Será hoje o dia em que Tadej Pogacar rouba a amarela a Jonas Vingegaard?
Disputa-se hoje a décima quarta etapa do Tour de France que nos promete uma fantástica batalha pela etapa e pelo pódio da classificação geral. A UAE Team Emirates, a Jumbo – Visma e a Ineos Grenadiers poderão controlar o ritmo da etapa e a vantagem da fuga do dia para conseguirem lutar pela etapa com os seus líderes e para que estes consigam ganhar tempo aos seus adversários mais próximos na geral.
Perfil
A décima quarta etapa do Tour de France apresenta um percurso de 151.8km entre Annemasse e Morzine Les Portes du Soleil, e contará com um sprint intermédio, uma contagem de terceira categoria, três contagens de primeira categoria e uma contagem de categoria especial bonificada. A etapa deverá começar com um ritmo alto e deverá ser difícil a formação da fuga do dia. O pelotão não deverá dar uma grande vantagem à fuga que poderá ser alcançada na última contagem do dia.
Na última contagem de primeira categoria, o Col de la Ramaz, 13.9km a 7.1%, o ritmo no pelotão deverá ser altíssimo e poderemos ver a UAE ou a Ineos a mexer na corrida com um dos seus líderes. Logo a seguir, na última contagem do dia, o Col de Joux Plane, 11.6km a 8.5%, o ritmo deverá ser elevado e o pelotão deverá partir ainda mais. Alguns ataques poderão acontecer e no topo da subida, poderemos ver um ciclista isolado na frente da corrida ou um pequeno grupo na frente da corrida. Poderemos ver um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas.

Favoritos
Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) parte como principal favorito para a etapa de hoje. Pogacar está em grande forma e o esloveno de certeza que vai mexer na última subida do dia para tentar largar Vingegaard e para subir à liderança da geral. Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma) é o maior adversário de Pogacar. Vingegaard está em grande forma, o dinamarquês pretende não perder contacto com Pogacar na última subida do dia e, caso o consiga, poderá atacar na descida para tentar ganhar segundos ao esloveno.
Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) está em boa forma e o britânico poderá mexer logo na primeira subida e poderá ganhar tempo sobre o pelotão na descida para obrigar as equipas dos seus adversários na geral a trabalhar na subida final e para tentar ganhar a etapa. Jai Hindley (Bora-Hansgrohe) está em boa forma e o seu principal objetivo é manter o pódio da geral e poderá lutar por um lugar do pódio da etapa. Adam Yates (UAE Team Emirates) está em boa forma e o britânico poderá mexer na corrida para obrigar outras equipas a trabalhar e para ajudar Pogacar na última subida do dia. Simon Yates (Team Jayco-Alula) está em boa forma e o britânico terá de mexer na corrida para tentar ganhar segundos aos seus adversários mais próximos na geral.
Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) está em boa forma, o espanhol também poderá mexer na corrida para tentar aproximar-se do terceiro lugar da geral. Sepp Kuss (Jumbo – Visma) está em boa forma e o americano terá de estar super na etapa de hoje para ajudar Vingegaard a manter a sua camisola amarela. Felix Gall (AG2R Citroen Team) está em boa forma e o austríaco poderá mexer na corrida para tentar vencer a etapa e para tentar subir para a liderança da classificação da montanha. David Gaudu (Groupama-FDJ) está em boa forma e o francês tem como principal objetivo manter o seu lugar no top10 da geral, mas poderá mexer na corrida para tentar vencer a etapa.
Nota ainda para Louis Meintjes (Intermarché-Circus-Wanty), Pello Bilbao (Bahrain Victorious) e Romain Bardet (Team DSM-Firmenich) que podem terminar nos 10 primeiros e para Neilson Powless (EF Education-EasyPost) e Tobias Johannessen (Uno-X Pro Cycling Team) que podem ir para a fuga para tentar vencer a etapa e para lutarem pela classificação da montanha.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar
⭐⭐⭐⭐ Jonas Vingegaard e Tom Pidcock
⭐⭐⭐ Jai Hindley, Adam Yates e Simon Yates
⭐⭐ Carlos Rodriguez, Sepp Kuss, Felix Gall e David Gaudu
⭐ Louis Meintjes, Pello Bilbao, Romain Bardet, Neilson Powless e Tobias Johannessen
Presença Portuguesa
Rui Costa (Intermarché – Circus – Wanty), Rúben Guerreiro e Nelson Oliveira (Movistar Team) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #113, #132 e #137, respetivamente.
Transmissão em Direto
A etapa 14 do Tour de France contará com transmissão em direto na Eurosport 1 a partir das 11h45.
Foto de Capa: Le Tour de France