Demi Vollering à procura de fazer história na Itzulia Women!
Disputa-se hoje a última etapa da Itzulia Women que nos promete um grande espetáculo na luta pela classificação geral. A Team SD Worx-Protime é a equipa a abater. A equipa neerlandesa venceu as duas edições da corrida por etapas espanholas e as suas respetivas etapas. Será que irão continuar imbatíveis ou irá alguém quebrar a sucessão de vitória da SD Worx na Itzulia Women?
Perfil
A última etapa da Itzulia Women apresenta um percurso de 114.9km com partida e chegada em Donostia. O dia contará com dois sprints intermédios, uma contagem de terceira categoria, uma contagem de segunda categoria e uma contagem de primeira categoria. A etapa promete começar com um ritmo alto e não deverá ser fácil a formação da fuga do dia. A etapa é marcada pela presença de duas clássicas subidas da Donostia San Sebastian, a Jaizkibel, com 7.9km a 5.6%, e a Mendizorrotz, com 4.1km a 7.3%.
Ao km 34.7, as ciclistas entram na Jaizkibel. A primeira subida do dia ainda é bastante longe da meta, mas mesmo assim, promete um ritmo elevado e deverá marcar as pernas das ciclistas. Ao km 82.3, as ciclistas entra na Mendizorrotz. A última subida do dia promete ser um dos pontos decisivos da corrida, pois deverá ser aqui onde os principais ataques deverão acontecer. Poderemos ter uma ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num grupo reduzido.
Favoritos
Demi Vollering (Team SD Worx-Protime) parte como principal favorita para a etapa final da Itzulia Women. A campeã neerlandesa está num grande momento de forma. As subidas de hoje são perfeitas para as suas características e tanto pode vencer ao sprint num grupo reduzido como pode mexer para chegar isolada.
Marlen Reusser (Team SD Worx-Protime) é mais uma das principais candidatas para vencer no dia de hoje. Reusser está a subir de forma. A campeã suíça também se dá muito bem neste tipo de etapas e será super importante taticamente para que a sua equipa consiga vingar.
Elise Chabbey (Canyon//SRAM Racing) parece estar num bom momento. A suíça dá-se bem neste tipo de etapas e pode muito bem estar na luta pela vitória. Evita Muzic (FDJ-Suez) tem subidas ao seu estilo no dia de hoje. A francesa vem de uma grande La Vuelta Femenina e pode ter capacidade para seguir as principais movimentações e lutar pela vitória.
Juliette Labous (Team DSM-Firmenich PostNL) ganhou segundos importantes na etapa 2. A francesa está muito bem posicionada na geral e tem aqui uma grande chance para vencer a Itzulia Women, mas não terá uma tarefa fácil pela frente. Ricarda Bauernfeind (Canyon//SRAM Racing) é mais uma arma da equipa alemã para o dia de hoje. A jovem alemã está a andar muito bem e será muito importante taticamente para que a sua equipa consiga estar na luta pela vitória.
Shirin Van Anrooij (Lidl – Trek) ainda está a subir de forma, mas mesmo assim, parece ter capacidade para estar com as melhores e para lutar pelo pódio. Pauliena Rooijakkers (Fenix – Deceuninck) também se dá bem nesta corrida. A neerlandesa está num bom momento de forma e pode muito bem estar novamente na luta pelo pódio de uma corrida por etapas World Tour.
Mavi Garcia (Liv AlUla Jayco) parece estar de volta ao seu melhor. A campeã espanhola está muito bem posicionada na geral e irá fazer de tudo para segurar o seu lugar no pódio da geral. Olivia Baril (Movistar Team) tem se mostrado num bom nível nesta Itzulia Women. A canadiana também se dá bem neste tipo de etapas e não pode ser descartada da luta pelo pódio.
Nota ainda para Thalita De Jong (Lotto Dstny), Niamh Fisher-Black e Mischa Bredewold (Team SD Worx-Protime), Cedrine Kerbaol (Ceratizit-WNT Pro Cycling) e Ane Santesteban (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) que podem terminar entre as 10 primeiras.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Demi Vollering
⭐⭐⭐⭐ Marlen Reusser e Elise Chabbey
⭐⭐⭐ Evita Muzic, Juliette Labous e Ricarda Bauernfeind
⭐⭐ Shirin Van Anrooij, Pauliena Rooijakkers, Mavi Garcia e Olivia Baril
⭐ Thalita De Jong, Niamh Fisher-Black, Mischa Bredewold, Cedrine Kerbaol e Ane Santesteban
Presença Portuguesa
Daniela Campos é a única ciclista portuguesa presente e estará com o dorsal #154.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a corrida em direto no Tiz Cycling (https://tiz-cycling-live.io/livestream.php) a partir das 11:30.
Foto de Capa: Sprint Cycling Agency