Silvia Persico volta aos triunfos no GP de Plumelec-Morbihan!
A italiana Silvia Persico (UAE Team ADQ) venceu o GP de Plumelec-Morbihan, uma clássica de 95.7km com partida e chegada em Plumelec, batendo ao sprint a campeã francesa Victoire Berteau (Cofidis) e a polaca Marta Lach (Ceratizit-WNT Pro Cycling).
Corrida ofensiva, mas nenhuma ciclista ganhou um espaço importante
O GP Plumelec-Morbihan começou com um ritmo alto e a chuva começou a marcar desde cedo as pernas das ciclistas. A cerca de 50km para o fim, Marie-Morgane Le Deunff (Arkea-B&B Hotels) conseguiu isolar-se na frente da corrida. A 41km do fim, Lea Lin Teutenberg (Ceratizit-WNT Pro Cycling), Dominika Wlodarczyk (UAE Team ADQ), Nina Buijsman (FDJ-Suez), Emilia Fahlin (Arkea-B&B Hotels), Valentin Fortin (Cofidis), Anastasiya Kolesava (Canyon//SRAM Generation), Nicole Frain (Hess Cycling Team), Kate Richardson (Lifeplus Wahoo) Célia Le Mouel (St Michel-Mavic-Auber93) e Fariba Hashimi (WCC Team) atacaram e chegaram a Le Deunff.
6km depois, o grupo da frente tinha uma vantagem de 22s sobre o pelotão. A UAE Team ADQ e a FDJ-Suez acabaram por assumir a perseguição e fizeram com que o grupo da frente fosse alcançado a 31km para o fim. Logo a seguir, Laura Asencio (Ceratizit-WNT Pro Cycling) atacou, mas não conseguiu isolar-se. A 25km do fim, Teutenberg tentou sair do pelotão, mas sem sucesso. Logo a seguir, mais ciclistas tentaram partir o pelotão, mas não conseguiram.
Forte grupo sai do pelotão
A 17km da meta, ataques aconteceram no pelotão e Eleonora Gasparrini e Dominika Wlodarczyk (UAE Team ADQ), Marta Lach, Victoire Berteau, Jade Wiel (FDJ-Suez), Giada Borghesi (BTC City Ljubljana Zhiraf Ambedo), Yanina Kuskova (Tashkent City Women PCT) e Camilie Fahy (St Michel-Mavic-Auber93) conseguiram ficar isoladas na frente da corrida. 5km depois, as oito tinham uma vantagem de apenas 20s sobre o pelotão.
A 8km da meta, Silvia Persico saiu do pelotão e rapidamente conseguiu se juntar ao grupo da frente que não tinha muita colaboração. Com a chegada da italiana à frente da corrida, a UAE Team ADQ assumiu o comando do grupo com Wlodarczyk e estavam a conseguir aumentar a vantagem que tinham sobre o pelotão.
Nove da frente resistem e lutem ao sprint pela vitória
A 1.4km da meta, as ciclistas entraram no Côte de Cadoual, que tinha como pendente média 5.4%, com Wlodarczyk a comandar o grupo da frente. Após a última curva, Kuskova tentou surpreender com uma aceleração de longe, mas não ganhou um espaço importante. Persico lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese para regressar assim às vitórias, 1 ano depois, no GP de Plumelec-Morbihan. Berteau ainda tentou seguir a italiana, mas não conseguiu e acabou por ser segunda. Lach conseguiu para ser mais forte que Wiel para ser 3ª.
Kuskova e Borghesi confirmaram o bom momento de forma ao conseguirem ser 5ª e 6ª, respetivamente. Gasparrini não teve pernas para sprintar e acabou por ser 7ª a 3s. Destaca-se as grandes prestações de Fahy e Wlodarczyk que foram 8ª e 9ª, respetivamente.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency