Ricarda Bauernfeind estreia-se a vencer no World Tour na etapa 5 do Tour de France Femmes!

A alemã Ricarda Bauernfeind (Canyon // SRAM Racing) venceu a quinta etapa do Tour de France Femmes, uma ligação de 126.1km entre Onet-Le-Château e Albi, batendo a suíça Marlen Reusser (Team SD Worx) e a alemã Liane Lippert (Movistar Team) por 22s.

A quinta etapa começou com um ritmo alto e um corte acabou por acontecer no pelotão. A 115km do fim, Paula Patino (Movistar Team), Claire Steels (Israel-Premier Tech), Mischa Bredewold (Team SD Worx), Olivia Baril (UAE Team ADQ), Amber Kraak (Jumbo – Visma), Ella Wyllie (LifePlus Wahoo), Clara Emond (Team Arkéa-Samsic), Justine Ghekiere (AG Insurance-Soudal Quick-Step), Clara Koppenburg (Cofidis), Loes Adegeest (FDJ-Suez) e Hannah Ludwig (Uno-X Pro Cycling Team) saltaram do pelotão e ficaram isoladas na frente da corrida. O grupo da frente conseguiu uma vantagem de cerca de 50s sobre o pelotão.

A 65km do fim, Demi Vollering (Team SD Worx) sofreu um furo, a neerlandesa conseguiu reentrar no pelotão, mas acabou por receber 20s de penalização por receber draft do carro da sua equipa durante muito tempo quando tentava reentrar no pelotão. A 52km do fim, o grupo da frente foi alcançado pelo pelotão. O ritmo do pelotão era elevado e sprinters como Charlotte Kool (Team DSM-Firmenich), Elisa Balsamo (Lidl – Trek), Marianne Vos (Jumbo – Visma) e Chiara Consonni (UAE Team ADQ) já não estavam no pelotão.

A 51km do fim, na primeira contagem do dia, Yara Kastelijn (Fenix-Deceuninck) foi a primeira a passar no topo. 11km depois, na segunda contagem do dia, Kastelijn foi novamente a mais forte. A 39km do fim, Riejanne Markus (Jumbo – Visma) tentou sair do pelotão, mas a neerlandesa não teve sucesso. 3km depois, Bauernfeind atacou e foi seguida por Steels. A 35km do fim, no sprint bonificado, Bauernfeind foi buscar 6s de bonificação, Steels 4s e Ashleigh Moolman-Pasio (AG Insurance-Soudal Quick-Step) 2s. Logo a seguir, Steels deixou de ter capacidade para seguir Bauernfeind e foi alcançada pelo pelotão.

Ricarda Bauernfeind foi a combativa do dia

A 26km da meta, Bauernfeind foi buscar a pontuação máxima no sprint intermédio. A alemã tinha 1:10 de vantagem sobre o pelotão que era comandado por Marlen Reusser. 3km depois, na última contagem do dia, Bauernfeind foi a primeira a passar no topo. Bauernfeind estava a resistir ao ritmo alto do pelotão e tinha cerca de 39s de vantagem.

A 4.5km da meta, Reusser e Lippert saltaram do pelotão e tentavam fazer a ponte para a frente da corrida. Bauernfeind conseguiu resistir ao forte ritmo das duas perseguidoras para se estrear assim a vencer no World Tour. Reusser foi mais forte ao sprint que Lippert para ser segunda a 22s. Lotte Kopecky (Team SD Worx) foi a mais forte ao sprint do pelotão para ser 4º a 32s.

Lotte Kopecky segue líder da classificação geral e tem agora 49s de vantagem sobre Moolman-Pasio e 51s sobre Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek), Katarzyna Niewiadoma (Canyon // SRAM Racing) e Annemiek Van Vleuten (Movistar Team). A penalização fez Vollering descer para sétima na geral e está a 1:03 de Kopecky que segue líder da classificação por pontos. Cédrine Kerbaol (Ceratizit-WNT Pro Cycling) segue a melhor jovem e Yara Kastelijn é a nova líder da classificação da montanha.

Lotte Kopecky segue a camisola amarela

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Le Tour de France Femmes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock