Jonathan Milan em busca da primeira vitória italiana nesta edição do Giro d’Italia!
Disputa-se hoje a quarta etapa do Giro d’Italia que nos promete mais uma excelente batalha entre os sprinters pela vitória. A Lidl – Trek, a Team Visma | Lease a Bike, a Soudal Quick-Step e a Intermarché – Wanty são equipas que poderão controlar o ritmo da corrida e a vantagem da fuga do dia para conseguirem disputar a etapa com os seus sprinters.
Perfil
A quarta etapa do Giro d’Italia apresenta um percurso de 190km entre Acqui Terme e Andora. O dia contará com três sprints intermédios e uma contagem de terceira categoria. A etapa deverá começar com um ritmo baixo, enquanto se formará, sem grandes dificuldades, a fuga do dia.
Na contagem do dia, o Colle del Melogno, com 7.5km a 4.8%, e a subida não categorizada, após esta subida, o Colla del Bresca, com 1.4km a 8.3%, poderemos ver algumas equipas a acelerar para tentar eliminar ou pôr em dificuldades alguns sprinters. Mesmo assim, o pelotão ainda irá ter muitos kms pela frente e os sprinters podem muito bem reentrar.
A 4.3km da meta, os ciclistas entram numa mítica subida da Milano Sanremo, o Capo Mele, com 1.8km a 4.4%. O ritmo deverá ser elevado e a colocação no início e no fim da subida será muito importante para os sprinters. A posição irá definir os que poderão lutar pela vitória na segunda chegada ao sprint desta edição do Giro d’Italia.
Favoritos
Jonathan Milan (Lidl – Trek) parte como principal favorito para a etapa 4 do Giro d’Italia. Milan está num excelente momento de forma e já mostrou várias vezes a sua grande potência. O italiano tem aqui uma boa etapa para as suas características e pode ser hoje que se estreia a vencer nesta edição do Giro.
Tim Merlier (Soudal Quick-Step) e Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike) são os maiores adversários de Milan. Merlier está a correr sem pressão, depois de ter vencido a etapa 3. O belga também está a fazer uma fantástica temporada e tem aqui uma nova chance para vencer, mas principalmente, defender a Maglia Ciclamino. Kooij está num bom momento. O neerlandês não conseguiu um melhor resultado na etapa 3 por ter sido fechado, mas tem aqui uma boa etapa para se redimir e voltar aos triunfos.
Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) mostrou-se muito bem na etapa anterior. O eritreu tem mais uma etapa ao seu estilo, e pode voltar a vencer no Giro, dois anos depois. Laurence Pithie (Groupama – FDJ) ficou muito cedo exposto nos últimos kms e acabou por caro no sprint na última etapa. A etapa de hoje vai ao encontro das características do neozelandês, que pode regressar aos pódios no World Tour. Tobias Lund Andresen (Team DSM-Firmenich PostNL) confirmou a excelente forma. O dinamarquês tem mais uma ótima etapa para si e quererá conseguir mais um belo resultado.
Ethan Vernon (Israel – Premier Tech) parece estar em boa forma. O britânico também ficou muito cedo sozinho na etapa anterior, mas, com mais ajuda no dia de hoje, é capaz de conseguir um ótimo resultado. Alberto Dainese (Tudor Pro Cycling Team) parece não tido um bom dia na última jornada, mas tem aqui uma boa oportunidade para regressar ao seu melhor.
Kaden Groves e Caleb Ewan (Team Jayco – AlUla) não tiveram como gostariam na primeira chance para sprinters deste Giro. Ambos têm aqui uma boa etapa para as suas características e podem muito bem voltar aos grandes resultados.
Nota ainda para Jenthe Biermans (Arkea-B&B Hotels), Danny Van Poppel (Bora – Hansgrohe), Phil Bauhaus (Bahrain Victorious), Sebastian Molano (UAE Team Emirates), Fernando Gaviria (Movistar Team) e Max Kanter (Astana Qazaqstan Team) que podem terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Jonathan Milan
⭐⭐⭐⭐ Tim Merlier e Olav Kooij
⭐⭐⭐ Biniam Girmay, Laurence Pithie e Tobias Lund Andresen
⭐⭐ Ethan Vernon, Alberto Dainese, Kaden Groves e Caleb Ewan
⭐ Jenthe Biermans, Danny Van Poppel, Phil Bauhaus, Sebastian Molano, Fernando Gaviria e Max Kanter
Portugueses em prova
Rui Oliveira (UAE Team Emirates) é o único português presente e estará com o dorsal #192.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 11h15.
Foto de Capa: Tirreno – Adriatico