Será Lorena Wiebes capaz de bisar na etapa 5 do Tour de France Femmes?
Disputa-se hoje a quinta etapa do Tour de France Femmes que nos promete uma boa batalha entre as sprinters pela etapa. A Team SD Worx, a Jumbo – Visma, a Lidl – Trek e a Team DSM-Firmenich poderão controlar o ritmo da etapa e a vantagem da fuga do dia para conseguirem disputar a etapa com as suas ciclistas.
Perfil
A quinta etapa do Tour de France Femmes apresenta um percurso de 126.1km entre Onet-Le-Château e Albi, e contará com duas contagens de terceira categoria, uma contagem de quarta categoria, um sprint intermédio e um sprint bonificado. A etapa deverá começar com diversas tentativas de ataque e deverá ser difícil a formação da fuga do dia. Nas duas contagens de terceira categoria, o ritmo do pelotão poderá aumentar com o objetivo de eliminar algumas sprinters. A fuga do dia tanto poderá ser alcançada antes da última contagem do dia como nos últimos kms. Nos últimos kms, o ritmo do pelotão deverá ser elevado e deveremos ver várias equipas a tentarem colocar as suas sprinters na melhor posição possível para o sprint final.

Favoritas
Lorena Wiebes (Team SD Worx) parte como principal favorita para a etapa de hoje. Wiebes está em grande forma, a neerlandesa já mostrou que tem capacidade para passar estas subidas e tem aqui uma grande oportunidade para bisar no Tour de France Femmes.
Lotte Kopecky (Team SD Worx) e Marianne Vos (Jumbo – Visma) são nomes que não podemos descartar da luta pela etapa. Kopecky está em grande forma, a belga pode lutar pela etapa se Wiebes não estiver no grupo, mas se a Campeã da Europa tiver no pelotão, Kopecky tem capacidade para terminar no pódio da etapa depois de lançar a neerlandesa. Vos está em boa forma, a neerlandesa não está na sua máxima força em colinas deste estilo, mas mesmo assim, a neerlandesa tem capacidade para lutar pela etapa de hoje.
Chiara Consonni (UAE Team ADQ) está em boa forma e a italiana parece ter capacidade para lutar por um lugar do pódio numa chegada ao sprint, mas terá de aguentar o forte ritmo do pelotão nas contagens do dia. Elisa Balsamo (Lidl – Trek) não está na sua melhor forma, mas mesmo assim, a italiana tem capacidade para lutar pelo top3 na etapa de hoje. Charlotte Kool (Team DSM-Firmenich) está em boa forma nesta temporada, a neerlandesa tem capacidade para lutar pela vitória na etapa de hoje, mas terá de aguentar o ritmo elevado no pelotão nas contagens do dia.
Alexandra Manly (Team Jayco-Alula) parece estar em boa forma e a australiana tem capacidade para lutar por um lugar do top5 na etapa de hoje. Julie De Wilde (Fenix-Deceuninck) está a andar bem nesta temporada e a belga pode muito bem terminar no top5 numa etapa deste estilo. Emma Norsgaard (Movistar Team) ainda não se mostrou na sua força máxima, mas mesmo assim, a dinamarquesa pode muito bem lutar por um lugar do top5 na etapa de hoje. Susanne Andersen (Uno-X Pro Cycling Team) está em boa forma e a norueguesa parece ter capacidade para lutar por um lugar do top10 ou até mesmo do top5 na etapa de hoje.
Nota ainda para Marta Lach (Ceratizit-WNT Pro Cycling), Sarah Roy (Canyon // SRAM Racing), Letizia Borghesi (EF Education-TIBCO-SVB), Christina Schweinberger (Fenix-Deceuninck) e Tamara Dronova (Israel-Premier Tech) que podem terminar nas 10 primeiras.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Lorena Wiebes
⭐⭐⭐⭐ Lotte Kopecky e Marianne Vos
⭐⭐⭐ Chiara Consonni, Elisa Balsamo e Charlotte Kool
⭐⭐ Alexandra Manly, Julie De Wilde, Emma Norsgaard e Susanne Andersen
⭐ Marta Lach, Sarah Roy, Letizia Borghesi, Christina Schweinberger e Tamara Dronova
Presença Portuguesa
Nenhuma ciclista portuguesa estará presente na corrida.
Transmissão em Direto
A etapa 5 do Tour de France Femmes contará com transmissão em direto na Eurosport 1 a partir das 14h00.
Foto de capa: Getty Images