Alex Aranburu à procura de regressar às vitórias no World Tour na abertura da Itzulia Basque Country!

Começa hoje a 62ª edição da Itzulia Basque Country que nos promete um grande espetáculo na luta pelas etapas e pela classificação geral. Em 2022, a vitória acabou por sorrir a Daniel Martinez (Ineos Grenadiers) e o colombiano estará presente para repetir a façanha, mas terá forte concorrência que lhe promete dar luta na classificação geral.

A primeira etapa é a mais tranquila e deverá ser disputada pelos sprinters e puncheurs. A segunda etapa promete mexidas na geral e deverá ser disputada pelos favoritos à geral e pelos puncheurs que consigam aguentar o ritmo do pelotão. A terceira etapa acaba numa rampa explosiva e deverá ser disputada pelos favoritos à geral. A quarta etapa é outra que promete mexidas na geral e que também deverá ser disputada pelos candidatos à geral. A quinta etapa também pode provocar diferenças na geral e deverá ser disputadas pelos puncheurs que consigam aguentar o ritmo alto do pelotão e pelos favoritos à geral. A última etapa é a etapa rainha e poderá ser decisiva para o top10 final da geral.

Perfil

A primeira etapa da Itzulia Basque Country apresenta um percurso de 165.4km entre Vitoria-Gasteiz e Labastida, e contará com uma contagem de segunda categoria e dois sprints intermédios. A etapa deverá começar com diversas tentativas de ataque onde vários ciclistas irão tentar integrar a fuga do dia para tentarem ser o primeiro líder da classificação da montanha. A fuga deverá ser alcançada antes do segundo sprint intermédio do dia. Nos últimos kms, o ritmo do pelotão deverá ser elevado e várias equipas irão tentar colocar os seus ciclistas na melhor posição possível para o sprint final.

Perfil da 1ª etapa da Itzulia Basque Country (Foto: Itzulia Basque Country)

Favoritos

Alex Aranburu (Movistar Team) parte como principal favorito para o dia de hoje. Aranburu está em boa forma e o espanhol estreou-se a vencer no World Tour nesta prova e tem aqui uma excelente oportunidade para regressar às vitórias na principal divisão do ciclismo. Ide Schelling (Bora-Hansgrohe) e Ethan Hayter (Ineos Grenadiers) são os maiores adversários de Aranburu. Schelling tem se dado muito bem neste tipo de finais e o neerlandês pode estrear-se a vencer no World Tour na etapa de hoje. Hayter ainda está à procura de voltar à sua melhor forma, mas mesmo assim o britânico não pode ser descartado da luta pela a etapa.

Jon Aberasturi (Trek – Segafredo) tem capacidade para passar as etapas e o sprinter espanhol pode conseguir o seu melhor resultado numa prova do World Tour no dia de hoje. Orluis Aular (Caja Rural – Seguros RGA) está num bom momento de forma e o venezuelano tem aqui uma boa oportunidade para conseguir um bom resultado numa etapa de uma prova do World Tour. Andrea Vendrame (AG2R Citroen Team) parece estar em boa forma e o italiano tem capacidade para lutar por um lugar do top3 na etapa de hoje.

Cristian Scaroni (Astana Qazaqstan Team) está em boa forma e o italiano parece estar com capacidade para lutar por um lugar do top5 na etapa de hoje. Gonzalo Serrano (Movistar Team) parece estar a subir de forma e o espanhol deverá ser o lançador de Aranburu na etapa de hoje, mas mesmo assim poderá terminar no top5 da etapa. Mauro Schmid (Soudal Quick-Step) está num bom momento de forma e o suíço pode muito bem lutar por um lugar do top10 ou até mesmo do top5 na etapa de hoje. Romain Grégoire (Groupama-FDJ) está em grande forma e o jovem francês poderá ter liberdade para ir ao sprint na etapa de hoje.

Nota ainda para Stefano Oldani e Quinten Hermans (Alpecin-Deceuninck), Natnael Tesfazion (Trek – Segafredo), Carlos Canal (Euskaltel – Euskadi) e Dion Smith (Intermarché-Circus-Wanty) que podem terminar nos 10 primeiros.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Alex Aranburu
⭐⭐⭐⭐ Ide Schelling e Ethan Hayter
⭐⭐⭐ Jon Aberasturi, Orluis Aular e Andrea Vendrame
⭐⭐ Cristian Scaroni, Gonzalo Serrano, Mauro Schmid e Romain Grégoire
⭐ Stefano Oldani, Quinten Hermans, Natnael Tesfazion, Carlos Canal e Dion Smith

Portugueses em prova

Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty), com o dorsal #101, Rúben Guerreiro, com o dorsal #122 e Nelson Oliveira (Movistar Team), com o dorsal #125, são os portugueses presentes.

Transmissão em direto

Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 12:30!

Foto de capa: Movistar Team

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock