Nova chance para os homens rápidos antes do descanso!
Depois de um domingo de alta montanha, com chegada à Torre, no ponto mais alto de Portugal Continental, a Volta a Portugal segue hoje com a etapa 4, numa jornada que será bastante mais tranquila para o pelotão. Maurício Moreira (Glassdrive – Q8 – Anicolor) venceu no primeiro final em alto e é agora o novo camisola amarela, mas deverá ter hoje um dia sem sobressaltos, onde a equipa de Ruben Pereira não deverá ter dificuldades em controlar, com o auxílio das equipas dos sprinters.
A etapa irá ligar Guarda a Viseu, num total de 169.1km com um total de três contagens de montanha, todas elas nada complicadas. O primeiro ponto importante do dia surgirá ao km 29.2, com a meta volante de Pinhel, e ao km 56.5 surgirá a terceira categoria de Broca. Ao km 90.2 está colocada a quarta categoria de Penedono, à qual rapidamente sucederá a meta volante de Sernacelhe, a quarta categoria de Aguiar da Beira e a meta volante de Satão. Daí até à meta serão pouco mais de 20km, com o final instalado na Avenida Europa em pleno centro de Viseu!

Favoritos
Depois de na primeira etapa ter ficado ligeiramente fechado e de ter ganho a segunda, hoje é João Matias (Tavfer – Mortágua – Ovos Matinados) quem surge com maior favoritismo! O ciclista de Barcelos conseguiu finalmente a tão desejada etapa há dois dias atrás e sem a pressão nos seus ombros estará agora ainda mais motivado para voltar a levantar os braços!
O único capaz de bater Matias parece ser Scott McGill (Wildlife Generation Pro Cycling), ele que lidera a classificação por pontos, com apenas 1pt de vantagem sobre Maurício Moreira! O estadunidense tem uma grande aceleração, e poderá aproveitá-la para bater os adversários, tal como fez na primeira etapa em linha! César Martingil (Rádio Popular – Paredes – Boavista) tem aqui o final mais ao seu estilo nesta Volta, e poderá muito bem aproveitar para se posicionar bem e lutar pela vitória que tanto deseja.
Juan José Lobato (Euskaltel – Euskadi) será a grande carta dos espanhóis, depois da desclassificação de Xavier Cañellas (Java Kiwi Atlantico) por ter terminado a etapa da Torre com um chapeu de palha em vez do seu capacete, e poderá também intrometer-se nas primeiras posições. Luís Gomes (Kelly – Simoldes – UDO) é sempre muito regular nestes finais, e uma posição nos primeiros cinco não será qualquer surpresa. No mesmo ponto surge o britânico Thomas Armstrong (Electro Hiper Europa – Caldas), que depois de dois top10 deverá ser capaz de obter semelhante prestação.
Esteban Guerrero (Electro Hiper Europa – Caldas) será também um nome a ter em conta para o final, apesar da queda no dia de ontem, enquanto Tomas Contte (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) quererá lutar pelas primeiras posições após a queda na primeira etapa em linha. Oliver Rees (Trinity Racing) perdeu ontem a camisola branca, mas quererá certamente hoje deixar uma melhor imagem, enquanto Maurício Moreira não deverá desperdiçar a oportunidade de fechar nas primeiras posições.
Nota ainda para Alex Molenaar e Oscar Pelegri, os homens rápidos da Burgos – BH, António Barbio e Hugo Nunes, fundamentais nos lançamentos da Tavfer e da Rádio Popular, e ainda para Rafael Silva, que pode hoje ter uma oportunidade pela Efapel Cycling.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ João Matias
⭐⭐⭐⭐ Scott McGill e César Martingil
⭐⭐⭐ Juan José Lobato, Luís Gomes e Thomas Armstrong
⭐⭐ Esteban Guerrero, Tomas Contte, Oliver Rees e Maurício Moreira
⭐ António Barbio, Alex Molenaar, Hugo Nunes, Oscar Pelegri e Rafael Silva
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa em direto na RTP1, a partir das 15h!
