverá ser difícil a formação da fuga do dia. O pelotão deverá controlar a vantagem da fuga que deverá ser alcançada antes ou no início da segunda contagem do dia, a Aeugst Am Albis, com 2.6km a 6.5%.
A Aeugst Am Albis tem uma quilometragem e pendente média parecida a última subida da etapa 1 e poderemos ver novamente alguma equipa a tentar partir o pelotão. Logo após esta subida, tempos a Albispass, com 2km a 5.9%, que deverá partir ainda mais um grupo. A 4km da meta, os ciclistas passam por uma rampa de 800m a 7.2%, e poderemos ter algum ciclista a tenta surpreender com um ataque de longe. A etapa acaba numa rampa de 700 metros a 7.1% e poderemos ter uma chegada ao sprint num pequeno grupo ou um ciclista a cruzar a meta em solitário.
Favoritos
Axel Laurance (Alpecin – Deceuninck) parte como principal favorito para a etapa 3 do Tour de Suisse. Laurance está a fazer uma excelente temporada. O jovem francês está cada vez melhor neste tipo de jornadas e tem um final ao seu estilo para tentar vencer a etapa ao sprint.
Michael Matthews (Team Jayco-AlUla) e Maxim Van Gils (Lotto Dstny) são as maiores adversárias de Axel Laurance. Matthews tem uma excelente etapa para as suas características. O australiano tem uma equipa para acelerar na últimas subidas do dia e pode bem fazê-lo para tentar voltar às vitórias no World Tour. Van Gils tem sido um dos destaques da temporada. O belga tem mostrado uma bela ponta final neste tipo de chegadas e pode bem estar na luta pela vitória.
Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) está a ganhar forma para o Tour de France. Mesmo assim, o britânico parece bem e pode estar na luta pela vitória numa etapa deste estilo. Alberto Bettiol (EF Education – EasyPost) tem aqui uma excelente etapa para as suas características. O italiano já mostrou que pode tentar mexer de longe para tentar vencer como pode ser o mais forte ao sprint. Arnaud De Lie (Lotto Dstny) também sprinta muito bem neste tipo de finais. O ritmo nas duas últimas subidas do dia, poderá ser decisivo para a etapa do belga.
Stephen Williams (Israel – Premier Tech) estreou-se a vencer no World Tour no Tour de Suisse em 2022. A etapa de hoje é ótima para o britânico que pode voltar a vencer nesta corrida. Roger Adrià (Bora – Hansgrohe) parece estar num bom momento e tem aqui uma excelente chance para conseguir um belo resultado no World Tour.
Paul Lapeira (Decathlon AG2R La Mondiale) tem aqui também uma bela etapa para as suas características. O francês pode surpreender com um ataque de longe como pode estar na luta pelo pódio ao sprint. Rui Costa (EF Education – EasyPost) é mais uma arma da equipa americana para o dia de hoje. O português ainda está a ganhar forma, mas pode conseguir um excelente resultado.
Nota ainda para Marc Hirschi e Jan Christen (UAE Team Emirates), Thibau Nys (Lidl – Trek), Ben Tulett (Team Visma | Lease a Bike), Francesco Busatto (Intermarché – Wanty) e Kévin Vauquelin (Arkea-B&B Hotels) que poderão lutar por um lugar do top5.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Axel Laurance
⭐⭐⭐⭐ Michael Matthews e Maxim Van Gils
⭐⭐⭐ Tom Pidcock, Alberto Bettiol e Arnaud De Lie
⭐⭐ Stephen Williams, Roger Adrià, Paul Lapeira e Rui Costa
⭐ Marc Hirschi, Jan Christen, Thibau Nys, Ben Tulett, Francesco Busatto e Kévin Vauquelin
Presença Portuguesa
Rui Costa (EF Education – EasyPost), Nelson Oliveira (Movistar Team) e João Almeida (UAE Team Emirates) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #84, #124 e #176, respetivamente.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a corrida em direto no Tiz Cycling (https://tiz-cycling-live.io/livestream.php) a partir das 14h00.
Foto de Capa: Getty Images