Puy de Dome para a história em novo duelo Pogacar vs Vingegaard!

A primeira semana do Tour de France chega hoje ao fim, num dia que ficará na história do ciclismo, com o regresso à mítica subida do Puy de Dome, 35 anos depois da última ascensão, onde o dinamarquês Johnny Weltz venceu! Palco de lendários duelos entre os candidatos à vitória no Tour durante largos anos, o hiato de 35 anos é hoje interrompido e espera-se um novo duelo entre Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard que certamente ficará para a história, em mais um grande palco do ciclismo mundial!

Perfil

A etapa 9 do Tour de France contará com 182.4km entre Saint-Léonard-de-Noblat, terra onde Raymond Poulidor viveu durante muitos anos, e o mítico Puy de Dôme. Pelo caminho, encontraremos o sprint intermédio do dia logo ao km 30.4, pelo que podemos esperar um arranque de corrida muito rápido! Até à subida final, o percurso srá algo acidentado, com as quartas categorias do Côte de Felletin, ao km 74.8, e do Côte de Pontcharraud, ao km 85.7, e a terceira categoria do Côte de Pontaumur, ao km 126.2.

O aproximar à subida final será feito praticamente sempre a descer, com 20km muito rápidos que aproximarão os ciclistas da mítica subida. Espera-se por isso uma grande batalha pelo posicionamento, onde quedas poderão acontecer, dado o terreno ser muito rápido, e um entrar na subida final feito a choque, com o pelotão a fragmentar-se em várias partes. Os primeiros 5km da subida terão uma pendente a rondar os 7%, aos quais se seguirão 3km mais aplanados, onde os ciclistas poderão respirar. O km 9 terá mais de 6% de pendente e levará os ciclistas aos 4.3km finais, sempre acima dos 11% de pendente, onde se espera que o grande duelo entre Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard tenha lugar!

O perfil da etapa 9 do Tour de France
O perfil da mítica subida ao Puy de Dome!

Favoritos

Numa jornada sem grandes subidas além da final, e com 4km muito explosivos para definir o vencedor, o favoritismo à vitória recai em Tadej Pogacar (UAE Team Emirates)! O esloveno levou a melhor no último grande duelo e parece estar em crescendo com o avançar da corrida, pelo que parte ligeiramente à frente do seu grande adversário, Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma). A tática que a equipa neerlandesa terá para o dia de hoje será uma incógnita, mas podemos esperar que endureçam a corrida como têm feito nos últimos dias de montanha, na tentativa de isolar Pogacar e com isso o tornarem vulnerável às investidas de Vingegaard.

Os maiores adversários da dupla deverão ser Jai Hindley (Bora – Hansgrohe), Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) e Simon Yates (Team Jayco – AlUla), mas atenção a Sepp Kuss (Jumbo – Visma), que mesmo estando ao serviço de Jonas Vingegaard é candidato a terminar nos primeiros cinco do dia. Hindley leva ligeira vantagem sobre os restantes, por já ter estado de amarelo e ter uma melhor ponta final, e, do lado contrário, Yates parte com algumas dúvidas nos seus ombros após ter caído no final da etapa de ontem.

Adam Yates (UAE Team Emirates) será uma peça chave para Tadej Pogacar, e hoje espera-se qe o britânico esteja ao seu melhor nível para o poder ajudar. Romain Bardet (Team DSM) e David Gaudu (Groupama – FDJ) carregam as esperanças de França, mas será um resultado bastante positivo para qualquer dos dois se conseguirem terminar nos cinco melhores do dia. Tom Pidcock (INEOS Grenadiers) tem surpreendido ao marcar presença no top10 da geral, e deverá ser o maior suporte de Carlos Rodriguez enquanto assim tiver disponibilidade.

Nota ainda para Ben O’Connor e Felix Gall (AG2R Citroen Team), Thibaut Pinot (Groupama – FDJ), Emanuel Buchmann (Bora – Hansgrohe) e Giulio Ciccone (Lidl – Trek), todos eles candidatos a terminar nos 10 melhores do dia.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar
⭐⭐⭐⭐ Jonas Vingegaard e Jai Hindley
⭐⭐⭐ Carlos Rodriguez, Sepp Kuss e Simon Yates
⭐⭐ Adam Yates, Romain Bardet, Tom Pidcock e David Gaudu
⭐ Ben O’Connor, Felix Gall, Thibaut Pinot, Emanuel Buchmann e Giulio Ciccone

Presença Portuguesa

Rui Costa (Intermarché – Circus – Wanty), Rúben Guerreiro e Nelson Oliveira (Movistar Team) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #113, #132 e #137, respetivamente.

Transmissão em Direto

A etapa 9 do Tour de France contará com transmissão em direto na Eurosport 1 a partir das 12h00.

Foto de Capa: ASO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock