Dupla da ABTF Betão – Feirense à procura de fazer estragos na mítica Senhora da Graça!

Disputa-se a nona etapa da Volta a Portugal Continente, a última etapa de alta montanha da Volta, que nos promete uma fantástica batalha entre os favoritos à geral pela etapa e pela camisola amarela. A ABTF Betão – Feirense, a Euskaltel – Euskadi, a Glassdrive / Q8 / Anicolor e a Team Vorarlberg são equipas que poderão controlar o ritmo da etapa e a vantagem da fuga do dia para conseguirem disputar a etapa com os seus líderes.

Perfil

A nona etapa da Volta a Portugal Continente apresenta um percurso de 174.5km entre Paredes e Senhora da Graça, e contará com três metas volantes, duas contagens de quarta categoria e três contagens de primeira categoria. A etapa deverá começar com um ritmo alto e deverá ser difícil a formação da fuga do dia.

Logo na primeira contagem de primeira categoria do dia, a Serra do Marão, 21.4km a 3.4%, o ritmo do pelotão deverá aumentar e o grupo poderá começar a partir. Após a Serra do Marão, os ciclistas passam no Velão, 5.6km a 3.5%, que poderá fazer com que o pelotão perca mais algumas unidades. Após o Velão, os ciclistas sobem o Barreiro, 10.4km a 6.1%, que promete um ritmo ainda mais elevado no pelotão e até alguns ataques poderão acontecer. Poderemos ver a fuga a ser alcançada numa destas contagens ou entre o topo do Barreiro e o início da Senhora da Graça.

A etapa acaba na mítica Senhora da Graça, 8.4km a 7.5%, que nos promete um grandíssimo espetáculo na luta pela etapa e pela geral. Na subida final, o ritmo do grupo dos favoritos promete ser elevado e poderemos ver alguns ciclistas, como por exemplo, os dois líderes da Euskaltel, Luis Angel Mate e Txomin Juaristi, para obrigar outros ciclistas a trabalhar. Poderemos ver um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas.

Perfil da 9ª etapa da Volta a Portugal Continente

Favoritos

António Carvalho (ABTF Betão – Feirense) parte como principal favorito para a etapa de hoje. António Carvalho tem parecido cada vez melhor etapa após etapa, o português dá-se bem na Subida da Graça e tem aqui uma excelente oportunidade para ganhar tempo aos seus adversários.

Colin Stussi (Team Vorarlberg) e Luis Angel Mate (Euskaltel – Euskadi) são os maiores adversários de António Carvalho. Stussi está muito provavelmente na melhor forma da sua carreira e o suíço tem capacidade para vencer a etapa, mas o seu principal objetivo é defender a camisola amarela. Mate também aparece num alto nível nesta Volta e o espanhol poderá mexer na corrida para tentar se tornar no novo camisola amarela.

Henrique Casimiro (Efapel Cycling) está na sua melhor forma e o português já mostrou ter capacidade para vencer a etapa de hoje e para subir ao pódio da geral. Frederico Figuiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor) não está no seu melhor momento desta temporada, mas mesmo assim não deve ser descartado da luta pela etapa. Txomin Juaristi (Euskaltel-Euskadi) mostrou num grande nível nesta Volta e o espanhol poderá mexer na corrida para tentar vencer a etapa e para obrigar outras equipas a puxarem no grupo dos favoritos.

Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) está a subir de forma, o português poupou-se na etapa 8 depois do furo que o fez deixar de estar entre os melhores e de certeza que vai partir a corrida para tentar ajudar o seu líder António Carvalho na geral. Jesus Del Pino (Aviludo – Louleteano – Loulé Concelho) parece se dar bem na Senhora da Graça e o espanhol tem capacidade para conseguir um bom resultado. Yesid Pira (Caja Rural-Seguros RGA) está a andar muito bem e o colombiano poderá conseguir mais um belo resultado. Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor) pretende não perder muito tempo para os seus principais adversários na geral, mas o russo terá uma tarefa difícil pela frente.

Nota ainda para Mikel Iturria (Euskaltel – Euskadi), Oscar Cabedo (Team Vorarlberg), James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), Delio Fernandez (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense) e Hélder Gonçalves (Kelly – Simoldes – UDO) que podem terminar nos 10 primeiros.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ António Carvalho
⭐⭐⭐⭐ Colin Stussi e Luis Angel Mate
⭐⭐⭐ Henrique Casimiro, Frederico Figuiredo e Txomin Juaristi
⭐⭐ Afonso Eulálio, Jesus Del Pino, Yesid Pira e Artem Nych
⭐ Mikel Iturria, Oscar Cabedo, James Whelan, Delio Fernandez e Hélder Gonçalves

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a etapa em direto na RTP1, a partir das 15h!

Foto de Capa: Federação Portuguesa de Ciclismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock