Será Remco Evenepoel capaz de fazer o hat-trick na Donostia San Sebastian Klasikoa?
Realiza-se hoje no País Basco a 43ª Edição da Donostia San Sebastian Klasikoa, uma interessantíssima clássica que pertence ao calendário World Tour. Com várias colinas e pequena subidas para passar, ao estilo típco do País Vasco, e com a enorme qualidade do pelotão, o espetáculo está desde já assegurado. Pela frente deveremos ter uma batalha entre juventude e experiência, com Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) a estar presente para defender o título de 2022, e a enfrentar também um dos seus adversários da próxima Vuelta a España, o espanhol Juan Ayuso (UAE Team Emirates).
Perfil
A Donostia de San Sebastian Klasikoa tem um percurso de 230,3 km, e é marcado por 7 ascensões muito inclinadas, que farão certamente a diferença. O Jaizkibel, com 7.9km a 5.6%, o Erlaitz, com 3.8km a 10.6%, e o Mendizorrotz, com 4.1km a 7.3%, são os pontos mais importantes da corrida e poderemos ver nessas subidas alguns ciclistas ou equipas a selecionar o pelotão, em busca da vitória final. O Murgil-Tontorra, com 2.1 km a 9.9%, será o último desafio para os corredores, e acaba por ser um ponto bastante estratégico, tendo em conta a sua dureza e proximidade da meta. Até aí, já deverão ter ocorrido alguns ataques, mas estando a apenas 8km do final, será certamente um ponto decisivo na corrida.
Favoritos
Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) é o grande candidato a vencer hoje, tendo em conta que é um atleta muito explosivo e consegue fazer bons solos com ataques de longe, para além de ser o atual detentor da prova. Felix Gall (AG2R Citroen Team) também é um dos favoritos, e mostra estar em boa forma, após uma excelente prestação no Tour de France, onde venceu a etapa rainha. Juan Ayuso (UAE Team Emirates) também já mostrou bons indicadores, sendo que o seu objetivo da temporada, a Vuelta a España, está próximo, apresentando-se assim muito bem para disputar a Donostia San Sebastian Klasikoa.
Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) já mostrou o ano passado que é capaz de lutar pelo pódio e depois do grande Tour de France que fez este ano, o espanhol tem aqui grandes chances de conseguir um bom resultado. Ben Healy (EF Education – EasyPost) é uma das surpresas desta temporada, e mostrou-se muito bem em todas as clássicas a este nível, acabando por ser um possível candidato ao pódio. Pello Bilbao (Bahrain Victorious) também fez um bom Tour de France, e agora está a correr e a casa pelo que certamente sabe os locais onde pode surpreender os seus rivais para poder conseguir um bom resultado.
Tiesj Benoot (Jumbo – Visma) foi terceiro o ano passado, e fez um bom Tour de France ao serviço de Jonas Vingegaard, pelo que poderá continuar o bom momento com mais um bom resultado em San Sebastian. Aleksandr Vlasov (Bora – Hansgrohe) já não corre desde o Giro d’Italia, mas dá-se bem neste tipo de subidas e é capaz de conseguir um bom resultado. Marc Hirschi (UAE Team Emirates) parece estar num bom momento de forma, e estas subidas explosivas de San Sebastian são ao estilo do suíço, que é capaz de conseguir um ótimo resultado. Ainda assim, o seu foco deverá ser o apoio a Ayuso. Romain Grégoire (Groupama – FDJ) está a andar muito bem nesta temporada, e um dos seus pontos fortes é a explosividade, que o poderá ajudar a conseguir um bom resultado na corrida.
Nota ainda para Neilson Powless (EF Education – EasyPost), Lorenzo Rota (Intermarché – Circus – Wanty), Santiago Buitrago (Bahrain Victorious), Roger Ádria (Equipo Kern Pharma) e Dylan Teuns (Israel – Premier Tech) que podem terminar no top10.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Remco Evenepoel
⭐⭐⭐⭐ Felix Gall e Juan Ayuso
⭐⭐⭐ Carlos Rodriguez, Ben Healy e Pello Bilbao
⭐⭐ Tiesj Benoot, Aleksandr Vlasov, Marc Hirschi e Romain Grégoire
⭐ Neilson Powless, Lorenzo Rota, Santiago Buitrago, Roger Ádria e Dylan Teuns
Portugueses em Prova
A nível de representação portuguesa, teremos em prova André Carvalho (Cofidis), com o dorsal #67, eRui Costa (Intermarché – Circus – Wanty), com o dorsal #101.
Transmissão em Direto
A Donostia San Sebastian contará com transmissão em direto na Eurosport 1 a partir das 14h00.
Foto de capa: Liège-Bastonge-Liège