Etapa 1 do Tour de France Femmes promete espetáculo na luta pela camisola amarela!
Começa hoje a 2ª edição do Tour de France Femmes que nos promete uma enorme batalha pela etapa e pela primeira camisola amarela. O pelotão é de luxo e a primeira etapa deverá ser disputada entre as sprinters presentes no pelotão. A segunda etapa é de média montanha e deveremos ver a primeira batalha entre as favoritas. A terceira etapa é mais tranquila e deverá ser disputada pelas sprinters. A quarta etapa também é de média montanha e deverá ser disputada pelas favoritas à geral. A quinta etapa é um pouco dura e deverá ser disputada entre as sprinters presentes no pelotão. A sexta etapa é tranquila e deverá ser disputada pelas favoritas à geral. A sétima etapa é a única de alta montanha e o Col du Tourmalet promete uma grande batalha pela geral. A última etapa é um contrarrelógio que poderá ser decisivo na geral.
A vencedora da 1ª edição do Tour de France Femmes, Annemiek Van Vleuten (Movistar Team) está presente, será a neerlandesa capaz de defender o seu título?
Perfil
A primeira etapa do Tour de France Femmes apresenta um percurso de 123.8km com partida e chegada em Clermont-Ferrand, e contará com um sprint intermédio e uma contagem de terceira categoria. A etapa deverá começar com um ritmo alto e deverá ser difícil a formação da fuga do dia. A fuga deverá se alcançada antes do sprint intermédio. Na contagem do dia, o Côte de Durtol, 1.7km a 7.2%, o ritmo deverá ser elevado e o pelotão poderá partir. A etapa deverá ser disputada entre as sprinters presentes no pelotão.

Favoritas
Lorena Wiebes (Team SD Worx) parte como principal favorita para a etapa de hoje. Wiebes está em grande forma nesta temporada, a neerlandesa já mostrou que pode aguentar o forte ritmo do pelotão nestas contagens e que pode muito bem ser a primeira camisola amarela do Tour. Marianne Vos (Jumbo – Visma) é a maior adversária de Wiebes. Vos está em boa forma e a Jumbo deverá mexer na corrida na contagem do dia para tentar eliminar as sprinters e para dar mais chances à neerlandesa para vencer a etapa.
Lotte Kopecky (Team SD Worx) está em boa forma, se Wiebes não estiver no pelotão, a belga deverá ser a escolha da SD Worx para o sprint. Charlotte Kool (Team DSM-Firmenich) está em boa forma, se a neerlandesa aguentar no pelotão na contagem do dia pode muito bem vencer a etapa. Emma Norsgaard (Movistar Team) parece estar em boa forma e a dinamarquesa já mostrou ter capacidade para aguentar o forte ritmo do pelotão e para lutar pelo pódio. Elisa Balsamo (Lidl-Trek) está a voltar de lesão, mas mesmo assim, a italiana não deve ser descartada da luta pelo pódio.
Chiara Consonni (UAE Team ADQ) está em boa forma e se a italiana conseguir passar no pelotão a contagem do dia, pode muito bem lutar pelo pódio da etapa. Rachele Barbieri (Liv Racing TeqFind) não está na sua melhor forma, mas mesmo assim, se a ciclista estiver no pelotão pode muito bem terminar no top5. Julie De Wilde (Fenix-Deceuninck) e Arianna Fidanza (Ceratizit-WNT Pro Cycling) estão a andar bem nesta temporada, as duas já mostraram ter capacidade para aguentar o ritmo do pelotão em etapas deste estilo e para terminar no top5.
Nota ainda para Tamara Dronova (Israel-Premier Tech Roland), Vittoria Guazzini (FDJ-Suez), Letizia Borghesi (EF Education-TIBCO-SVB), Susanne Andersen (Uno-X Pro Cycling Team) e Lotta Henttala (AG Insurance-Soudal Quick-Step) que podem terminar nas 10 primeiras.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Lorena Wiebes
⭐⭐⭐⭐ Marianne Vos e Lotte Kopecky
⭐⭐⭐ Charlotte Kool, Emma Norsgaard e Elisa Balsamo
⭐⭐ Chiara Consonni, Rachele Barbieri, Julie De Wilde e Arianna Fidanza
⭐ Tamara Dronova, Vittoria Guazzini, Letizia Borghesi, Susanne Andersen e Lotta Henttala
Presença Portuguesa
Nenhuma ciclista portuguesa estará presente na corrida.
Transmissão em Direto
A etapa 1 do Tour de France Femmes contará com transmissão em direto na Eurosport 1 a partir das 11h00.
Foto de capa: Getty Images