Luke Lamperti soma a sua 4ª vitória da temporada e é o primeiro líder do Tour de Bretagne!

O americano Luke Lamperti (Trinity Racing) venceu a primeira etapa do Tour de Bretagne, uma ligação de 155.5km entre Plouescat e Saint-Pol-de-Léon, batendo ao sprint o dinamarquês Andreas Stokbro (Leopard Togt Pro Cycling) e o canadiano Riley Pickrell (Israel Premier Tech Academy).

A primeira etapa do Tour de Bretagne começou com diversas tentativas de ataque mas nenhum desses ataques teve capacidade para formar a fuga do dia. A 115km do fim, Florian Dauphin (Cre’Actuel-Marie Morin-U 22) foi o mais forte no primeiro sprint intermédio do dia. Poucos kms depois, alguns ciclistas tentaram sair do pelotão mas a Uno-X Dare DT não deixou esses ciclistas ganharem uma vantagem importante.

Cooper Johnson – Jack Drage – Kasper Andersen – Michael Garrison – Gonçalo Tavares – Darren Rafferty (da esquerda para a direita)

A 87km do fim, na única contagem do dia, Joris Delbove (St Michel-Mavic-Auber93) foi o primeiro a passar no topo. Cerca de 7km depois, Axel Huens (Circus-Reuz-Technord) saltou do pelotão e formou a fuga do dia. Logo a seguir, Mads Ostergaard (Leopoard Togt Pro Cycling) e Damien Poisson (Dinan Sport Cyling) saíram do pelotão e juntaram-se a Huens na frente da corrida. Os três conseguiram uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão.

A 50km do fim, o trio da frente tinha apenas 25s de vantagem sobre o pelotão. Cerca de 4km depois, Thomas Devaux (St-Michel-Mavic-Auber93), Owen Geleijn (Jumbo – Visma DT), Jakob Gessner (Team Lotto-Kern Haus), Baptiste Veistroffer (VCP Loudéac) e Roel Van Sintmaartensdijk e Dylan Vandenstorme (Circus-Reus-Technord) tentaram fazer a ponte para os três da frente, mas os seis foram rapidamente alcançados pelo pelotão.

A fuga do dia

A 30km da meta, os três da frente tinham 20s de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Leopard Togt Pro Cycling. 4km depois, Nick Van der Lijke (Leopard Togt Pro Cycling), Pierre-Pascal Keup (Team Lotto-Kern Haus) e Alois Charrin (Tudor Pro Cycling Team) tentaram juntar-se ao grupo da frente, mas os três foram rapidamente anulados pelo pelotão. No segundo sprint intermédio do dia, Huens foi buscar a pontuação máxima. A 24km do fim, Poisson perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado pelo pelotão.

A 15km da meta, os dois da frente estavam a conseguir resistir ao forte ritmo do pelotão e tinham uma vantagem de 17s. Logo a seguir, Theo Delacroix (St Michel-Mavic-Auber93) saltou do pelotão e tentava alcançar os dois da frente. A 13km da meta, no último sprint intermédio do dia, Huens foi buscar a pontuação máxima. Logo a seguir, Ostergaard atacou e ficou isolado na frente da corrida. Delacroix alcançou Huens e os dois acabaram por ser alcançados pelo pelotão.

A 5km da meta, Ostergaard foi alcançado pelo pelotão que era comandado pela Soudal Quick-Step Devo Team. Nos últimos kms, a Cic U Nantes Atlantique comandava o pelotão. A 150 metros da meta, após a última curva, Stokbro lançou o sprint e o dinamarquês parecia que ia para a vitória, mas nos últimos metros, Lamprti vinha a voar e passou Stokbro para vencer a primeira etapa do Tour de Bretagne. Pickrell ainda tentou ser mais forte que Lamperti e Stokbro mas o canadiano acabou por ser terceiro.

Um corte acabou por acontecer, nos metros finais, e para além de Stokbro, os favoritos à geral que não perderam tempo na estrada foram Max Walker (Trinity Racing), Ramses Debruyne (Lotto Dstny DT) e Vlad van Mechelen (DT DSM). Loe Van Belle e Lars Boven (Jumbo – Visma DT), Darren Rafferty (Hagens Berman Axeon), Noa Isidore (Cic U Nantes Atlantique) e Jordi Warlop (Soudal Quick-Step Devo Team) são alguns dos favoritos à geral que chegaram cortados a 7s do vencedor. O português Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon) também chegou cortado e foi 75º a 7s.

Lamperti é o primeiro líder da classificação geral, da classificação por pontos e da juventude. Delbove é o primeiro líder da classificação da montanha.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock