Tadej Pogacar e o Sonho Rosa na abertura do Giro d’Italia!

Um dos dias mais esperados do ano para os fanáticos de ciclismo chegou. Hoje começa a primeira grande volta da temporada, o Giro d’Italia! A corrida com um pelotão de luxo e com vários candidatos à vitória, mas entre todos eles há um que se destaca, o campeão esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates). A 107ª edição do Giro abre com uma etapa perfeita para Pogacar. Será que o esloveno vai querer entrar com tudo e ser o primeiro Maglia Rosa?

Perfil

A primeira etapa do Giro d’Italia apresenta um percurso de 140km entre Venaria Reale e Torino. O dia contará com dois sprints intermédios, uma contagem de quarta categoria, uma contagem de terceira categoria e uma contagem de segunda categoria. A etapa promete começar com um ritmo alto e não deverá ser fácil a formação da fuga do dia. Algumas equipas não vão querer que uma grande fuga se forma com uma boa vantagem, pois existe a chance de poderem vingar.

A subida de segunda categoria, o Colle della Maddalena, com 6.1km a 7.4%, promete partir o pelotão e eliminar os principais sprinters presentes na corrida. A 4.7km da meta, os ciclistas entram no Bivio di San Vito, com 1.4km a 9.8%. Esta subida não categorizada é bastante explosiva e promete partir ainda mais a corrida. Poderemos ter uma chegada ao sprint num grupo reduzido ou um ciclista a cruzar a meta em solitário.

Perfil da 1ª etapa do Giro d'Italia
Perfil da 1ª etapa do Giro d’Italia

Favoritos

Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) parte como principal favorito para a etapa 1 do Giro d’Italia. Pogacar está em grande forma. O esloveno já conta com 7 vitórias e pretende conquistar mais no seu primeiro Giro. A etapa de hoje é excelente para as suas características e pode muito bem mexer no Bivio di San Vito para vencer como pode vencer ao sprint num grupo reduzido.

Aurélien Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale) e Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) são os maiores adversários de Tadej Pogacar. Paret-Peintre está a fazer uma excelente temporada. O francês tem aqui uma dia perfeito para as suas características e de certeza que vai ter liberdade para lutar pela etapa. Alaphilippe procura regressar aos grandes triunfos. Das três grandes voltas, só falta ao francês vencer uma etapa no Giro e tem aqui um bela chance para o fazer.

Jhonnatan Narvaez (Ineos Grenadiers) também entrou bem em 2024. O equatoriano também dá-se bem neste tipo de jornadas e é bem capaz de ter liberdade no dia de hoje para lutar pela primeira Maglia Rosa. Laurence Pithie (Groupama – FDJ) já mostrou ser capaz de estar com os melhores em jornadas deste tipo. O neozelandês é bem capaz de aguentar o forte ritmo do pelotão e de estar na luta pela vitória. Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step) é mais uma arma da equipa belga para o dia de hoje. Vansevenant está em boa forma e pode muito bem mexer na corrida para tentar ser o primeiro líder.

Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) está na sua temporada de afirmação. O italiano é capaz de estar com os melhores nestas jornadas e pode tentar abrir o Giro com um lugar no pódio. Cristian Scaroni (Astana Qazaqstan Team) e Kevin Vermaerke (Team DSM-Firmenich PostNL) estão a fazer uma boa temporada. Ambos passam bem este tipo de dificuldades e têm uma boa ponta final que os podem ajudar a conseguir um ótimo resultado. Andrea Bagioli (Lidl – Trek) não começou bem o seu ano de estreia pela Trek. O italiano tem aqui uma boa dia para as suas características e para voltar aos grandes resultados.

Nota ainda para Romain Bardet (Team DSM-Firmenich PostNL), Giulio Pellizzari (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè), Christophe Laporte (Team Visma | Lease a Bike), Marius Mayrhofer (Tudor Pro Cycling Team), Pelayo Sanchez (Movistar Team) e Nick Schultz (Israel – Premier Tech) que podem lutar por um lugar do top5.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar
⭐⭐⭐⭐ Aurélien Paret-Peintre e Julian Alaphilippe
⭐⭐⭐ Jhonnatan Narvaez, Laurence Pithie e Mauri Vansevenant
⭐⭐ Antonio Tiberi, Cristian Scaroni, Kevin Vermaerke e Andrea Bagioli
⭐ Romain Bardet, Giulio Pellizzari, Christophe Laporte, Marius Mayrhofer, Pelayo Sanchez e Nick Schultz

Portugueses em prova

Rui Oliveira (UAE Team Emirates) é o único português presente e estará com o dorsal #192.

Transmissão em direto

Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 12h30.

Foto de Capa: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock