Ethan Hayter estreia-se a vencer em 2023 na etapa 1 da Itzulia Basque Country!
O britânico Ethan Hayter (Ineos Grenadiers) venceu a primeira etapa da Itzulia Basque Country, uma ligação de 165.4km entre Vitoria-Gasteiz e Labastida, batendo ao sprint o suíço Mauro Schmid (Soudal Quick-Step) e o espanhol Jon Aberasturi (Trek – Segafredo).
A primeira etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. A 153km do fim, Cristian Rodriguez (Team Arkéa-Samsic), Txomin Juaristi (Euskaltel – Euskadi) e Jon Barrenetxea (Caja – Rural Seguros RGA) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia. 2km depois, José Manuel Diaz (Burgos-BH) saltou do pelotão e tentava fazer a ponte para a frente da corrida. A 149km do fim, Ibon Ruiz (Equipo Kern Pharma) atacou e tentava juntar-se a Diaz na perseguição aos três da frente.
A 138km do fim, Ruiz alcançou Diaz e os dois tentavam juntar-se aos três da frente. Poucos kms depois, Diaz decidiu tirar pé e foi alcançado pelo pelotão. A 132km do fim, na única contagem do dia, Barrenetxea foi mais forte que Rodriguez e foi o primeiro a passar no topo. 7km depois, Ruiz não conseguiu fazer a ponte para a frente da corrida e acabou por ser alcançado pelo pelotão. A 100km do fim, a vantagem da fuga era de 3:25 sobre o pelotão que era comandado pela Ineos Grenadiers e pela Alpecin-Deceuninck.
A 55km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Juaristi foi buscar a pontuação máxima. 22km depois, a fuga do dia foi alcançada pelo pelotão. A 20km do fim, a Jumbo – Visma acelerou para tentar ir buscar os 3s de bonificação, no segundo sprint intermédio do dia, com Jonas Vingegaard mas Daniel Martinez (Ineos Grenadiers) acabou por ser mais forte que o dinamarquês. Marc Soler (UAE Team Emirates) foi buscar 1s de bonificação.
Nos últimos kms, várias equipas lutavam pela frente do pelotão. A 1.8km da meta, Mathieu Burgaudeau (TotalEnergies) tentou sair do pelotão mas o francês nos metros finais. A 1km da meta, Rúben Guerreiro (Movistar Team) tentava colocar Gonzalo Serrano e Alex Aranburu (Movistar Team) na melhor posição possível para o sprint final. Nos metros finais, Omar Fraile (Ineos Grenadiers) fez um excelente trabalho para Ethan Hayter que não deu hipótese no sprint final e conquistou assim a sua primeira vitória da temporada. Schmid foi mais forte que Aberaturi, nos últimos metros, e foi segundo. Aranburu pagou caro não ter estado melhor posicionado na entrada da rampa final e foi apenas quarto.
Rúben Guerreiro foi o melhor português na etapa e foi 26º com o mesmo tempo do vencedor. Nelson Oliveira (Movistar Team) e Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) foram 63º e 77º, respetivamente, ambos com o mesmo tempo do vencedor.
Hayter é o primeiro líder da classificação geral, da classificação por pontos e da juventude. Barrenetxea é o primeiro líder da classificação da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: SprintCyclingAgency