Biniam Girmay busca nova vitória World Tour em dia acidentado no Tour Down Under!
Disputa-se hoje a segunda etapa do Tour Down Under. O dia promete-nos uma grande batalha na luta pela vitória e pela camisola laranja! A Israel – Premier Tech, a Intermarché – Wanty e a Ineos Grenadiers são equipas que têm ciclistas que se dão muito bem neste tipo de etapas, e poderão mexer na corrida para que um destes tentes vencer a etapa e subir para a liderança da geral.
Perfil
A segunda etapa do Tour Down Under apresenta um percurso de 141.6km entre Norwood e Lobethal. Pela frente, o pelotão contará com três contagens de montanha de segunda categoria e dois sprints intermédios. A etapa deverá começar com um ritmo baixo e não deverá ser difícil a formação da fuga do dia. Ao km 36, os ciclistas entram no circuito final de cerca de 35km, ao qual darão três voltas. A parte mais dura do circuito é a subida categorizada, a Fox Creek Climb, com 1.6km a 8.8%.
Na volta final, a subida fica a cerca de 9km da meta, e deverá proporcionar as principais movimentações pela vitória. Alguns ciclistas que têm aspirações à geral poderão atacar para tentar vencer a etapa e ganhar segundos na geral. O cenário mais provável, porém, é uma chegada ao sprint entre os ciclistas com uma forte ponta final presentes no reduzido pelotão.
Favoritos
Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) parte como principal favorito para a segunda etapa. O eritreu parece estar em boa forma e dá-se bem neste tipo de perfis. Tem por isso uma grande oportunidade para regressar às vitórias no World Tour. Danny Van Poppel (BORA – hansgrohe) e Corbin Strong (Israel – Premier Tech) também se adaptam muito bem a este tipo de corridas acidentadas e os dois têm capacidade para vencer ao sprint esta etapa.
Jhonnatan Narvaez (Ineos Grenadiers) tem uma corrida ao seu estilo e a Ineos é bem capaz de acelerar para que o equatoriano tenha mais chances de vencer ao sprint. Caleb Ewan (Team Jayco – AlUla) ainda está a recuperar de um golpe de calor. O australiano já venceu corridas deste tipo no passado e se aguentar o ritmo do pelotão, é candidato a vencer ao sprint. Iván Garcia Cortina (Movistar Team) tem se mostrado muito bem neste tipo de etapas. O espanhol é bem capaz de estar na luta por um lugar no pódio.
Madis Mihkels (Intermarché – Wanty) é outro ciclista da Wanty que pode lutar pela etapa, mas com Girmay presente, o jovem estoniano poderá ser o seu lançador. Mathias Vacek e Natnael Tesfazion (Lidl – Trek) são dois ciclistas que se dão bem nestas etapas e tanto podem mexer na corrida para conseguir um bom resultado como o podem fazer ao sprint. Axel Mariault (Cofidis) tem crescido temporada após temporada. O francês é especialista neste tipo de corridas e pode surpreender ao conseguir lutar por um lugar no top5.
Nota ainda para Max Kanter (Astana Qazaqstan Team), Laurence Pithie (Groupama-FDJ), Diego Ulissi (UAE Team Emirates), Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step), Gonzalo Serrano (Movistar Team) e Pavel Bittner (Team DSM-Firmenich PostNL) que poderão terminar nos 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Biniam Girmay
⭐⭐⭐⭐ Danny Van Poppel e Corbin Strong
⭐⭐⭐ Jhonnatan Narvaez, Caleb Ewan e Iván Garcia Cortina
⭐⭐ Madis Mihkels, Mathias Vacek, Natnael Tesfazion e Axel Mariault
⭐ Max Kanter, Laurence Pithie, Diego Ulissi, Julian Alaphilippe, Gonzalo Serrano e Pavel Bittner
Portugueses em Prova
António Morgado (UAE Team Emirates) e Rúben Guerreiro (Movistar Team) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #4 e #123, respetivamente.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa 2 do Tour Down Under em direto, a partir das 00:30, no Tiz Cycling – https://tiz-cycling-live.io/livestream.php