Os chocolates suíços estão de volta! Bem-vindos ao Tour de Romandie!
Com o acabar das Clássicas de Primavera e com o Giro d’Italia a bater à porta, chega-nos a 76ª edição do Tour de Romandie, com uma corrida por etapas que se estende até ao próximo domingo, com vários dias que não farão a vida fácil ao pelotão. Entre jornadas de alta montanha e outras apenas acidentadas, a corrida promete espetáculo entre os candidatos à geral, mas hoje o dia é de prólogo para definirem o primeiro líder da corrida.
Perfil
O prólogo do 76º Tour de Romandie conta com 6.8km planos em Le Bouveret (Port Valais), num percurso bastante rápido, e que deverá favorece os principais contrarrelogistas do pelotão.
Favoritos
O favorito claro a levar a vitória no dia de hoje é o francês Rémi Cavagna (Soudal Quick-Step), um contrarrelogista puro. Apesar de a corrida contar com as presenças do vencedor do prólogo da edição do ano passado e com o campeão mundial de contrarrelógio, será difícil alguém bater o francês num percurso como este. Ethan Hayter (INEOS Grenadiers) e Tobias Foss (Jumbo – Visma) são os dois mencionados e a ter em conta no dia de hoje. O britânico dá-se bastante bem em esforços curtos, e quer certamente voltar a vestir de amarelo em terras suíças. Já o norueguês, que surpreendeu tudo e todos ao ser campeão mundial de contrarrelógio, quererá aproveitar a oportunidade para se estrear a vencer com a camisola arco-íris.
Matteo Sobrero (Team Jayco – AlUla), Ethan Vernon (Soudal Quick-Step) e Niklas Anrdt (Bahrain Victorious) são outros nomes que estão entre os favoritos a poderem levar a vitória final e que são fortes no contrarrelógio. Vernon é talvez o que mais beneficia com esforços de curta dimensão, mas todos eles têm capacidade para fechar nas primeiras posições.
Normalmente, os prólogos são bastante imprevisiveis e às vezes acabam por nos surpreender. Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), Quinten Hermans (Alpecin – Deceuninck), Ion Izagirre (Cofidis) e Simon Yates (Team Jayco – AlUla) são todos capazes de se dar bem em esforços curtos e rápidos, com o português a trazer vantagem e experiência da pista perante os restantes. A motivação do ciclista nortenho está certamente em alta depois da vitória no Madison no Canadá, e por isso deverá fazer hoje um excelente resultado.
Nota ainda para Josef Černý (Soudal Quick-Step), Nelson Oliveira (Movistar Team), Magnus Cort (EF Education – EasyPost),Lawson Craddock (Team Jayco – AlUla) e Joel Suter (Tudor Pro Cycling Team), todos capazes de terminar nos 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ Rémi Cavagna
⭐️⭐️⭐️⭐️ Ethan Hayter e Tobias Foss
⭐️⭐️⭐️ Matteo Sobrero, Ethan Vernon e Niklas Anrdt
⭐️⭐️ Ivo Oliveira, Quinten Hermans, Ion Izaguirre e Simon Yates
⭐️ Josef Černý, Nelson Oliveira, Magnus Cort,Lawson Craddock e Joel Suter
Presença Portuguesa
Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), com o dorsal #12, Nelson Oliveira (Movistar Team), com o dorsal #85, e Rui Costa (Intermarche – Circus – Wanty), com o dorsal #144, são os portugueses presentes na prova!
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a corrida em direto a partir das 14:30 na Eurosport 2.