Contrarrelogistas à procura da conquista da Volta ao Algarve!
A 49ª Volta ao Algarve termina este domino com um contrarrelógio individual em Lagoa, que irá certamente alterar as contas da geral. Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) foi o mais forte no Malhão e vestiu a camisola amarela, num dia em que João Almeida (UAE Team Emirates) mostrou a sua enorme qualidade com uma exibição de alto nível! O último dia da corrida portuguesa irá definir o grande vencedor, e espera-se que muito possa mudar nos primeiros lugares.
Perfil
Com 24.4km, partida e chegada em Lagoa, o contrarrelógio da Volta ao Algarve regressa ao seu local dos últimos anos, após em 2022 se ter transferido para Vila Real de Santo António e Tavira. O percurso tradicional contemplava pouco mais de 20km, mas desta vez serão 4km a mais que poderão ajudar a decidir ainda mais a luta pela classificação geral.
Favoritos
O italiano Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) chegou em grande forma depois dos Europeus de Pista, e tem se mostrado a um alto nível mesmo nas etapas mais difíceis. A vitória na geral pode estar na sua mão, mas a concorrência é apertada. Tobias Foss (Jumbo – Visma) estreia a camisola do arco-íris em 2023, e vai ser o homem que mais pode impedir Ganna de conquistar a geral, já que ambos estão separados por apenas 1s. O ex-Campeão Europeu, Stefan Kung (Groupama – FDJ), é também outro dos grandes nomes com possibilidade de vencer, e a entrada no top10 da geral é praticamente certa.
Entre os especialistas presentes, o francês Remi Cavagna (Soudal Quick-Step) deverá ser a carta da Soudal para o dia, e um lugar nos primeiros será mais do que natural. O atual Campeão da Europa, Stefan Bissegger (EF Education – EasyPost) é outro dos candidatos, mas o seu momento de forma parece ainda algo longe do ideal. Da Noruega, Soren Warenskjold (Uno-X Pro Cycling Team) é o Campeão Mundial Sub-23, e tem aqui uma grande chance de mostrar ao Mundo o seu valor na especialidade frente aos Elites!
De entre os restantes homens a discutir a corrida, João Almeida (UAE Team Emirates) é aquele que melhor se dá, e hoje poderá ter aqui um dia de glória, se conseguir salvar a amarela perante o ex e o atual Campeões do Mundo. Bauke Mollema (Trek – Segafredo) é o mais experiente do top10 e evoluiu imenso na disciplina, pelo que poderá apontar a subir alguns lugares. Magnus Cort (EF Education – EasyPost) perdeu a amarela, mas sabe também dominar o contrarrelógio, e por isso ainda não deitou a toalha ao chão! Kasper Asgreen (Soudal Quick-Step) já venceu o contrarrelógio do Algarve em 2021, e este ano assegurou a vitória virtual na classificação da montanha, com uma jornada difícil em fuga, pelo que poderá quebrar um pouco no dia de hoje, apesar de querer certamente fazer um bom resultado.
Nota ainda para Ilan van Wilder (Soudal Quick-Step), Daniel Martinez (Ineos Grenadiers), Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), Thibault Guernalec (Arkea – Samsic) e o líder da geral, Tom Pidcock, todos eles bem capazes na especialidade e que irão procurar surpreender os adversários.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Filippo Ganna
⭐⭐⭐⭐ Tobias Foss e Stefan Kung
⭐⭐⭐ Remi Cavagna, Stefan Bissegger e Soren Warenskjold
⭐⭐ João Almeida, Kasper Asgreen, Bauke Mollema e Magnus Cort
⭐ Ilan van Wilder, Daniel Martinez, Ivo Oliveira, Thibault Guernalec e Tom Pidcock
Transmissão em Direto
A corrida contará com transmissão na RTP 1 a partir das 14:20 ou na Eurosport 2 a partir das 14:30.