No regresso a casa, poderá Caleb Ewan voltar às vitórias no Tour Down Under?

Arranca na madrugada desta terça-feira a primeira prova do calendário World Tour masculino, o Tour Down Under. A 24ª edição da corrida australiana traz-nos um pelotão de luxo, com alguns dos principais nomes do pelotão internacional. A primeira jornada apresenta uma excelente oportunidade para os sprinters brilharem. Será que teremos um homem da casa a conquistar a primeira camisola laranja ou será que alguém irá bater os australianos nas ruas de Tanunda?

Perfil

A primeira etapa do Tour Down Under apresenta um percurso de 144km na cidade de Tanunda. O pelotão percorrerá um circuito de 48km por três vezes, totalizando dois sprints intermédios e três passagens numa contagem de quarta categoria. A etapa deverá começar com um ritmo baixo e não deverá ser difícil a formação da fuga do dia. As equipas dos sprinters deverão comandar o pelotão para que estes consigam lutar pela vitória.

A contagem do dia, a Menglers Hill, com 2km a 3.8%, não deverá ser suficiente para eliminar os principais sprinters, mas de certeza que poderemos ver alguma equipa a acelerar para tentar partir o grupo. Nos últimos kms, o ritmo da corrida deverá ser elevado e as equipas dos sprinters irão tentar colocar os seus comboios na melhor posição possível para o sprint final. O final é em ligeiro falso plano e poderá beneficiar ciclistas como Caleb Ewan e Biniam Girmay.

Perfil da 1ª etapa do Tour Down Under
Perfil da 1ª etapa do Tour Down Under

Favoritos

Caleb Ewan (Team Jayco – AlUla) parte como principal favorito para a primeira etapa. Ewan voltou nesta temporada à equipa que o lançou para os grandes palcos. O australiano teve uma temporada passada bastante desapontante e no regresso a “casa”, Ewan pretende voltar a encontrar o caminho para as vitórias no World Tour.

Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) e Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) são os maiores adversários de Ewan. Girmay decidiu começar a temporada mais cedo. O eritreu disse que se sentiu bem nos treinos e que corridas com temperaturas elevadas o ajudam a extrair o seu melhor. O Tour Down Under é uma corrida perfeita para Girmay, que depois de ter uma temporada abaixo do esperado, também pretende voltar aos bons resultados. Bauhaus conhece muito bem este final, Depois de ter vencido neste local na segunda etapa do Tour Down Under 2023, o alemão pretende repetir o seu feito do ano passado.

Sam Welsford (Bora – Hansgrohe) tem mostrado cada vez mais a sua grande potência. O australiano gostaria de começar a temporada com uma vitória e abrir da melhor forma com a nova equipa. Danny Van Poppel (Bora – Hansgrohe) tem mostrado cada vez mais a sua grande qualidade. O neerlandês deverá ser o lançador de Welsford, mas se o australiano não estiver no grupo, é bem capaz de lutar pela vitória. Elia Viviani (Ineos Grenadiers) não teve uma das suas melhores temporadas em 2023. O italiano pretende começar o ano com um excelente resultado.

Corbin Strong (Israel – Premier Tech) é bem capaz de lutar por um lugar do top5 na etapa de hoje. A Israel pode tentar endurecer o ritmo da etapa, para que o australiano tenha mais chances de vencer. Laurence Pithie (Groupama – FDJ) mostrou ter um bom potencial na temporada passada. O jovem neozelandês tem aqui uma grande chance para conseguir um ótimo resultado.

Iván Garcia Cortina (Movistar Team) também teve um ano de 2023 aquém das expectativas. O espanhol tem uma chance para começar o ano com um ótimo resultado. Max Kanter (Astana Qazaqstan Team) mudou de ares em 2024. O alemão veio para fazer parte do comboio de Mark Cavendish, mas terá aqui uma oportunidade para ser o sprinter da equipa e mostrar a sua qualidade.

Nota ainda para Emils Liepins e Pavel Bittner (Team DSM – Firmenich PostNL), Daniel Mclay (ARKEA – B&B Hotels), Alvaro Hodeg (UAE Team Emirates), Jhonnatan Narvaez (Ineos Grenadiers) e Maurice Ballerstedt (Alpecin – Deceuninck), que podem terminar nos 10 primeiros.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Caleb Ewan
⭐⭐⭐⭐ Biniam Girmay e Phil Bauhaus
⭐⭐⭐ Sam Welsford, Danny Van Poppel e Elia Viviani
⭐⭐ Corbin Strong, Laurence Pithie, Iván Garcia Cortina e Max Kanter
⭐ Emils Liepins, Pavel Bittner, Daniel Mclay, Alvaro Hodeg, Jhonnatan Narvaez e Maurice Ballerstedt

Portugueses em Prova

António Morgado (UAE Team Emirates) e Rúben Guerreiro (Movistar Team) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #4 e #123, respetivamente.

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a etapa 1 do Tour Down Under em direto, a partir das 00:30, no Tiz Cycling – https://tiz-cycling-live.io/livestream.php

Foto de Capa: Con Chronis

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock