Tim Merlier vence em final caótico a etapa 3 do Giro d’Italia!
O belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step) venceu a terceira etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 166km entre Novara e Fossano, batendo ao sprint o italiano Jonathan Milan (Lidl – Trek) e o eritreu Biniam Girmay (Intermarché – Wanty).
Início tranquilo e com poucos ataques
A terceira etapa do Giro d’Italia começou com um ritmo tranquilo e nenhum ciclista tentava sair do pelotão. A 117km do fim, alguns ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum deles teve sucesso. 3km depois, Lilian Calmenjane (Intermarché – Wanty) e Davide Ballerini (Astana Qazaqstan Team) saíram do pelotão e conseguiram uma pequena vantagem.
A 108km do fim, Calmejane foi o primeiro a passar no topo da única contagem do dia. Logo a seguir, o francês decidiu tirar pé e acabou por ser alcançado pelo pelotão. Ballerini ainda ficou alguns kms na frente da corrida, mas também decidiu tirar pé e foi alcançado a 96km do fim.
Ataques para o sprint intermédio partem a corrida
A 88km do fim, equipas aceleraram para o sprint intermédio e Jonathan Milan foi buscar a pontuação máxima. Estas acelerações partirem a corrida e Kaden Groves, Tobias Bayer, Edward Planckaert e Fabio Van den Bossche (Alpecin – Deceuninck), David Dekker (Arkea-B&B Hotels), Danny Van Poppel (Bora – Hansgrohe), Benjamin Thomas (Cofidis), Biniam Girmay, Adrien Petit e Madis Mihkels (Intermarché – Wanty), Jonathan Milan, Caleb Ewan (Team Jayco-AlUla), Luke Lamperti e Tim Merlier (Soudal Quick-Step), Tobias Lund Andresen e Kevin Vermaerke (Team DSM-Firmenich PostNL), Christophe Laporte e Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike), Matteo Trentin, Alberto Dainese e Robin Froidevaux (Tudor Pro Cycling Team) e Filippo Fiorelli, Martin Marcellusi e Manuele Tarozzi (VF Group – Bardiani CSF – Faizane) ficaram isolados.
A 69km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Milan voltou a ser o mais forte. O grupo da frente tinham cerca de 1:00 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Team Polti Kometa, Movistar Team e Bahrain Victorious. Fiorelli teve de trocar de bicicleta, mas conseguiu reentrar na frente da corrida.
Ritmo elevado provoca mais cortes, mas acaba tudo por se juntar
A 60km do fim, o pelotão partiu em dois por causa do aumento de ritmo da Movistar Team numa zona de vento lateral. Cian Uijtdebroeks (Team Visma | Lease a Bike) acabou por ficar cortado. 12km depois, o segundo pelotão alcançou o primeiro. A 44km do fim, alguns ataques aconteceram na frente da corrida, mas acabaram por não ter sucesso. Logo a seguir, o grupo da frente acabou por ser alcançado pelo pelotão.
O ritmo da corrida acabou por baixar e os ciclistas preparavam-se para uma chegada ao sprint em pelotão compacto. A 22km da meta, Ben Swift (Ineos Grenadiers) foi buscar a bonificação máxima no último sprint intermédio do dia. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) conseguiu ir buscar 2s de bonificação e Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) 1s.
Final caótico com Pogacar e Thomas a tentarem surpreender
Nos últimos kms, o ritmo era elevado e várias equipas lutavam pela frente do pelotão. A 3km da meta, Mikkel Honore (EF Education – EasyPost) e foi seguido por Tadej Pogacar (UAE Team Emirates). Poucos metros depois, Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) fez a ponte para o dinamarquês e o eslveno. A 2.2km da meta, Pogacar aumentou o ritmo e Honore acabou por quebrar. Thomas também passou dificuldades, mas conseguiu agarrar-se na roda do esloveno.
Nos metros finais, Pogacar e Thomas acabaram por ser alcançados. Milan não estava bem posicionado e teve de começar a sprintar muito cedo. O italiano rapidamente passou para a liderança e parecia que ia vencer, mas vindo de trás, Merlier conseguiu passar Milan para conquistar assim a sua oitava vitória da temporada na etapa 3 do Giro d’Italia. Girmay acabou por completar o pódio. Kooij parecia estar embalado, nos últimos metros, mas acabou por ser fechado e foi apenas 6º.
O português Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 45º com o mesmo tempo do vencedor.
Tadej Pogacar manteve a liderança da classificação geral e da classificação da montanha do Giro d’Italia. Tim Merlier é o novo líder da classificação por pontos e Cian Uijtdebroeks segue o melhor jovem. A Bora – Hansgrohe é a melhor equipa.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Fotos: Giro d’Italia