Etapa para Roglic, Azul para Kamna e Branca para Almeida ao quarto dia de Tirreno Adriático!
O esloveno Primoz Roglic (Jumbo – Visma) venceu a quarta etapa do Tirreno Adriático, uma ligação de 217.4km entre Greccio a Tortoreto, batendo ao sprint o francês Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) e o britânico Adam Yates (UAE Team Emirates). João Almeida (UAE Team Emirates) foi 8º com o mesmo tempo do vencedor.
A quarta etapa começou com diversas tentativas de ataque com Davide Bais (EOLO-Kometa Cycling Team), Mads Wurtz Schmidt (Israel – Premier Tech), Valerio Conti (Team Corratec), Lucas Eriksson (Tudor Pro Cycling Team) e Filippo Magli (Green Project-Bardiani CSF Faizanè) a formarem a fuga do dia. O quinteto da frente conseguiu uma vantagem de 7:06 sobre o pelotão. A 117km do fim, a Jumbo-Visma aumentou o ritmo do pelotão e diminuiu a vantagem da fuga para 3:30.
A 60km do fim, a fuga do dia foi alcançada pelo pelotão. 9km depois, na primeira contagem do dia, Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers) foi o primeiro a passar no topo. A 46km do fim, Mikkel Honore (EF Education-EasyPost) atacou e o dinamarquês ficou isolado na frente da corrida. 9km depois, Honore foi alcançado pelo pelotão. A 35km do fim, Alaphilippe atacou e o francês ficou isolado na frente da corrida. Adam Yates, Wout Van Aert (Jumbo-Visma), Victor Lafay (Cofidis) e Hugh Carthy (EF Education-EasyPost) alcançaram o francês. Alaphilippe foi o primeiro a passar no topo da segunda contagem do dia. Logo a seguir, um grupo onde estava Roglic e Almeida alcançou o grupo da frente.
A 23km do fim, Biniam Girmay (Intermarché-Circus-Wanty) e Mathieu Van der Poel (Alpecin-Deceuninck) reentraram no pelotão. 5km depois, Van der Poel e Tom Pidcock e Magnus Sheffield (Ineos Grenadiers) perderam o contacto com o pelotão. A 11km da meta, os três reentraram no pelotão. 6km depois, Van Aert e Pidcock ficaram envolvidos numa queda.
A 2.2km da meta, Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) perdeu o contacto com o pelotão. Logo a seguir, Gianni Vermeersch (Alpecin-Deceuninck) tentou isolar-se na frente da corrida mas Attila Valter (Jumbo-Visma) não deixou o belga ganhar um espaço importante. A 1.5km da meta, Lorenzo Fortunato (Eolo-Kometa Cycling Team) e Damien Howson (Q36.5 Pro Cycling Team) saltaram do pelotão e ficaram isolados na frente da corrida. Uns metros depois, os dois da frente foram alcançados pelo pelotão.
A 800 metros da meta, Carthy atacou e Tao Geoghegan Hart (Ineos Grenadiers) não deixou o britânico ganhar um espaço importante. João Almeida estava bem colocado na roda do seu colega de equipa Adam Yates. A 300 metros da meta, Victor Lafay (Cofidis) tentou surpreender numa zona técnica mas o francês não conseguiu isolar-se na frente da corrida. Nos metros finais, Adam Yates lançou o sprint. Roglic passou o britânico com imensa facilidade e o esloveno conquistou assim a sua primeira vitória da temporada. Alaphilippe passou Yates, nos últimos metros, e foi segundo. João Almeida defendeu-se muito bem na etapa de hoje e o português terminou na oitava posição.
Nelson Oliveira (Movistar Team) esteve bem na etapa de hoje ao serviço de Enric Mas e o português foi 51º a 2:24.
Lennard Kamna (Bora-Hansgrohe) é o novo líder da classificação geral. O alemão tem 6s de vantagem sobre Primoz Roglic e 8s sobre João Almeida. O português é o novo líder da juventude. Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) manteve a liderança da classificação da montanha e Davide Bais manteve a liderança da classificação por pontos.
Últimos 800 metros
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Team Jumbo – Visma Cycling – Twitter