Thibau Nys triunfa em Ruschlikon! Alberto Bettiol é o novo líder do Tour de Suisse!
O belga Thibau Nys (Lidl – Trek) venceu a terceira etapa do Tour de Suisse, uma ligação de 163km entre Steinmaur e Ruschlikon, batendo ao sprint o britânico Stephen Williams (Israel – Premier Tech) e o italiano Alberto Bettiol (EF Education – EasyPost).
Aventura da fuga do dia
A terceira etapa do Tour de Suisse começou com um ritmo alto. A 155km do fim, Fabian Lienhard (Groupama – FDJ), Johan Jacobs (Movistar Team), Roberto Gonzalez (Team Corratec – Vini Fantini) e Christoph Janssen e Luca Jenni (Seleção Suíça) atacaram e formaram a fuga do dia. Os cinco conseguiram uma vantagem de 4:00 sobre o pelotão.
A 40km do fim, no sprint intermédio do dia, Gonzalez foi buscar a pontuação. O pelotão estava a aumentar o ritmo e a vantagem da fuga era de cerca de 1:00. 6km depois, Gonzalez foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia. Janssen e Lienhard cederam e acabaram por ser alcançados. A 31km do fim, Jacobs atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. 3km depois, o suíço foi buscar 6s de bonificação no km de ouro. Poucos kms depois, Gonzalez e Jenni foram alcançado. A 18km da meta, Jacobs foi alcançado pelo pelotão que era comandado pela EF Education – EasyPost.
Vários ataques, mas acabam por não ter sucesso
A 16km da meta, na segunda contagem do dia, Jake Stewart (Israel – Premier Tech) foi o primeiro a passar no topo. 4.5km depois, Brandon Rivera (Ineos Grenadiers) tentou sair do pelotão, mas sem sucesso. Logo a seguir, Valentin Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale) atacou, mas Adam Yates (UAE Team Emirates) fechou o espaço. O britânico acabou por ser o primeiro a passar no topo da última contagem do dia. O pelotão perdeu muitos elementos, mas João Almeida (UAE Team Emirates) e Rui Costa (EF Education – EasyPost) ainda lá estavam.
A 10km da meta, Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) tentou isolar-se a descer, mas Alberto Bettiol fechou o espaço. 7km depois, numa rampa de 800 metros a 7.2%, Marc Hirschi (UAE Team Emirates) atacou e conseguiu uma ligeira vantagem sobre o pelotão. Mauro Schmid (Team Jayco-AlUla) tentou seguir o seu compatriota, mas acabou por quebrar.A 800 metros da meta, os ciclistas entraram na rampa final que tinha uma pendente média de 7.2%. Hirschi acabou por ser alcançado pelo pelotão que era comandado por Paret-Peintre.
Thibau Nys imperial na rampa final com cortes entre os favoritos
A 350 metros da meta, Wilco Kelderman (Team Visma | Lease a Bike) tentou surpreender com um ataque de longe e acabou por partir o grupo, sendo apenas seguido por Nys, Williams, Bettiol, Roger Adrià (Bora – Hansgrohe) e Paul Lapeira (Decathlon AG2R La Mondiale). A 150 metros da meta, Nys lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese, conquistando assim a sua sexta vitória do ano na etapa 3 do Tour de Suisse. Williams foi mais forte que Bettiol para ser segundo. Adam Yates foi o único que conseguiu fazer a ponte, nos últimos metros, para os seis da frente.
Dos favoritos à geral, Wilco Kelderman e Adam Yates foram os únicos a chegarem na frente da corrida. Os dois ganharam 3s a Mattias Skjelmose (Lidl – Trek), Richard Carapaz (EF Education – EasyPost), Egan Bernal e Tom Pidcock (Ineos Grenadiers), Enric Mas (Movistar Team) e Isaac Del Toro (UAE Team Emirates), 7s a Cian Uijtdebroeks (Team Visma | Lease a Bike) e João Almeida, 16s a Lenny Martinez (Groupama – FDJ) e 25s a Felix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale).
João Almeida foi o melhor português na etapa e foi 24º a 7s. Na geral, o português caiu para 5º. Rui Costa foi 56º a 43s e Nelson Oliveira (Movistar Team) 96º a 4:51.
Alberto Bettiol é o novo líder da classificação geral do Tour de Suisse. Yves Lampert (Soudal Quick-Step) segue líder da classificação por pontos e Finn Fisher-Black (UAE Team Emirates) da juventude. Luca Jenni é o novo líder da classificação da montanha e a UAE Team Emirates é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images