Sam Welsford começa o ano a vencer com a BORA e é o primeiro líder do Tour Down Under!

O australiano Sam Welsford (BORA – hansgrohe) venceu a primeira etapa do Tour Down Under, uma ligação de 144km com partida e chegada em Tanunda, batendo ao sprint o alemão Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) e o eritreu Biniam Girmay (Intermarché – Wanty).

A primeira etapa do Tour Down Under começou diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A Israel – Premier Tech impunha um ritmo alto para Corbin Strong conseguir bonificações no primeiro sprint intermédio do dia. Ao km 24, no primeiro sprint intermédio, Finn Fisher-Black (UAE Team Emirates) surpreendeu os adversários com um poderoso ataque para ir buscar 3s de bonificação. Strong conseguiu apenas 2s e Jhonatan Narvaez (INEOS Grenadiers) 1s.

Jornada curta para a fuga do dia

O ritmo acalmou após o sprint intermédio e Georg Zimmermann (Intermarché – Wanty) e Louis Barré (ARKEA – B&B Hotels) aproveitaram para saltar do pelotão e formar a fuga do dia. Ao km 32, Barré foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia. O duo da frente tinha uma vantagem de quase 3:00 sobre o pelotão.

A 70km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Zimeermann foi mais forte que Barré para conquistar 3s de bonificação. Strong foi o mais forte ao sprint do pelotão e somou mais 1s. Os dois da frente tinham apenas 1:00 de vantagem sobre o pelotão. A 62km do fim, na segunda contagem do dia, Barré foi novamente o primeiro a passar no topo. Com o pelotão já próximo, o duo da frente decidiu levantar o pé e foi alcançado. O pelotão acabou por baixar o ritmo e começava-se a preparar para a última subida do dia e para uma chegada ao sprint.

A 13km do fim, na última contagem do dia, Luke Burns (Australia National Team) foi o primeiro a passar no topo. Após a contagem, o pelotão continuava com o ritmo elevado e as equipas dos sprinters começavam a subir no pelotão. A Liv AlUla Jayco acabou por assumir o comando e tentava lançar Caleb Ewan para a vitória.

O sprint final

A 1km da meta, o comboio da BORA – hansgrohe apareceu e passou para a dianteira. Ewan perdeu o seu comboio e colocou-se na roda de Welsford. Bauhaus conseguiu a roda de Ewan e Girmay estava um pouco atrás do alemão. Danny Van Poppel (BORA – hansgrohe) começou a lançar o sprint de Welsford, e deixou o australiano em posição perfeita. Welsford teve apenas que finalizar a 150m do fim, conquistando a sua primeira vitória pela nova equipa em dia de estreia.

Ewan estava na roda certa, mas o australiano, que está a recuperar de um golpe de calor, acabou por ficar sem pernas e foi ultrapassado por Bauhaus e Girmay. O eritreu não estava bem colocado e teve de lançar o seu sprint muito cedo, mostrando que está com pernas para vencer. Johannes Staune-Mittet (Team Visma | Lease a Bike) e Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) foram os derrotados do dia. O jovem norueguês perdeu 31s e o italiano 1:38.

António Morgado estreou-se a correr no World Tour no Tour Down Under
António Morgado estreou-se a correr no World Tour neste Tour Down Under

Rúben Guerreiro (Movistar Team) e António Morgado (UAE Team Emirates) chegaram seguros no pelotão e foram 30º e 40º, respetivamente, com o mesmo tempo do vencedor.

Sam Welsford é o primeiro líder da classificação geral e da classificação por pontos. Louis Barré é o primeiro líder da classificação da montanha. Madis Mikhels (Intermarché – Wanty) é o melhor jovem e a Intermarché – Wanty lidera por equipas.

Sam Welsford é o primeiro camisola laranja do Tour Down Under (Foto: Tim de Waele/Getty Images)
Sam Welsford é o primeiro camisola laranja do Tour Down Under (Foto: Tim de Waele/Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock