Sprinters à procura da tão desejada vitória no dia de consagração de Vleuten como vencedora do Giro Donne!
Disputa-se hoje a última etapa do Giro d’Italia Donne que nos promete uma grande espetáculo na luta pela etapa. A Canyon // SRAM Racing, a Jumbo – Visma, a Team DSM-Firmenich e a UAE Team ADQ poderão controlar o ritmo da etapa e a vantagem da fuga do dia para conseguirem disputar a etapa com as suas ciclistas.
Perfil
A última etapa do Giro Donne apresenta um percurso de 126.5km entre Sassari e Olbia, e contará com um sprint intermédio e duas contagens de terceira categoria. A etapa deverá começar começar com um ritmo alto e deverá ser difícil a formação da fuga do dia. Na segunda contagem do dia, o Tempio Pausania, 7.7km a 4.6%, algumas equipas poderão aumentar o ritmo no pelotão para tentarem eliminar algumas sprinters da luta pela etapa. Algumas ciclistas poderão mexer na corrida para tentar vencer a etapa, mas o topo da segunda contagem fica a cerca de 48km da meta. Nos últimos kms, o ritmo deverá ser elevado e o mais provável é termos uma chegada ao sprint entre as sprinters presentes no pelotão.
Favoritas
Chloé Dygert (Canyon // SRAM Racing) parte como principal favorita para a etapa de hoje. Dygert está em grande forma nesta temporada e a americana tem aqui uma grande oportunidade para vencer pela primeira vez numa grande volta, mas não terá uma tarefa fácil. Marianne Vos (Jumbo – Visma) e Megan Jastrab (Team DSM-Firmenich) são as maiores adversárias de Dygert. Vos parece não estar na sua melhor forma, mas mesmo assim, a neerlandesa vai dar tudo para tentar vencer uma etapa nesta edição do Giro. Jastrab está em boa forma nesta temporada e a americana já mostrou que tem capacidade para lutar pela vitória em etapas deste estilo e não será surpresa se o vier a fazer.
Chiara Consonni (UAE Team ADQ) ainda não se mostrou na sua máxima força nesta temporada, mas a italiana não pode ser descartada da luta pela vitória na etapa de hoje. Blanka Vas (Team SD Worx) está em boa forma nesta temporada, a húngara tem capacidade para terminar no pódio, mas se Guarischi tiver no grupo, Vas deverá lançar a italiana. Rachele Barbieri (Liv Racing TeqFind) também não se mostrou na sua melhor forma nesta temporada, mas a italiana tem capacidade para lutar pelo pódio na etapa de hoje.
Ally Wollaston (AG Insurance-Soudal Quick-Step) não está na sua melhor forma, mas mesmo assim, a neozelandesa tem capacidade para lutar por um lugar do top5 na etapa de hoje. Susanne Andersen (Uno-X Pro Cycling Team) parece estar em boa forma e a campeã norueguesa parece ter capacidade para terminar no top5 na etapa de hoje. Barbara Guarischi (Team SD Worx) está em boa forma e a se a italiana estiver no pelotão, nos últimos kms, deverá ser a escolha da equipa neerlandesa para o sprint final. Marta Bastianelli (UAE Team ADQ) vai correr pela última vez na sua carreira e a italiana pode muito bem lutar por um lugar do top5 na etapa de hoje.
Nota ainda para Amalie Dideriksen (Uno-X Pro Cycling Team), Georgia Baker e Letizia Paternoster (Team Jayco-Alula), Letizia Borghesi (EF Education-TIBCO-SVB) e Gladys Verhulst (FDJ-Suez) que podem terminar nas 10 primeiras.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Chloé Dygert
⭐⭐⭐⭐ Marianne Vos e Megan Jastrab
⭐⭐⭐ Chiara Consonni, Blanka Vas e Rachele Barbieri
⭐⭐ Ally Wollaston, Susanne Andersen, Barbara Guarischi e Marta Bastianelli
⭐ Amalie Dideriksen, Georgia Baker, Letizia Paternoster, Letizia Borghesi e Gladys Verhulst
Presença Portuguesa
Beatriz Pereira (Bizkaia – Durango) é a única portuguesa presente e alinha com o dorsal #45.
Transmissão em Direto
A etapa 9 do Giro d’Italia Donne terá transmissão no Tiz-Cycling a partir das 12h00.
Foto de capa: Getty Images