Roglic em busca de novo salto com telemark na escalada a Sarnano Sassotetto!

Depois de um primeiro duelo que Primoz Roglic (Jumbo – Visma) venceu e o aproximou da liderança, o Tirreno Adriatico prossegue hoje para a sua etapa 5, no primeiro e único dia de alta montanha desta edição da corrida. Se a estrada já começou a fazer as primerias pequenas diferenças, hoje espera-se que o top10 da geral ganhe uma maior definição. Lennard Kamna (BORA – hansgrohe) arranca com apenas 6s sobre Primoz Roglic e 8s sobre João Almeida (UAE Team Emirates), pelo que estará à mercê dos seus adversários numa difícil jornada.

Perfil

A etapa 5 do Tirreno Adriático ligará Morro d’Oro a Sarnano Sassotetto, num total de 168km, que irão culminar na primeira categoria com 13.1km a 7.3% de pendente média que irá decidir a etapa. O dia não contará com qualquer km plano após o seu arranque, juntando um conjunto de pequenas colinas e falsos planos que irão causar um grande desgaste aos ciclistas antes da subida final. Como subidas categorizadas surgirão apenas San Ginesio e Gualdo nos últimos 50km, mas o estrago começará a ser feito logo de início. Espera-se uma jornada controlada pelo pelotão, naquela que será a etapa a decidir a classificação geral.

Já esta manhã, a etapa acabou por ser encurtada, retirando-se 2.4km da subida final devido ao elevado vento que se fazia sentir, e por isso a etapa terminará na zona de Bv. Lardina, como nos mostra a altimetria da própria subida na imagem abaixo do perfil da etapa.

Perfil da etapa 5 do Tirreno Adriático
Perfil da subida a Sarnano Sassotetto.

Favoritos

Já com uma vitória no bolso neste regresso, Primoz Roglic (Jumbo – Visma) parte hoje como o principal favorito à vitória na etapa, e depois da exibição de ontem também como o principal candidato à vitória na geral. O esloveno pareceu sempre em controlo da situação e venceu de forma algo confortável, enquanto os rivais atrás de si já penavam pelas forças. Com uma subida de 11km pela frente e um dia em constante sobe e desce, Roglic está num terreno em que tem vantagem teórica, e certamente vai querer confirmar um regresso em grande depois do final abrupto da última temporada.

Enric Mas (Movistar) é um trepador em grande forma e hoje poderá querer mostrar isso mesmo e capitalizar com uma grande vitória. O espanhol tem protagonizado grandes duelos com Tadej Pogacar, e hoje é a oportunidade para sair da sombra do esloveno e finalmente vencer. Adam Yates (UAE Team Emirates) deve ser o líder da equipa dos Emirados para o dia de hoje, mas está já a 40s de Lennard Kamna (BORA – hansgrohe) na geral. O dia pode ser seu, mas será sempre difícil de antecipar qual a ideia da equipa de Matxin para cada jornada quando vários líderes se apresentam com a equipa.

Mikel Landa (Bahrain Victorious) defendeu-se bem na jornada de ontem e tem hoje um dia com um final ao seu estilo, onde pode aproveitar para se mostrar e tentar triunfar. João Almeida (UAE Team Emirates) arranca com a camisola branca vestida, a apenas 8s do alemão, e tem por isso também uma grande chance de marcar um bom resultado. O português pode não ser o líder da equipa, e muitos antecipam isso mesmo, mas está na luta e tem por isso de ser considerado entre os candidatos. Alekansdr Vlasov (BORA – hansgrohe) deverá ser a carta principal da sua equipa, apesar de Kamna ser o atual líder da geral, e pode também aspirar a terminar nas primeiras posições da jornada e da geral.

Sendo o mais natural surgir em posição de gregário para Vlasov nesta fase da época, Jai Hindley (BORA – hansgrohe) é também um forte candidato à vitória de etapa, assim como o adversário que lhe roubou o Giro d’Italia 2020, e que ontem mostrou ser o líder da Ineos Grenadiers, Tao Geoghegan Hart. Giulio Ciccone (Trek – Segafredo) quererá certamente mostrar-se em casa e conquistar um bom resultado, enquanto Hugh Carthy (EF Education – EasyPost) parece querer voltar às boas prestações, e é por isso talvez o wildcard do dia.

Nota ainda para Damiano Caruso e Santiago Buitrago (Bahrain Victorious), Thibaut Pinot (Groupama – FDJ), Guillaume Martin (Cofidis) e Wilco Kelderman (Jumbo – Visma), todos eles também candidatos a fecharem nos primeiros 15 do dia.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Primoz Roglic
⭐⭐⭐⭐ Enric Mas e Adam Yates
⭐⭐⭐ Mikel Landa, João Almeida e Aleksandr Vlasov
⭐⭐ Jai Hindley, Tao Geoghegan Hart, Giulio Ciccone e Hugh Carthy
⭐ Damiano Caruso, Thibaut Pinot, Guillaume Martin, Santiago Buitrago e Wilco Kelderman

Portugueses em Prova

Nelson Oliveira (Movistar), com o dorsal #145, e João Almeida (UAE Team Emirates), com o dorsal #245, são os portugueses em prova.

Transmissão em Direto

A corrida contará com transmissão na Eurosport 1 a partir das 12:15.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock