Regressa o espetáculo do sterrato e quem poderá vencer a Strade Bianche?
Hoje é dia da primeira clássica World Tour do mesmo março, a mítica Strade Bianche que nos promete um grande espetáculo. Do lado masculino o pelotão está recheado por talentos, mas fica marcado pelas as ausências de Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) por opção e de Wout Van Aert (Jumbo – Visma) por lesão. Do lado feminino, o pelotão também é recheado de talentos que fica marcada pelas ausências de Elisa Longo Borghini (Trek – Segafredo) por doença e de Marta Cavalli (FDJ-Suez) por lesão.
Perfis
A prova feminina terá um percurso de 136.2 entre Siena e Piazza del Campo, e contará com oito setores de sterrato. A prova deverá começar com um baixo e deverá não ser difícil a formação da fuga do dia. O ritmo da prova deverá aumentar na segunda metade da prova e a fuga deverá ser alcançada antes dos últimos 40kms. A 30km do fim, as principais equipas deverão estar no centro das atenções e várias ciclistas poderão mexer na corrida. Poderemos ter uma ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num grupo reduzido.

A prova masculina apresenta um percurso de 184.6km entre Siena e Piazza del Campo, e contará com 11 setores de sterrato. A prova também deverá começar com um ritmo baixo e não deverá ser difícil a formação da fuga do dia. No início da segunda metade da prova, o ritmo deverá ser elevado e o pelotão irá começar a partir-se. Poderemos ter alguns ciclistas a tentar mexer para tentar formar um pequeno grupo na frente da corrida. Nos últimos 30kms, mais ataques deverão acontecer e poderemos ter um ciclista a ficar isolado na frente da corrida ou um pequeno grupo a isolar-se.

Favoritas
Lotte Kopecky (Team SD Worx) parte como principal favorita para o dia de hoje. A belga está em grande forma e pretende vencer pela segunda vez consecutiva a Strade Bianche. Ashleigh Moolman-Pasio (AG Insurance-Soudal Quick-Step Team) e Annemiek Van Vleuten (Movistar Team) são as maiores adversárias de Kopecky. Moolman-Pasio está em grande forma e a sul-africana deverá mexer na corrida para tentar vencer a clássica italiana. Vleuten não começou a temporada da melhor forma mas mesmo assim a neerlandesa tem capacidade para mexer na corrida e para vencer a Strade Bianche.
Demi Vollering (Team SD Worx) esteve muito bem na Omloop het Nieuwsblad ao serviço de Kopecky e Lorena Wiebes e SD Worx pode surpreender ao mexer na corrida com a neerlandesa para tentar vencer a Strade. Katarzyna Niewiadoma (Canyon // Sram Racing) e Cecilie Uttrup Ludwig (Trek – Segafredo) parecem estar em boa forma e ambas parecem estar com capacidade de seguir os vários ataques das favoritas e de lutar por um lugar do pódio.
Amanda Spratt (Trek – Segafredo) está em boa forma; a australiana veio substituir Borghini e poderá lutar por um lugar do top5. Silvia Persico (UAE Team ADQ) está em boa forma e a italiana tem capacidade para lutar por um lugar do top5. Liane Lippert (Movistar Team) está em boa forma e a alemã também poderá ser uma das opções da Movistar para vencer a Strade caso Vleuten não esteja bem. Grace Brown (FDJ-Suez) também está em boa forma; a australiana é uma das líderes da FDJ e poderá conseguir um bom resultado.
Nota ainda para Elise Chabbey (Canyon // SRAM Racing), Floortje Mackaij (Movistar Team), Veronica Ewers (EF Education-TIBCO-SVB), Yara Kastelijn (Fenix-Deceuninck), Riejanne Markus (Team Jumbo – Visma), Niamh Fisher-Black (Team SD Worx) e Juliette Labous (Team DSM) que podem terminar nas 10 primeiras.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Lotte Kopecky
⭐⭐⭐⭐ Ashleigh Moolman-Pasio e Annemiek Van Vleuten
⭐⭐⭐ Demi Vollering, Katarzyna Niewiadoma e Cecilie Uttrup Ludwig
⭐⭐ Amanda Spratt, Silvia Persico, Liane Lippert e Grace Brown
⭐ Elise Chabbey, Floortje Mackaij, Veronica Ewers, Yara Kastelijn, Riejanne Markus, Niamh Fisher-Black e Juliette Labous
Favoritos
Mathieu Van der Poel (Alpecin-Deceuninck) parte como principal favorito para o dia de hoje. Van der Poel vai estrear-se na estrada na Strade e o neerlandês tem capacidade para voltar a vencer a clássica italiana. Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) e Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) são os maiores adversários de Van der Poel. Alaphilippe parece estar em boa forma e o francês poderá mexer na corrida para tentar vencer a Strade. Pidcock está em grande forma e o britânico tem capacidade para mexer na corrida e para ser o mais forte ao sprint.
Tiesj Benoot (Jumbo – Visma) esteve muito bem nas clássicas de pavê e o belga parece estar com capacidade de lutar pela vitória no dia de hoje. , Valentin Madouas (Groupama – FDJ) está em boa forma e o francês pode bem surpreender no dia de hoje ao conseguir lutar por um lugar do pódio. Tim Wellens (UAE Team Emirates) está em boa forma e sem Pogacar, o belga tem aqui uma excelente oportunidade de lutar por um lugar do pódio na Strade. Aleksandr Vlasov (Bora-Hansgrohe) parece estar em boa forma e o russo vai se estrear pela primeira vez na Strade, mas no Giro d’Italia de 2021 mostrou que anda bem no sterrato e que tem capacidade para lutar por um lugar do top5 ou até mesmo do pódio na Strade.
Attila Valter (Jumbo – Visma) está em boa forma e o húngaro, que foi quarto em 2022, é outro ciclista da Jumbo que tem capacidade para terminar no top5 ou até mesmo no pódio. Quinn Simmons (Trek – Segafredo) foi sétimo no ano passado e o americano pretende melhorar esse sétimo lugar de 2022. Pello Bilbao e Matej Mohoric são os dois líderes da Bahrain Victorious e ambos poderão mexer na corrida para tentar terminar do pódio da Strade.
Nota ainda para Lorenzo Rota (Intermarché-Circus-Wanty), Sergio Higuita (Bora-Hansgrohe), Alberto Bettiol (EF Education-EasyPost), Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers), Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team), Diego Ulissi (UAE Team Emirates), Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) e Andreas Kron (Lotto Dstny) que podem terminar nos 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Mathieu Van der Poel
⭐⭐⭐⭐ Julian Alaphilippe e Tom Pidcock
⭐⭐⭐ Tiesj Benoot, Valentin Madouas e Tim Wellens
⭐⭐ Aleksandr Vlasov, Attila Valter, Quinn Simmons e Pello Bilbao
⭐ Matej Mohoric, Lorenzo Rota, Sergio Higuita, Alberto Bettiol, Carlos Rodriguez, Alexey Lutsenko, Diego Ulissi, Thibaut Pinot e Andreas Kron
Portugueses em Prova
André Carvalho (Cofidis), Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) e Nelson Oliveira (Movistar Team) serão os portugueses em prova, com os dorsais #52, #111e #154, respetivamente. Na prova feminina, não temos nenhuma ciclista portuguesa presente.
Transmissão em Direto
A prova contará com transmissão em direto na Eurosport, com a corrida feminina a partir das 10h30 e quando acabar a feminina, irá começar a transmissão da prova masculina.