Irá Simon Yates ser o novo “Rei” da Willunga Hill neste Tour Down Under?

Disputa-se esta madrugada a quinta etapa do Tour Down Under, que nos traz o primeiro embate entre os favoritos à geral na mítica Willunga Hill. A UAE Team Emirates, a Team Jayco – AlUla, a Team Visma | Lease a Bike e a Soudal Quick-Step são equipas que poderão controlar o ritmo da etapa, e a vantagem da fuga do dia, para conseguirem disputar a etapa com os seus líderes.

Perfil

A quinta etapa do Tour Down Under apresenta um percurso de 129.3km entre Christies Beach e Willunga Hill. O dia contará com dois sprints intermédios e duas passagens numa contagem de primeira categoria, ambas na famosa subida. A etapa deverá começar com um ritmo baixo e não deverá ser difícil a formação da fuga do dia. A cerca de 26km do fim, os ciclistas entram na primeira passagem na Willunga Hill, com 3km a 7.4%. A fuga deverá ser alcançada e o ritmo da corrida deverá ser elevado, com o pelotão a perder várias unidades.

O momento decisivo da corrida deverá ser na subida final. A última passagem na Willunga Hill promete estragos e deverá ser onde as principais movimentações irão acontecer. Poderemos ter uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas ou um ciclista a cruzar a meta em solitário.

Perfil da 5º etapa do Tour Down Under
Perfil da 5º etapa do Tour Down Under

Favoritos

Simon Yates (Team Jayco – AlUla) parte como principal favorito para a etapa de hoje. Yates tem aqui uma grande oportunidade para ganhar segundos à concorrência e subir à liderança da geral. O britânico não tem muita ajuda na montanha, mas a Jayco irá fazer de tudo para tentar vencer uma etapa e conquistar a corrida “de casa”.

Finn Fisher-Black (UAE Team Emirates) e Milan Vader (Team Visma | Lease a Bike) são os maiores adversários de Yates. Fisher-Black dá-se bem nestas subidas explosivas. O neozelandês pode mexer na corrida para ajudar a proteger a liderança da UAE, para que esta tem mais um ciclista entre os primeiros da geral. Vader mostrou-se em grande nível no final da temporada passada. O neerlandês tem aqui mais uma oportunidade para ser líder e conseguir novo excelente resultado no World Tour.

Oscar Onley (Team DSM – Firmenich PostNL) também se dá bem neste tipo de etapas. O britânico já mostrou ter capacidade para estar com os melhores e disputar a etapa. Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) pode muito bem lutar pela etapa, mas a forma do francês é uma incógnita. Todos conhecem a sua capacidade, mas o ano passado foi bastante difícil para o francês. Isaac Del Toro (UAE Team Emirates) surpreendeu com a vitória na etapa 2. O mexicano parece estar em forma e pode estar novamente na luta por mais uma etapa.

Jack Haig (Bahrain Victorious) teve um ano de 2023 abaixo do esperado. O australiano pretende voltar aos bons resultados no World Tour e fazê-lo em casa seria muito motivador. Rúben Guerreiro (Movistar Team) é especialista neste tipo de subidas. A forma do português é uma incógnita, mas mesmo assim não deve ser descartado da luta pelo pódio.

Laurens De Plus (Ineos Grenadiers) foi um dos melhores gregários em 2023. O belga tem aqui uma oportunidade para ser líder e para disputar o pódio de uma corrida World Tour. Stephen Williams (Israel – Premier Tech) é um ciclista bastante explosivo. O britânico terminou a temporada de 2023 em bom nível nas clássicas italianas e poderá estar na luta por um lugar no top5.

Nota ainda para Diego Ulissi (UAE Team Emirates), Nick Schultz (Team Jayco – AlUla), Roger Adrià (BORA – hansgrohe), Archie Ryan (EF Education – EasyPost), Michael Storer (Australia National Team) e Louis Barré (ARKEA – B&B Hotels) que podem terminar nos 10 primeiros.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Simon Yates
⭐⭐⭐⭐ Finn Fisher-Black e Milan Vader
⭐⭐⭐ Oscar Onley, Julian Alaphilippe e Isaac Del Toro
⭐⭐ Jack Haig, Rúben Guerreiro, Laurens De Plus e Stephen Williams
⭐ Diego Ulissi, Nick Schultz, Roger Adrià, Archie Ryan, Michael Storer e Louis Barré

Portugueses em Prova

António Morgado (UAE Team Emirates) e Rúben Guerreiro (Movistar Team) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #4 e #123, respetivamente.

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a etapa 5 do Tour Down Under em direto, a partir das 00:30, no Tiz Cycling – https://tiz-cycling-live.io/livestream.php

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock